Arquivo de maio 29America/Sao_Paulo 2024

Obras de esgotamento sanitário da Águas de Bombinhas avançam pelo bairro José Amândio

Postado por bombinhas em 29/maio/2024 - Sem Comentários

A concessionária Águas de Bombinhas, empresa responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de Bombinhas, segue com a implantação da nova rede de esgoto por diferentes ruas na cidade. Nos últimos dias as equipes se concentram em diversas vias do bairro José Amândio, como Rua Cavalo, Guaxinim, Cachalote, Cabrito, Foca e Golfinho.

A previsão é que de até o final desta semana, as equipes tenham concluído a instalação de aproximadamente 2,3 mil metros de novas tubulações. O sistema que está sendo instalado é um dos mais modernos conhecidos atualmente, chamado de lodos ativados por bateladas, garantindo a qualidade e eficiência do trabalho.

O investimento de R$180 milhões, corresponde a cerca de nove mil reais por morador, sendo muito superior ao que vem sendo investido em saneamento básico no Brasil. O projeto ainda inclui elevatórias de esgoto e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A capacidade de tratamento da nova ETE será de 165L/s, ao final da implementação.

“Todos esses investimentos na rede de esgotamento sanitário e no sistema de abastecimento de Bombinhas contribuem para a valorização dos imóveis na cidade”, conforme ressalta a presidente da empresa, Reginalva Mureb.

A expectativa é que o novo sistema de esgotamento transforme a realidade da cidade conhecida por todo mundo por suas belezas naturais e sua preocupação com o desenvolvimento sustentável. 

Águas de Bombinhas entrega 450 cartilhas do programa Saúde Nota 10 nas escolas municipais

Postado por bombinhas em 23/maio/2024 - Sem Comentários

A Águas de Bombinhas concluiu a entrega de mais uma edição especial da cartilha Esmeralda no Mundo Encanado à rede municipal de ensino de Bombinhas. Ao todo, cerca de 450 unidades da cartilha, que faz parte do programa Saúde Nota 10, foram distribuídas entre três escolas municipais de Bombinhas: Pequeno Príncipe, Eduardo Mafra, Manoel José da Silva e Edith Willecke e Dilma Mafra.

Já consolidado entre as escolas municipais da cidade, o programa explora temas como preservação ambiental, importância da água tratada e a fauna e a flora regionais entre os estudantes da rede pública.

Conforme Raquel Garcia Helm, bióloga e responsável pelos projetos de educação socioambiental da Águas de Bombinhas, os temas das atividades continuam focados na preservação ambiental, ecossistemas, importância da água para a vida na Terra e biomas.

Segundo Reginalva Mureb, presidente das unidades de saneamento da Aegea em Santa Catarina, o Saúde Nota 10 é somente um entre diversos projetos elaborados pela concessionária com foco no desenvolvimento socioambiental de Bombinhas. 

“A Águas de Bombinhas atua com a intenção de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Assim, nossa intenção é de sempre lançar um olhar de melhoria e contribuição nas cidade onde atuamos, seja pela universalização dos serviços ou pelos impactos positivos das obras e ações sociais implantadas”, completa ela.

Obras de esgotamento de Bombinhas avançam com diferentes frentes de trabalho

Postado por bombinhas em 17/maio/2024 - Sem Comentários

As obras de esgotamento sanitário, realizadas pela Águas de Bombinhas, seguem com diferentes frentes de trabalho na cidade. Nos próximos dias as equipes se encontram nas ruas Cachalote, Mico Leão Dourado, Golfinho e Cavalo. Além da instalação da nova rede coleta, a concessionária vem realizando também ligações domiciliares de esgoto.

Conforme Maraísa Mendonça, diretora executiva da empresa, para este ano está previsto mais um importante passo do novo sistema: a construção e início da operação da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), construída no bairro José Amândio.
Além disso, a equipe prevê, também, a instalação de mais 14 quilômetros de rede distribuídas principalmente entre o Centro e Bombas. “As obras seguem dentro do cronograma, já conquistamos um avanço significativo e a previsão dos trabalhos não poderia ser melhor”, completa ela.

Além do cronograma de obras, a concessionária vem investindo também em um plano de comunicação entre os moradores. Semanalmente um profissional da empresa visita as residências esclarecendo dúvidas e distribuindo material informativo sobre este importante investimento.

Para saber mais sobre as ações da empresa acesse as redes sociais pelos endereços www.facebook.com.br/aguasbombinhas e instagram @aguasbombinhas.

Prefeituras de Bombinhas e Penha e concessionárias Águas de Bombinhas e Águas de Penha emprestam Estações de Tratamento de Água para o RS em ação solidária

Postado por bombinhas em 16/maio/2024 - Sem Comentários

Cidades catarinenses se unem à AEGEA para auxiliar comunidades afetadas pelas enchentes de maio

Em um gesto de união e compromisso com o bem-estar da população, as Prefeituras de Bombinhas e Penha, em conjunto com as concessionárias Águas de Bombinhas e Águas de Penha, controladas pela AEGEA, estão emprestando duas Estações de Tratamento de Água (ETAs) modulares para o Rio Grande do Sul. Com as inundações de duas das principais estações que abastecem cidades da região metropolita de Porto Alegre, as estações junto com outras três que estão sendo enviadas do Rio de Janeiro e São Paulo vão ajudar a abastecer 350 mil pessoas.  

Com capacidade total de  tratar 90 litros de água por segundo, as ETAs modulares representam um reforço crucial para a estrutura de abastecimento, em Esteio e Sapucaia do Sul na região metropolitana de Porto Alegre, complementando o tratamento de água potável para as áreas atingidas. As estações garantem operação ininterrupta durante o tempo necessário, assegurando o acesso à água potável para a população em um momento de grande necessidade. Os dois equipamentos fazem parte de um conjunto de cinco estações enviadas pela holding para o Rio Grande do Sul.

Destino estratégico para minimizar o sofrimento

A escolha da região metropolitana de Porto Alegre, como destino das ETAs  se deu devido ao alto nível de impacto das inundações na localidade. A instalação das estações permitirá o tratamento de água de forma rápida e eficiente, contribuindo para a saúde e o bem-estar das famílias afetadas pelas enchentes.

O envio das ETAs modulares demonstra o compromisso das prefeituras e das concessionárias com a responsabilidade social e o apoio mútuo entre comunidades. A ação evidencia a importância da união de esforços para superar desafios e garantir o acesso à água potável, um direito fundamental para a vida humana.

Prefeitos destacam a importância da solidariedade

“Nossa cidade e toda a região foi atingida por fortes chuvas e nossos vizinhos gaúchos sempre nos prestaram todo o apoio necessário. Portanto, chegou a nossa vez de estender a mão e ajudar. Já doamos donativos e equipes seguem inclusive no Estado, mas, sentimos que podemos fazer ainda mais, e por isso disponibilizamos as ETAs”, ressalta o Prefeito de Penha, Aquiles da Costa.

Já o prefeito de Bombinhas, Paulinho Dalago Muller, foi para a cidade de Eldorado do Sul (RS) junto com sua equipe de Defesa Civil, auxiliar nos trabalhos e prestar apoio. “Aqui a esperança se renova a cada gesto de solidariedade. Enquanto máquinas trabalham incansavelmente nas ruas, nossa equipe se dedica a entregar alimentos para aqueles que mais precisam”, comenta. “O empréstimo de um dos módulos de nossa ETA, tão importante para Bombinhas, vai ajudar a reconstruir nosso estado vizinho, onde vivem nossos irmãos”, conclui Paulinho.

Diretora da Águas de Bombinhas e Água  de  Penha explica a escolha do destinos

Maraisa Mendonça, diretora executiva das Águas de Bombinhas e Água de Penha  , explica que a escolha da região metropolitana de Porto Alegre  como destino dos equipamentos se deu devido ao alto nível de impacto das inundações na localidade. “A instalação das estações permitirá o tratamento de água de forma rápida e eficiente, contribuindo para a saúde e o bem-estar das famílias afetadas pelas enchentes”, afirma. “Ações conjuntas como essa são exemplos de como a união e a solidariedade podem fazer a diferença na vida das pessoas, especialmente em momentos de crise”, completa.

Águas de Bombinhas e Rede Solidária se unem em campanha de solidariedade ao Rio Grande do Sul

Postado por bombinhas em 10/maio/2024 - Sem Comentários

Diante da devastação causada pela catástrofe climática registrada no Sul do país as concessionárias Águas de São Francisco do Sul, Águas de Penha, Águas de Camboriú e Águas de Bombinhas, controladas pela holding Aegea, se unem às campanhas de solidariedade que estão sendo desenvolvidas nestas cidades. A iniciativa, em parceria com a Rede Solidária de Bombinhas, visa arrecadar donativos para auxiliar as famílias afetadas pela tragédia e oferecer um pouco de conforto neste momento tão difícil.

As enchentes no Sul do país causaram estragos imensos, deixando milhares de pessoas desabrigadas e desalojadas. A falta de itens básicos como sabonete, shampoo, creme dental, água sanitária e detergentes, por exemplo, compromete a higiene e a saúde da população atingida.

Unidos pela solidariedade

“Acreditamos que a união faz a força e, neste momento de dor e sofrimento, é fundamental que todos se unam para ajudar o próximo”, afirma Raquel Garcia Helm, bióloga e responsável pelos projetos sociais das concessionárias. “A doação de qualquer item, por menor que seja, pode fazer a diferença na vida de uma família que perdeu tudo”, completa.

Em momentos de crise como este, a solidariedade é fundamental para amenizar o sofrimento das pessoas afetadas. Doar um pouco do seu tempo ou recursos significa oferecer esperança e conforto para aqueles que mais precisam.

“A generosidade e a compaixão são valores que nos definem como seres humanos”, ressalta Raquel. “Acreditamos que, juntos, podemos superar qualquer obstáculo e construir um futuro melhor para todos”, completa.

Alexssandra Caroline Enderle Mezzomo, gerente da agência Sicredi de Bombinhas, instituição que também faz parte da Rede Solidária, reforça que o grupo está organizando uma força tarefa entre os amigos e associados “para arrecadarmos mantimentos/donativos para os nossos amigos do Rio Grande do Sul. Somos uma cidade turística que recebe muitos gaúchos para contemplar nossas belezas, fazendo nossa economia girar e prosperar. Nada mais incrível da nossa parte neste momento, do que retribuir com aquilo que estiver ao nosso alcance em retribuição e num momento de total empatia”, afirma ela.

Já para Telma Mafra, Corretora de imóveis e presidente da Turma do Bem, o “Rio Grande do Sul é um grande parceiro do nosso litoral, os moradores escolhem Bombinhas pra passar suas férias. Não tem palavras para expressar a tristeza no que estamos vendo. Venho pedir a todos do município e da Rede Solidária para auxiliar s nos colocar à disposição dos amigos gaúchos”, finaliza ela.

A entrega das doações pode ser feita na Águas de Bombinhas – Avenida Falcão, 844 – Bombas. Outros pontos de coleta vem sendo atualizados pelas redes sociais da empresa, por meio dos endereços www.facebook.com.br/aguasbombinhas  e instagram @aguasbombinhas. 

Frentes de trabalho avançam em seis diferentes ruas na implantação do esgotamento de Bombinhas

Postado por bombinhas em 03/maio/2024 - Sem Comentários

As obras de esgotamento sanitário promovidas pela Águas de Bombinhas seguem em ritmo acelerado no bairro José Amândio. Seis ruas estão passando por obras durante esta semana: Cachalote, Cão do Mato, Cavalo, Mico Leão Dourado, Camelo e Ariranha.

Desde que retomou as obras de esgotamento no município, após a conclusão da temporada de verão, a concessionária já avançou com a instalação de aproximadamente mil metros de rede, além de 115 novas ligações – tudo isso só neste ano.

Conforme a diretora executiva da Águas de Bombinhas, Maraísa Mendonça, com o esgotamento sanitário a cidade ganha com valorização imobiliária, preservação dos recursos naturais e, sobretudo, mais saúde, qualidade de vida e dignidade aos moradores.

Em Bombinhas, cerca de R$180 milhões devem ser investidos na implantação do novo sistema e a capacidade da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) será de 165L/s, na conclusão da obra. O modelo de esgotamento adotado na cidade é um dos mais modernos já construídos no país.

Workshop nacional do Programa Bandeira Azul fortaleceu compromisso com a preservação ambiental em São Francisco do Sul

Postado por bombinhas em 02/maio/2024 - Sem Comentários

Representantes de 20 municípios brasileiros se reuniram em São Francisco do Sul, em Santa Catarina, nos dias 26 e 27 de abril, para participar da 17ª edição do Workshop Nacional do Programa Bandeira Azul. O evento, realizado no Hotel e Marina VillaReal, foi um marco na história do programa no Brasil, promovendo a troca de experiências, o debate de boas práticas e o fortalecimento do compromisso com a preservação ambiental. O workshop teve apoio das concessionárias Águas de São Francisco do Sul, Águas de Penha, Águas de Camboriú e Águas de Bombinhas, controladas pela holding Aegea, entre outras empresas.

O workshop é obrigatório para todos os gestores de praias que participam do Programa Bandeira Azul. Este ano, pela primeira vez, o evento foi dividido em duas edições: uma para praias e outra para marinas, devido à diferenciação em alguns critérios de avaliação. Durante o evento, Arthur May, coordenador do Centro de Operações Integradas (COI) das quatro concessionárias, fez uma apresentação do trabalho realizado pelas empresas e reforçou a importância de ter cidades sistema de saneamento de esgoto.

Ricardo Cerruti Oehling, diretor-presidente do Instituto Ambientes em Rede (IAR), explica que o workshop anual é um encontro nacional realizado antes da entrega da documentação para a candidatura à certificação Bandeira Azul. “É um evento técnico obrigatório para gestores de praias, onde ocorre a troca de informações sobre os critérios do programa”, afirma Oehling. O workshop também é aberto a novas praias e marinas, mas desde este ano, as edições serão divididas em dois grupos: um para praias e outro para marinas, devido à diferenciação em alguns critérios de avaliação.

O secretário de Turismo de Penha, Cleber Neumann, esteve presente no workshop com o objetivo de conhecer os critérios, pois a cidade busca certificar cinco praias do município com o projeto Bandeira Azul. A cidade já possuiu três praias certificadas, mas em 2023 não participou do programa para realizar ajustes.

Segundo Neumann, essa pausa foi proveitosa para mobilizar a sociedade e a própria gestão. Ele ressalta que as praias certificadas com a Bandeira Azul atraem um maior fluxo turístico. De acordo com o vice prefeito de São Francisco do Sul, Sérgio Murilo de Carvalho Oliveira, a certificação é um reconhecimento internacional de excelência em gestão ambiental para praias, marinas e embarcações. “Uma verdadeira celebração do compromisso com a preservação e com a conservação dos nossos recursos naturais”, disse.

A bióloga Letícia Frozza Teive, da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas, e o turismólogo Leonardo Magnus Scheffer, da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, destacam a importância da certificação das praias certificadas com a Bandeira Azul. “Manter a certificação é um desafio maior do que obtê-la, pois exige o engajamento de toda a sociedade, além do poder público”, ressalta Letícia. Segundo pesquisas encomendadas pela prefeitura, os turistas demonstram grande interesse em praias com este selo de qualidade ambiental.

Durante o encontro, os participantes aprofundaram seus conhecimentos sobre os critérios exigidos para a certificação, que incluem qualidade da água, educação ambiental, segurança e gestão ambiental. A balneabilidade, por exemplo, é um dos principais requisitos, e só é possível alcançá-la com um sistema de saneamento básico eficiente no município.

Praias certificadas

Outro ponto alto do evento foi a visita às quatro praias de São Francisco do Sul que ostentam o selo Bandeira Azul: Forte, Prainha, Praia Grande e Praia do Ervino. A cidade catarinense é a que possui o maior número de praias certificadas no país, servindo como referência para os demais municípios participantes. Os participantes do workshop reafirmaram seu compromisso em trabalhar para a gestão ambiental sustentável de suas praias, marinas e embarcações, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para o desenvolvimento do turismo sustentável no Brasil.