Notícias

Ver notícia

Cidades catarinenses se unem à AEGEA para auxiliar comunidades afetadas pelas enchentes de maio

Em um gesto de união e compromisso com o bem-estar da população, as Prefeituras de Bombinhas e Penha, em conjunto com as concessionárias Águas de Bombinhas e Águas de Penha, controladas pela AEGEA, estão emprestando duas Estações de Tratamento de Água (ETAs) modulares para o Rio Grande do Sul. Com as inundações de duas das principais estações que abastecem cidades da região metropolita de Porto Alegre, as estações junto com outras três que estão sendo enviadas do Rio de Janeiro e São Paulo vão ajudar a abastecer 350 mil pessoas.  

Com capacidade total de  tratar 90 litros de água por segundo, as ETAs modulares representam um reforço crucial para a estrutura de abastecimento, em Esteio e Sapucaia do Sul na região metropolitana de Porto Alegre, complementando o tratamento de água potável para as áreas atingidas. As estações garantem operação ininterrupta durante o tempo necessário, assegurando o acesso à água potável para a população em um momento de grande necessidade. Os dois equipamentos fazem parte de um conjunto de cinco estações enviadas pela holding para o Rio Grande do Sul.

Destino estratégico para minimizar o sofrimento

A escolha da região metropolitana de Porto Alegre, como destino das ETAs  se deu devido ao alto nível de impacto das inundações na localidade. A instalação das estações permitirá o tratamento de água de forma rápida e eficiente, contribuindo para a saúde e o bem-estar das famílias afetadas pelas enchentes.

O envio das ETAs modulares demonstra o compromisso das prefeituras e das concessionárias com a responsabilidade social e o apoio mútuo entre comunidades. A ação evidencia a importância da união de esforços para superar desafios e garantir o acesso à água potável, um direito fundamental para a vida humana.

Prefeitos destacam a importância da solidariedade

“Nossa cidade e toda a região foi atingida por fortes chuvas e nossos vizinhos gaúchos sempre nos prestaram todo o apoio necessário. Portanto, chegou a nossa vez de estender a mão e ajudar. Já doamos donativos e equipes seguem inclusive no Estado, mas, sentimos que podemos fazer ainda mais, e por isso disponibilizamos as ETAs”, ressalta o Prefeito de Penha, Aquiles da Costa.

Já o prefeito de Bombinhas, Paulinho Dalago Muller, foi para a cidade de Eldorado do Sul (RS) junto com sua equipe de Defesa Civil, auxiliar nos trabalhos e prestar apoio. “Aqui a esperança se renova a cada gesto de solidariedade. Enquanto máquinas trabalham incansavelmente nas ruas, nossa equipe se dedica a entregar alimentos para aqueles que mais precisam”, comenta. “O empréstimo de um dos módulos de nossa ETA, tão importante para Bombinhas, vai ajudar a reconstruir nosso estado vizinho, onde vivem nossos irmãos”, conclui Paulinho.

Diretora da Águas de Bombinhas e Água  de  Penha explica a escolha do destinos

Maraisa Mendonça, diretora executiva das Águas de Bombinhas e Água de Penha  , explica que a escolha da região metropolitana de Porto Alegre  como destino dos equipamentos se deu devido ao alto nível de impacto das inundações na localidade. “A instalação das estações permitirá o tratamento de água de forma rápida e eficiente, contribuindo para a saúde e o bem-estar das famílias afetadas pelas enchentes”, afirma. “Ações conjuntas como essa são exemplos de como a união e a solidariedade podem fazer a diferença na vida das pessoas, especialmente em momentos de crise”, completa.

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Bombinhas oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Principais Dúvidas Saiba mais
Principais Dúvidas

A ligação de esgoto na rede pública é obrigatória, conforme determina o art. 45 da Lei Federal 11.445/2007 e no regulamento de serviços d...

Vídeos Saiba mais
Vídeos

Vídeo Institucional Conheça a Águas de Bombinhas, empresa responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário do município. Es...