Postado por bombinhas em 27/maio/2022 - Sem Comentários
As obras de esgotamento sanitário realizadas pela Águas de Bombinhas avançam com quatro diferentes equipes e, em breve, devem ganhar reforço: nos próximos dias mais duas equipes entrarão em atividade no município. Isso porque a concessionária segue com a instalação da nova rede em ritmo acelerado nos bairros Mariscal, Bombas e Canto Grande.
Conforme o diretor executivo da empresa, Rodrigo Lacerda, o cronograma de intervenções acompanha o planejamento da prefeitura municipal que vem realizando obras de drenagem e pavimentação em diferentes pontos do município.
“Sempre alinhamos o andamento do trabalho com o município, a fim de gerar o menor transtorno possível aos moradores”, explica ele.
Nessa semana, uma das equipes finaliza a obra da Rua Ágata e Amoreira, enquanto outro grupo segue na Rua Gipso. Ao mesmo tempo, uma frente de trabalho atua na Rua Angelim e a quarta e última equipe finaliza a Rua Pessegueiro. As próximas ruas a receberem as equipes devem ser Ariribá e Grafite.
Para mais informações acompanhe as redes sociais através do Facebook: www.facebook.com.br/aguasbombinhas e Instagram: @aguasbombinhas.
Postado por bombinhas em 25/maio/2022 - Sem Comentários
Com o objetivo de estreitar os laços com a comunidade e esclarecer dúvidas, a Águas de Bombinhas promoveu mais uma edição do programa Afluentes Digital. A reunião abordou as obras de esgotamento sanitário que vem sendo realizadas no município, e reforçou a importância da população no correto uso do sistema.
Durante a noite a coordenadora interina de operações da Águas de Bombinhas, Alana Lassen, lembrou que atualmente a cidade possui cerca de 18% de coleta e tratamento de esgoto, mas em breve esses números irão mudar. “Nossas equipes estão em obras e a previsão é de que, até o final do ano, mais de 16 mil metros da nova rede de esgotamento sejam instaladas” comenta.
Alana reforçou, ainda, que os moradores devem sempre ter em mente a diferença da rede de drenagem para a rede de esgotos. “A rede de drenagem é somente de água da chuva, enquanto a rede de esgoto é para a qual se destinam os efluentes de casa, como água da pia e do vaso sanitário. Estes dois destinos são diferentes e não podemos confundir ou ligar um em outro. Cada tubulação tem a sua função”, explica Alana.
Os moradores também tiveram a oportunidade de esclarecer as dúvidas sobre as obras, como a dona Leonor Aguzzoli e Eduardo Campos, que questionaram as equipes sobre a previsão de conclusão dos trabalhos. Também foi questionado sobre as ligações das residências nas novas tubulações.
“A previsão de conclusão das obras é de 3 a 4 anos, e os moradores não precisam se preocupar pois a dimensão dos tubos já considera a população crescente das ruas. Ou seja, a rede de esgoto é instalada considerando o número total de casas que aquela determinada rua possa vir a ter” afirma Maraísa Mendonça Oliveira, gerente de operações da Águas de Bombinhas.
Já para Alex Schwabe, responsável por desenvolver o Afluentes Digital, a participação das lideranças é sempre muito importante para “terem conhecimento sobre as obras, melhorias e investimentos na cidade. Além disso, acompanhando os processos de perto os moradores podem apresentar as dúvidas e possíveis problemas, para que sejam minimizados sempre”, completa.
Postado por bombinhas em 20/maio/2022 - Sem Comentários
As equipes da Águas de Bombinhas continuam avançando em ritmo acelerado nas obras de esgotamento sanitário. Nesta semana, uma das frentes de trabalho está encerrando as intervenções na Rua Amoreira para, a partir de então, iniciar os obras na rua Araucária incluindo também as transversais Moldavina, Gipso e Macassita. Enquanto isso, outra equipe atua na Rua Ágata, próximo à Basalto.
A especialista em engenharia da Águas de Bombinhas, Hanna Paula de Aguiar, destaca que até o momento a equipe já instalou mais de 4,9 mil metros de tubulações.
“Vale reforçar que as ligações das moradias na rede coletora devem ser realizadas somente após uma visita oficial de um representante da concessionária, que prestará informações sobre a conexão da casa com as tubulações da rua. Ou seja, os moradores, empresários e comunidade em geral devem aguardar um comunicado oficial da empresa, autorizando e instruindo para essa ligação”, comenta ela.
Além destas duas frentes de trabalho, outras duas equipes trabalham na rua Âmbar, concentrando os esforços em uma vala mais profunda. “Nos próximos dias investiremos na chegada de mais funcionários, que serão especialmente locados nesta rua até a conclusão dessa etapa. Ou seja, serão quatro equipes de trabalho completas, direcionadas conforme o cronograma de obras e sempre em alinhamento com a prefeitura”, conclui Hanna.
Postado por bombinhas em 20/maio/2022 - Sem Comentários
O projeto De Olho no Óleo, iniciativa inédita que recolhe óleo usado de cozinha e faz a sua correta destinação, vem se consolidando em Bombinhas. Com oito pontos de coleta, instituições, Águas de Bombinhas e prefeitura municipal continuam incentivando e divulgando a iniciativa, que conta com a participação popular para ter sucesso. Além dos moradores, é importante reforçar que bares, restaurantes, pousadas e hotéis também podem participar do projeto – basta entregar o óleo usado nos pontos de coleta.
Para a presidente da concessionária, Reginalva Mureb, a união da comunidade e a preocupação com as futuras gerações são metas em comum entre todas as instituições que participam do projeto. “A Rede Solidária, composta por entidades que fazem parte de Bombinhas, foi criada justamente com o objetivo de olhar para o futuro, investindo em ações que promovam o desenvolvimento socioeconômico e sustentável de todos, em conjunto”, explica. “Esse é um projeto de ciclo virtuoso, porque ao proteger o meio ambiente doando seu óleo usado para correta destinação, cada litro de óleo representa a doação de R$1 real para a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Bombinhas (AMA)”.
Já para Flávio Martins, presidente da Famab, essa é uma situação que sempre preocupou o poder público, visto que uma gota de óleo contamina cerca de 50 litros de água. “Só juntos podemos resolver esse problema. Por vezes a comunidade não coopera ou desconhece os prejuízos da contaminação, não sabe como funciona. Mas nós somos capazes de mudar esse cenário com o engajamento de todos da sociedade organizada, fazendo a nossa parte e levando isso para fora. É um começo muito bom”, esclarece Flávio.
Thaís Loiola, ouvidora e responsável pelos projetos socioambientais da Águas de Bombinhas, é fundamental que os moradores e empresários abracem a causa, para o sucesso do projeto. “A ação de cada um de nós faz a diferença. Por isso reforçamos que as pessoas participem dessa iniciativa, entreguem o óleo usado nos pontos de coleta e o produto terá a correta destinação, evitando a possível poluição do solo ou de córregos”, comenta.
Pontos de coleta de óleo:
Postado por bombinhas em 17/maio/2022 - Sem Comentários
Pela primeira vez, as instituições que fazem parte da Rede Solidária de Bombinhas fizeram uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) do município. A ação foi possível graças ao programa Portas Abertas, uma iniciativa da concessionária Águas de Bombinhas que leva estudantes, profissionais e pessoas da comunidade para conhecer de perto o sistema de abastecimento.
Durante a visita estiveram presentes representantes da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas (Famab), Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Bombinhas (AMA), Associação Empresarial de Bombinhas (AEMB), Lions Clube, Tramô e Turma do Bem. Também esteve presente a secretária de Assistência Social de Bombinhas, Telma Mafra.
A comitiva teve a oportunidade de conhecer as modernas instalações da ETA, incluindo os módulos de tratamento de água, o reservatório, filtros e laboratório interno que fica no alto do morro de Zimbros.
“Foi um prazer receber a Rede Solidária na ETA e apresentar um pouco mais do nosso trabalho. São pessoas da comunidade, formadores de opinião que fazem a diferença em Bombinhas”, comenta Reginalva Mureb, presidente da Águas de Bombinhas.
O presidente do Lions de Bombinhas, Diogo Peixoto de Oliveira, conta que esta foi a primeira vez que visitou a ETA e não imaginava os processos que envolvem a captação e tratamento de água. “Nunca tinha imaginado que era assim que funcionava, tudo muito novo. Quem é leigo não conhece o que é um tratamento de água, as dificuldades que envolve. Os investimentos têm que ser contínuos e constantes, pois são eles que garantem o abastecimento da cidade”, completa ele.
Já o presidente da AMA, José Maria de Oliveira, reforça que a saúde das pessoas deve vir em primeiro lugar e, para isso, a comunidade também deve ajudar na preservação. “A gente sabe do histórico do passado, como era nossa água, e podemos agora presenciar a mudança para melhor. A comunidade também tem que ajudar com o consumo de agua. O futuro das gerações depende de como a gente se comporta no dia a dia, por isso temos que fazer nossa parte e evitar desperdício”, afirma.
Ana Paula da Silva, estilista e proprietária da Tramô, conta que essa foi a primeira vez que teve contato com o processo de abastecimento e achou fascinante. “Não fazia ideia de como funcionava. A gente não imagina, até faz a gente repensar como tem que dar valor à água, ao processo que é feito para ela chegar na nossa casa” comenta a estilista.
Para encerrar, Thaís Loiola, advogada e responsável pelos projetos sociais da empresa, comenta que a concessionária está à disposição da comunidade para o agendamento das visitas. “O Portas Abertas aproxima os laços entre comunidade e empresa, além de esclarecer dúvidas e desmistificar os processos de coleta, tratamento e distribuição de água”, explica.
Postado por bombinhas em 16/maio/2022 - Sem Comentários
Patrocinado pela Aegea Saneamento e pela Águas de Bombinhas o programa vai beneficiar cerca de 14 mil pessoas entre microempreendedores, pequenos produtores e jovens a partir de 15 anos que queiram abrir um negócio
Em maio, mês em que se comemora o Dia do Trabalho, as cidades de Campo Grande (MS), Barra do Garça (MT) Cabo Frio (RJ), Holambra (SP), Camboriú (SC), Penha (SC), São Francisco do Sul (SC), Bombinhas (SC) e Manaus (AM) receberão o programa Negócio Cultural, com oficinas gratuitas que vão capacitar os microempreendedores locais, além de jovens que queiram entrar para mercado, sobre os principais aspectos que vão ajudar no crescimento da empresa e ampliar a geração de renda.
O programa Negócio Cultural é um dos maiores programas privados gratuitos de todo o Brasil e vai impactar, diretamente, cerca de 14 mil pessoas. Trata-se de uma ação com apoio da Secretaria Especial da Cultura, patrocinada pela Aegea Saneamento por meio do Instituto Aegea, pela Águas de Bombinhas, que integra o Grupo Aegea, e realizada pela Ecotransforma Produções e NTICS Projetos. “Trabalhamos sempre para entregar os melhores serviços e entendemos que o nosso papel é manter a sustentabilidade dos negócios, estimulando o desenvolvimento equilibrado, constante, promovendo o desenvolvimento dos municípios onde estamos presentes além de atuar para levar mais oportunidade e inclusão social à população”, diz Reginalva Mureb, presidente da Águas de Bombinhas Somam, para isso, o planejamento a médio e longo prazo, um arrojado plano de investimentos, a educação de forma contínua e a parceria com a sociedade”, completa Reginalva.
Além disso, ter um negócio sustentável já não é uma preocupação exclusiva das grandes corporações. Empresas menores e até microempreendedores terão que adaptar os seus negócios para a urgência desse tema, se quiserem crescer e principalmente, deixar um legado que impacte toda a comunidade. “Há 20 anos temos trabalhado com foco no desenvolvimento sustentável com soluções inovadoras e esse projeto é um grande exemplo de como através do conhecimento é possível mudar a realidade local e gerar um crescimento em espiral que, aos poucos, vai transformando o país e o mundo”, diz Ana Carolina Xavier, Diretora de Inovação e ESG da NTICS Projetos.
Na primeira fase, os participantes passarão por sete oficinas que serão transmitidas em ambiente digital e darão uma visão completa sobre áreas primordiais de crescimento e aperfeiçoamento profissional. A primeira tem foco em Sustentabilidade e como aplicar essas habilidades, independentemente do tamanho do negócio. Depois, todos os participantes passarão por um Diagnóstico 360º para desenvolver uma visão sistêmica com os papéis e responsabilidades de cada um. Os passos seguintes são oficinas sobre Gestão Financeira, Vendas, Marketing, Recursos Humanos e para finalizar, elaborar um Planejamento Estratégico.
Para os jovens empreendedores que ainda não possuem um negócio, a trilha de conhecimento vai abordar, ainda: Plano de Negócio e Empreendedorismo.
O programa Negócio Cultural irá trabalhar quatro dos 17 ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável), que são: Trabalho decente e crescimento econômico (8), Indústria, inovação e infraestrutura (9), Redução das desigualdades (10) e Consumo e produção responsáveis (12).
As inscrições serão feitas através pelo site https://negociocultural.com.br e podem participar microempreendedores locais, pequenos produtores e jovens a partir de 15 anos que queiram abrir um negócio para geração de renda ou otimizar um negócio já existente.
SERVIÇO:
Negócio Cultural
Inscrições: até dia 30/05 através do site https://negociocultural.com.br
Quem pode se inscrever: Microempreendedores locais, pequenos produtores e jovens a partir de 15 anos
Sobre Ecotransforma
A Ecotransforma é uma produtora artística, com vasta experiência em exposições e curadorias em todo o Brasil.
Sobre a NTICS Projetos
Em 2022, a NTICS Projetos está celebrando 20 anos promovendo o desenvolvimento sustentável através de projetos e soluções inovadoras. Desde sua fundação, a empresa já desenvolveu mais de mil projetos, impactando diretamente cerca de 10 milhões de pessoas.
Com matriz no Brasil e filiais nos Estados Unidos e Europa , há três anos, a NTICS Projetos se tornou signatária do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), e desde então tem direcionado sua estratégia, alinhando todos os seus projetos aos ODS.
A atuação da NTICS Projetos no Brasil tem como prioridade quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 17 (Parceiras e Meios de Implantação). A ambição para os ODS 4 da empresa é a de levar projetos inovadores e sustentáveis para 3,7 milhões de crianças e adolescentes (10% dos alunos matriculados no ensino público do Brasil) até 2025.
Postado por bombinhas em 12/maio/2022 - Sem Comentários
A Águas de Bombinhas se prepara para colocar em prática a mais nova ação com foco na preservação ambiental dos rios e córregos da cidade: o projeto de Identificação de Lançamentos Irregulares de Esgoto no Rio Bombinhas e Rio da Barra. O plano, que vem sendo idealizado em parceria com a prefeitura municipal e a Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas (Famab), deve ser colocado em prática nas próximas semanas e contempla a análise da qualidade de água dos rios em diferentes trechos, a medição de vazão, além da identificação dos lançamentos irregulares de esgoto.
Na prática, isso significa que os rios serão monitorados de perto pelas equipes, por meio de medições ambientais que vão analisar a vazão da água, qualidade, entre outras características. Conforme Tiago Santos e Souza, coordenador de EHS da Águas de Bombinhas, o diagnóstico vai possibilitar que o grupo entenda a qualidade ambiental dos corpos hídricos, bem como informações sobre os principais poluidores, possibilitando ações mais assertivas em prol da proteção dos rios citados.
“A concessionária uniu-se à prefeitura e à Famab de forma proativa para este projeto, entendendo que os corpos d´água são bens extremamente importantes para a cidade de Bombinhas. Neste contexto, atuaremos, de forma conjunta, na proteção dos corpos d´água e praias por meio dessa iniciativa inédita”, completa Tiago.
Na última semana os profissionais envolvidos no projeto participaram de uma apresentação que exibiu um estudo mostrando um levantamento detalhado sobre as microbacias de Bombinhas. Para Marcos Aurino Pinheiro, superintendente em Soluções Ambientais do município, esse diagnóstico pretende levantar dados sobre a qualidade da água, características físico-químicas e bacteriológicas, bem como de suas nascentes, visando impulsionar políticas públicas para a problemática dos efluentes domésticos e soluções ambientais para a revitalização destes cursos d’água.
“Nesse mês que antecede a Semana Mundial do Meio Ambiente uma série de ações estão sendo desenvolvidas buscando a participação da comunidade, da sociedade civil, e do empresariado local. É preciso entender a responsabilidade compartilhada para atingirmos resultados positivos nos próximos anos” afirma.
Flávio Steigleder Martins, presidente da Famab, garante que essa é uma ótima notícia para o município. Além disso, como ele relembra, Bombinhas vem passando pelas obras de instalação da nova rede de esgoto, o que é uma vitória. Mas ainda assim, ações de fiscalização continuam sendo necessárias.
“Por mais que o município tenha cobertura de rede de esgotos, temos que promover ações que coíbam as atitudes irregulares e clandestinas de algumas pessoas. O caso do lançamento irregular de esgoto é um problema muito sério a nível Brasil, não só no município. Já viemos batendo encima disso com Língua Negra, mas somando esforços e fazendo essa parceria, por meio também da empresa Ecolibra, vamos fazer esse mapeamento e buscar soluções para esses casos” explica Flávio.
Já para a presidente da Águas de Bombinhas, Reginalva Mureb, o posicionamento da empresa em “apoio ao monitoramento de corpos hídricos está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente com os de Comunidades Sustentáveis, vida na água, saúde e bem estar”. Ainda de acordo com ela, o posicionamento também se alinha com a prática ambiental, “cumprindo princípios ESG por nos preocuparmos com a biodiversidade e com a resiliência hídrica. Entender as condições dos corpos hídricos para atuarmos em conjunto, faz todo sentido”, completa ela.
Postado por bombinhas em 03/maio/2022 - Sem Comentários
Nessa semana as equipes da Águas de Bombinhas iniciam a limpeza e finalizações do esgotamento sanitário da rua Canário, em Bombas. Até o momento, mais de 2.400 metros de tubulações já foram instaladas em diferentes pontos da cidade.
Nos próximos dias as equipes devem começar as obras na Avenida Professor João da Cruz e, em paralelo, outras duas frentes de trabalho continuam atuando nas ruas Ágata e João de Barro.
A concessionária reforça que as ligações das moradias e prédios na rede de esgoto devem ser realizadas somente após a orientação e visita oficial dos colaboradores. “Os moradores podem ficar tranquilos pois nossas equipes passarão de rua em rua prestando as orientações e esclarecimentos no momento da interligação”, explica Rodrigo Lacerda, diretor executivo da empresa.
Para saber mais sobre a obra e outras novidades da Águas de Bombinhas, acesse as redes sociais da empresa por meio dos canais: www.facebook.com.br/aguasbombinhas e instagram: @aguasbombinhas.
Postado por bombinhas em 02/maio/2022 - Sem Comentários
A Águas de Bombinhas informa que, durante esta terça-feira (03), deverá paralisar temporariamente o abastecimento no bairro Canto Grande devido às obras de drenagem, pavimentação e instalação de rede de esgoto sanitário que vem sendo realizadas nas ruas Jequitibá e Professor João da Cruz.
A decisão foi tomada de forma preventiva, visto que existe um alto risco de incidentes envolvendo a adutora que fica instalada em local próximo da escavação. A concessionária informa que o abastecimento será interrompido das 7h às 17h, e será retomado tão logo o maquinário pare de trabalhar.
A Águas de Bombinhas fica à disposição. Outras informações podem ser conferidas nas redes sociais da empresa, pelo Facebook: www.facebook.bom.br/aguasbombinhas e instagram: @aguasbombinhas.
Postado por bombinhas em 02/maio/2022 - Sem Comentários
As crianças do 3º ano da Escola Básica Municipal Dilma Mafra participaram, pela primeira vez, de uma visita técnica na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Bombinhas. Os alunos, que fazem parte do Programa Saúde Nota 10 – desenvolvido em parceria entre a Águas de Bombinhas e a secretaria de Educação – conheceram os processos de captação e tratamento da água.
A visita foi viabilizada por meio do programa Portas Abertas, que leva a comunidade para conhecer as instalações da concessionária, esclarecendo dúvidas e estreitando os laços com a população. Estas visitas fazem parte dos programas de atendimento à comunidade da concessionária e podem ser agendadas previamente com a equipe.
De acordo com Raquel Garcia Helm, bióloga e responsável pelos projetos educacionais da empresa, auxiliar no processo de aprendizagem do estudante são objetivos da empresa. “Ficamos muito felizes em receber os alunos na Estação e apresentar nosso trabalho. É uma oportunidade excelente de unir os conteúdos estudados em sala de aula com a prática”, comenta ela.
Já a coordenadora pedagógica da escola, Ana Maria Elias Rodrigues, explica que neste primeiro trimestre os educadores e educadoras foram desafiados a desenvolverem projetos pedagógicos em torno do tema Bombinhas, fortalecendo as noções de pertencimento e cuidado com a cidade. “A professora regente das turmas dos 3º anos, Cristina Marionete Pinheiro, valorizou nossas águas e cuidado com elas nesse período. Iniciou seu projeto refletindo sobre a importância dos oceanos em nossas vidas e na história do nosso município”, comenta.
“Com o envolvimento dos estudantes muitas questões surgiram em torno do tema água. Da onde vem a água que chega em nossas casas? Como é processo de cuidado e limpeza? Dessa forma, a necessidade de ampliar o projeto surgiu. Aproveitando esse movimento a escola acionou a parceria educadora Raquel, que nos proporcionou uma aula de campo inesquecível. Fomos recebidos com muito carinho e atenção, vivenciamos um momento marcante, foram conhecimentos compartilhados que proporcionam a formação de cidadãos e cidadãs conscientes para toda a vida”, encerra a coordenadora.