Postado por bombinhas em 25/fev/2022 - Sem Comentários
A Águas de Bombinhas retoma, na segunda-feira, dia 07, as obras de implantação da rede de esgoto em diferentes frentes de trabalho. Os trabalhos recomeçam nas ruas Canário e João de Barro, em Bombas, conforme alinhado entre concessionária e prefeitura municipal. As obras estavam suspensas desde dezembro devido ao grande fluxo de veranistas e turistas na cidade.
As próximas ruas a receberem o esgotamento sanitário também já foram definidas, e seguem um cronograma estabelecido entre a concessionária e o poder público. Nas próximas semanas as frentes de trabalho irão atuar em diferentes bairros, como Mariscal, Bombas e Canto Grande, por exemplo. As próximas vias que serão beneficiadas com a instalação das redes serão: Rua Pérola, Maracujá, Beija-Flor, Angelim e Melanita, além da Avenida Grafite.
“Essa interação entre o poder público e as equipes da Águas de Bombinhas tem o objetivo de assegurar as melhores condições à população durante a realização das obras, minimizando os impactos causados”, explica Reginalva Mureb, presidente da concessionária.
Ainda de acordo com Reginalva, com o esgotamento sanitário, a cidade ganha com valorização imobiliária, preservação dos recursos naturais e, sobretudo, mais saúde, qualidade de vida e dignidade aos moradores. Em Bombinhas, a estimativa é de que sejam investidos cerca de R$180 milhões no novo sistema.
A capacidade de tratamento será de 165L/s, ao final da implementação. Atualmente Bombinhas possui 15 mil metros de rede de esgotamento, a previsão final é de que sejam instalados mais de 153 mil metros de tubulações, um investimento extremamente significativo para a cidade.
Para Rodrigo Lacerda, diretor executivo da Águas de Bombinhas, o modelo adotado na cidade é um dos mais modernos já construídos no país. “O sistema de lodos ativados por bateladas já é reconhecido e de extrema confiança. A implantação ocorrerá em módulos sendo que cada um deles terá capacidade de tratamento de 55L/s”, explica ele.
Postado por bombinhas em 23/fev/2022 - Sem Comentários
Colaboradores da Águas de Bombinhas, Águas de Camboriú, Águas de Penha e Águas de São Francisco do Sul participaram de um diálogo focado na saúde mental e física e sua relação com o ambiente de trabalho. Os primeiros colaboradores a participarem das palestras foram as equipes do call center com a temática “estresse”, entendendo que a saúde da mente é essencial para a vida pessoal e profissional.
Conforme Tiago Santos e Souza, coordenador de EHS das empresas, hoje entende-se que a saúde deve ser trabalhada de forma mais ampla, não apenas como ausência de doença, mas sobretudo como sua prevenção. “O diálogo faz parte do conjunto de ações do Programa Planeja Saúde que tem o objetivo orientar e trabalhar o tema saúde com todos os profissionais, pois entendemos que a saúde é parte fundamental de nosso trabalho” explica ele.
O primeiro diálogo foi conduzido pelo técnico de segurança Welington Silva Gonçalves, e instigou os colaboradores a refletirem sobre a mudança de hábitos, comunicação entre as equipes e troca de experiências.
Além do programa Planeja Saúde as empresas criaram, também, um comitê de saúde envolvendo as empresas da regional Sul a fim de elaborar novas ações que fomentem a saúde.
“Entendemos que na promoção da saúde deva ocorrer na esfera física, assim como na psicológica e emocional. A intenção desse grupo é de reunir profissionais de todas as unidades para pensar em conjunto nas ações que foquem nos hábitos saudáveis, como hidratação, incentivo ao esporte e cuidados psicológicos”, completa Tiago.
Postado por bombinhas em 17/fev/2022 - Sem Comentários
Trabalhadores da Águas de Bombinhas participam de treinamento de qualificação de mão de obra para pavimentação e recomposição de ruas. A capacitação faz parte de um projeto piloto que será estendido às concessionárias Águas de Camboriú, Águas de Penha e Águas de São Francisco do Sul.
De acordo com o engenheiro, Pedro Escobar Senra, o objetivo é melhorar o atendimento e a requalificação das ruas onde a concessionária necessita fazer algum tipo de interferência para obras de rede de água e esgoto e também reduzir o prazo de atendimento.
Como o trabalho era realizado anteriormente por empresas terceirizadas, nem sempre as concessionárias conseguiam reduzir e/ou atender a recomposição das ruas com menor tempo e com a qualidade desejada. Com as equipes internas, a expectativa é melhorar o serviço nos dois aspectos. “O trabalhador precisa acompanhar as novas tendências e a ideia é que, após a capacitação completa, os trabalhadores possam atuar no andamento da obra, atendendo com maior qualidade”, comenta ele.
Segundo Reginalva Mureb, presidente da concessionária, a questão pavimentação após interferências sempre foi um ponto sensível na satisfação do cliente. ” Temos nos debruçado para entender as demandas dos clientes, do executivo municipal e do legislativo, bem como das várias partes interessadas, nas cidades onde atuamos. Estamos trabalhando com foco na melhoria contínua para atingir a excelência dos serviços. Os treinamentos aprimoram e qualificam os nossos colaboradores. E está é nossa meta “, finaliza.
Postado por bombinhas em 16/fev/2022 - Sem Comentários
Além das alternativas, o prefeito Paulinho também recebeu a equipe para falar sobre investimentos no Mariscal e ampliação da ETA Bombinhas
Atendendo a uma convocação do prefeito Paulo Henrique Dallago Muller, o prefeito Paulinho, a Águas de Bombinhas apresentou, nesta segunda-feira (14), alternativas visando solucionar os rompimentos da adutora que ocorreram nesse verão. A empresa apresentou os projetos e, a partir de agora, reuniões serão realizadas para consolidar o traçado a ser executado e a realização das obras.
Conforme o prefeito Paulinho, o objetivo do município é agilizar as ações o quanto antes, deixando o projeto concluído antes da próxima temporada. Outra solução apresentada durante a reunião foram os investimentos e ajustes programados para a região de Mariscal – um pedido também realizado pela prefeitura.
Conforme Rodrigo Lacerda, diretor executivo da Águas de Bombinhas, a empresa realizou estudos específicos para o local, atualmente uma das regiões que mais cresce no município. “Temos duas grandes ações projetadas para o bairro: uma delas é a substituição de quatro mil metros de rede, capacitando o sistema para receber maior vazão no local. A segunda é a instalação de um reservatório container que também funciona como booster, já utilizado em outras cidades e com desempenho garantido”, completa ele.
Por fim, o último investimento determinado pelo prefeito à concessionária e apresentado no encontro foi a antecipação da construção de mais um módulo de tratamento de água bruta, a ser instalado na Estação de Tratamento de Água de Bombinhas (ETA). Conforme a presidente da empresa, Reginalva Mureb, esta também foi uma solicitação do prefeito e deve ampliar a captação e tratamento de água em aproximadamente 70l/s.
“Com essa antecipação pretendida pelo prefeito Paulinho, a ETA Bombinhas chegará ao tratamento de 210l/s de água, além de mais 35l/s produzidos pela ETA Zimbros”, explica ela. “Essa capacidade ampliada, somada às mudanças no bairro Mariscal e aos novos investimentos na adutora, representam um pacote de investimentos completo, uma resposta em curto tempo que está sendo dada ao bombinense em razão das demandas dos dias ocorridas nos primeiros dias de janeiro”, finaliza.
Postado por bombinhas em 11/fev/2022 - Sem Comentários
Através de importantes investimentos na gestão de perdas de água, na adução e distribuição, a Águas de Bombinhas torna-se referência nacional ao combate às perdas de água, alcançando uma média móvel de apenas 13,7% nos últimos doze meses. O índice está muito abaixo da média nacional, que é de 39,2% de acordo com o Instituto Trata Brasil. Já a média de perdas de água no estado catarinense chega aos 35%.
O índice de perdas nacionais levanta preocupações em torno do abastecimento, visto que uma enorme quantidade de água acaba não chegando ao seu destino final de distribuição: a casa do consumidor. Enquanto isso, mais água é retirada dos mananciais. Traduzindo os dados brasileiros, são aproximadamente 7,5 mil piscinas olímpicas de água tratada desperdiçada diariamente, ou sete vezes o volume do Sistema Cantareira – maior conjunto de reservatórios para abastecimento do Estado de São Paulo. Essa quantidade seria suficiente para abastecer mais de 63 milhões de brasileiros em um ano.
O responsável pelo Centro de Controle Operacional de Águas de Bombinhas, Henrique Gonçalves Mendes, afirma que o objetivo da empresa é continuar diminuindo constantemente o quantitativo de perdas. “A redução no índice de perda de água tratada é um objetivo da concessionária, tanto pela economia como pelo enfoque sustentável”, explica. “A redução de perdas representa melhor distribuição de água para os bairros e, consequentemente, maior oferta de água tratada”, completa.
O resultado positivo é fruto do trabalho da concessionária em diversas frentes, a começar pela medição e controle do sistema, que permitem entender os diversos setores para que as equipes atuem de forma mais assertiva. “Outros investimentos também foram essenciais para a conquista desses números, como a instalação de boosters, mudança no modelo de operação e gestão de pressão, a identificação de perdas através de tecnologia de ponta, o monitoramento 24 horas por um Centro de Controle Operacional com telemetria e telecomando, por exemplo”. Ainda de acordo com Henrique, o controle remoto através do Centro de Controle Operacional – é um dos diferenciais da empresa e também responsável pelo sucesso dos números de Bombinhas.
Postado por bombinhas em 01/fev/2022 - Sem Comentários
A Águas de Bombinhas acaba de participar de mais uma etapa da operação Língua Negra, uma ação de fiscalização que combate as irregularidades no descarte de esgoto do município. As vistorias foram realizadas em parceria com a secretaria de Obras, Divisão de Saneamento, Fundação do Meio Ambiente de Bombinhas (Famab), além de representantes da concessionária.
A ação, realizada na rua Cascudinho e ruas adjacentes, contou com equipamentos específicos para a fiscalização, como a máquina de fumaça e o azul de metileno. Este é um produto que não causa agressão ao meio ambiente, e é despejado nas tubulações do imóvel a fim de identificar e conferir se as ligações estão corretas.
Conforme Arthur May, coordenador de operações da Águas de Bombinhas, as irregularidades podem acontecer de diversas formas. “Em uma das residências, por exemplo, foi identificado que a tubulação de efluentes estava rompida. Também identificamos o lançamento de efluentes irregular no rio em outros dois locais, além de mais um vazamento de tubulação”, comentou ele. “A comunidade pode sentir-se livre para procurar a empresa e esclarecer todas as dúvidas sobre o esgotamento sanitário, estamos aqui para auxiliar em qualquer questão não só do abastecimento de água, mas também em relação ao sistema de esgoto e a sua implementação”.
Após a identificação das irregularidades as tubulações são lacradas e a prefeitura emite uma notificação solicitando as correções. “Ao identificar o lançamento irregular é realizada uma pesquisa do cadastro do imóvel, a fim de identificar o proprietário. Posteriormente, o proprietário é notificado a limpar e retificar seu sistema de tratamento, conectando na caixa de inspeção da rede coletora de esgoto, que fica em frente ao imóvel”, explica Tiago Santos e Souza, coordenador de EHS da Águas de Bombinhas.
Vale ressaltar que Bombinhas passa, atualmente, pela instalação do novo sistema de esgotamento sanitário. O investimento, de aproximadamente R$180 milhões, trará benefícios não só para o meio ambiente, mas também desenvolvimento social e econômico da cidade. Enquanto o sistema ainda não é 100% universalizado em Bombinhas, os moradores e comerciantes devem ficar atentos para o correto funcionamento do sistema individual, a fossa séptica.
“É importante reforçar que periodicamente a fossa deve passar por manutenção e limpeza e, além disso, os imóveis não devem lançar o esgoto sem tratamento diretamente em rios e córregos, ou na rede de drenagem”, encerra Tiago.