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Através de importantes investimentos na gestão de perdas de água, na adução e distribuição, a Águas de Bombinhas torna-se referência nacional ao combate às perdas de água, alcançando uma média móvel de apenas 13,7% nos últimos doze meses. O índice está muito abaixo da média nacional, que é de 39,2% de acordo com o Instituto Trata Brasil. Já a média de perdas de água no estado catarinense  chega aos 35%.

O índice de perdas nacionais levanta preocupações em torno do abastecimento, visto que uma enorme quantidade de água acaba não chegando ao seu destino final de distribuição: a casa do consumidor. Enquanto isso, mais água é retirada dos mananciais. Traduzindo os dados brasileiros, são aproximadamente 7,5 mil piscinas olímpicas de água tratada desperdiçada diariamente, ou sete vezes o volume do Sistema Cantareira – maior conjunto de reservatórios para abastecimento do Estado de São Paulo. Essa quantidade seria suficiente para abastecer mais de 63 milhões de brasileiros em um ano.

O responsável pelo Centro de Controle Operacional de Águas de Bombinhas, Henrique Gonçalves Mendes, afirma que o objetivo da empresa é continuar diminuindo constantemente o quantitativo de perdas. “A redução no índice de perda de água tratada é um objetivo da concessionária, tanto pela economia como pelo enfoque sustentável”, explica. “A redução de perdas representa melhor distribuição de água para os bairros e, consequentemente, maior oferta de água tratada”, completa.

O resultado positivo é fruto do trabalho da concessionária em diversas frentes, a começar pela medição e controle do sistema, que permitem entender os diversos setores para que as equipes atuem de forma mais assertiva. “Outros investimentos também foram essenciais para a conquista desses números, como  a instalação de boosters, mudança no modelo de operação e gestão de pressão, a identificação de perdas através de tecnologia de ponta, o monitoramento 24 horas por um Centro de Controle Operacional com telemetria e telecomando, por exemplo”. Ainda de acordo com Henrique, o controle remoto através do Centro de Controle Operacional – é um dos diferenciais da empresa e também responsável pelo sucesso dos números de Bombinhas.

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