Arquivo de janeiro 26America/Sao_Paulo 2026

Caravana de Verão da Águas de Bombinhas chega em Zimbros com diversão e consciência ambiental

Postado por [email protected] em 26/jan/2026 - Sem Comentários

A praia de Zimbros será  palco de uma programação especial que une lazer, informação e cuidado com o meio ambiente. Nos dias 07 e 08 de fevereiro, a Caravana de Verão da Águas de Bombinhas volta à cidade com uma série de ações educativas, neste ano com o tema “Juntos Contra os Vilões do Esgoto”, convidando moradores e turistas a se tornarem verdadeiros heróis da preservação da água.

A iniciativa também está diretamente ligada às ações de universalização da distribuição de esgotamento sanitário no município, refletindo os avanços promovidos pela concessionária Águas de Bombinhas, que vem trabalhando para mudar a realidade no município. Durante os dois dias, sempre das 11h às 19h, o público poderá participar de uma programação gratuita e interativa, pensada para todas as idades. A proposta é simples e poderosa: aprender brincando sobre a importância da preservação do meio ambiente, o descarte adequado de resíduos e a importância de proteger rios, mares e nascentes.

Para o coordenador de operações da Águas de Bombinhas, Daniel Machado, a Caravana é um momento de aproximação com a comunidade e de convite à participação ativa. “Queremos convidar todos os moradores de Zimbros e região, e os visitantes que estarão na praia nesses dias para participarem da Caravana de Verão. É uma oportunidade de aprender de forma leve e divertida, levar conhecimento para casa e, juntos, cuidarmos ainda melhor da água e do meio ambiente que fazem parte da nossa rotina e da identidade da região”, destaca.

Heróis em ação contra os vilões do esgoto

Um dos destaques da Caravana são os jogos e atividades lúdicas, nos quais crianças, jovens e adultos assumem o papel de heróis enfrentando personagens que representam os principais vilões do esgoto: óleo de cozinha usado, medicamentos vencidos, fraldas e papel higiênico descartados de forma incorreta. Ao todo, são seis atividades especiais, sendo uma principal e cinco paralelas, todas com viés educativo e interativo.

Para celebrar a participação, os “heróis” recebem brindes variados, bolas, chaveiros, brinquedos de praia e tatuagens educativas, que funcionam como selos simbólicos de cidadãos conscientes que combatem os vilões do esgoto e cuidam da água.

Para a presidente da Aegea SC, Reginalva Mureb, o propósito da Caravana de Verão é ir além da informação técnica e se conectar com as pessoas de forma leve, acessível e divertida. “Queremos mostrar que cada atitude no dia a dia faz diferença para a preservação da água e o correto uso do esgotamento sanitário. Nossa atuação em Bombinhas, com a universalização do abastecimento e a implantação do novo sistema de esgotamento,  tem se refletido em mais qualidade de vida para moradores e visitantes. A Caravana é um convite para que todos sejam parte dessa transformação”, cita.

De forma lúdica, a Caravana vai ensinar, brincando. O projeto traz “vilões” que estão em nosso dia a dia, como o personagem Sr. Infiltrado, que representa o esgoto infiltrado na rede pluvial; o Professor Veneno, representando os medicamentos jogados na pia ou vaso sanitário. A Caravana também apresenta o Capitão Seboso, que é o óleo de cozinha usado jogado no meio ambiente; o Papeleiro Maluco, personagem formado por papel higiênico e lenços jogados e entupindo a rede de esgotamento e a Madame Bloqueio – bloqueios causados nas tubulações por conta de absorventes, fraldas e cotonetes descartados irregularmente.

Conforto, bem-estar e diversão à beira-mar

Além das atividades educativas, a Caravana oferece uma estrutura pensada para o conforto do público. Um bebedouro personalizado disponibiliza água gelada e quente, reforçando a importância da hidratação, especialmente nos dias de verão. Também haverá lounges de descanso, aula de exercício aeróbico, apresentações musicais e uma animada passarela de água refrescante e repleta de imagens dos monstrinhos vilões, garantindo boas risadas e alívio do calor.

Durante todo o evento, a equipe de atendimento itinerante da Águas de Bombinhas estará presente, das 13h às 17h,  para tirar dúvidas comerciais e resolver pendências, aproximando ainda mais a concessionária da comunidade e dos visitantes.

AGENDA

Caravana de Verão “Juntos Contra os Vilões do Esgoto”

Local: Zimbros, em frente à Secretaria de Pesca e Aquicultura

Atrações: Jogos, educação ambiental, shows, distribuição de brindes e pontos de hidratação

Data: 07 e 08 de fevereiro (sábado e domingo)

Horário: 11h às 19h

Valor: Gratuito

Prefeitura de Bombinhas usa tecnologia avançada nas fiscalizações irregulares de esgoto

Postado por [email protected] em 22/jan/2026 - Sem Comentários

Somente no primeiro dia de uso, robô identificou sete irregularidades na região do Centro


Uma tecnologia inédita acaba de chegar na cidade de Bombinha para reforçar as fiscalizações da Operação Língua Negra: a prefeitura, com o apoio da Águas de Bombinhas, tem usado um robô com vídeo inspeção nas operações. O equipamento, manuseado de forma remota, é inserido dentro das galerias pluviais onde circula fazendo registros de imagens, que são transmitidas às equipes.

Segundo o prefeito Alexandre da Silva, o uso da tecnologia reforça o compromisso do município com a preservação ambiental e a qualidade das praias. “Quem faz ligação irregular de esgoto está prejudicando toda a cidade. É um dano ambiental grave, que compromete nossos córregos, o mar e a balneabilidade das praias, além de afetar diretamente a saúde da população. Por isso, além de fiscalizar, contamos com o apoio da comunidade. Se o morador identificar situações irregulares, é fundamental que denuncie. A participação de todos é essencial para proteger Bombinhas e garantir praias limpas e próprias para banho”, afirmou.

O robô é composto por uma espécie de drone com um monitor acoplado. O equipamento vai transmitindo as coordenadas de onde circula e, com a ajuda das imagens, é possível verificar as possíveis interligações irregulares.

As equipes estrearam o uso da tecnologia, cedida pela Águas de Bombinhas juntamente com o trabalho dos técnicos especializados, nesta semana. Somente no primeiro dia de uso o robô percorreu aproximadamente 600 metros de tubulação no bairro Centro. Sete irregularidades foram identificadas com o uso do equipamento, e todos os casos registraram esgoto sanitário sendo despejado em drenagem pluvial.

De acordo com a presidente da Aegea Santa Catarina, Reginalva Mureb, a concessionária está apoiando o município na manutenção do Selo das Bandeiras Azuis, “assim como nas ações que combatem as interligações irregulares de esgotos nas redes de drenagens do município, que são próprias para escoamento de águas de chuvas. Esta é uma ação de extrema importância para proteção das praias numa cidade de vocação turística como Bombinhas”, conclui ela.

As fiscalizações devem continuar pelos próximos dias e, os responsáveis pelas irregularidades identificadas são notificadas pela prefeitura municipal. O lançamento irregular de esgoto é considerado crime ambiental, conforme a legislação vigente, e está sujeito a autuação, multa e demais sanções legais.

Entrega de plantas nativas no Horto Municipal é mais um passo dado rumo à construção da nova ETE de Bombinhas

Postado por [email protected] em 19/jan/2026 - Sem Comentários

A Águas de Bombinhas realizou a doação de mudas como parte de uma condicionante ambiental para a liberação da Licença de Instalação da Estação de Tratamento de Esgotos


Cerca de 1.030 mudas de plantas nativas da Mata Atlântica foram doadas, na última sexta-feira (16), pela Águas de Bombinhas ao Horto Municipal da cidade. As espécies selecionadas, Palmito Juçara e Olandi, estão ameaçadas de extinção e devem ser utilizadas para reflorestamento e paisagismo em pontos do município.

A doação das mudas está atrelada à construção da nova Estação de Tratamento de Esgotos da cidade (ETE), que deve iniciar nos próximos meses. A autorização para construção da nova estrutura já passou por várias etapas e, neste momento, a entrega das mudas de árvores nativas permitirá a limpeza do terreno, no bairro José Amândio. O cumprimento desta condicionante também viabiliza com que o Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) emita o último documento para a liberação da Licença de Instalação.

Conforme a presidente da Aegea Santa Catarina, Reginalva Mureb, as questões ambientais são criteriosas e, para implantação dos empreendimentos, deve-se cumprir com todas as etapas.

“O importante é que o bombinense nunca esteve tão próximo de ver o início das obras da ETE, que irá atender a universalização da coleta e tratamento dos esgotos no município”, comenta. “E tudo isto feito de forma consistente, cumprindo com o contrato de concessão, com o Termo de Ajuste de Conduta com o Ministério Público do Estado de Santa Catarina e com as determinações regulatórias”, completa.

Sobre a doação das mudas

Conforme Diógenes Luis de Souza, agente de fiscalização atuante na Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas (Famab), o Horto Municipal faz um trabalho com o objetivo de divulgar e  incentivar o cuidado com meio ambiente. “Além disso, também realizamos um trabalho externo de proteção das áreas degradadas, como praças e parques. Essas mudas serão usadas para incentivar ainda mais as pessoas a cuidarem da natureza”, comenta ele.

O palmito-juçara é uma palmeira reconhecida pelo palmito, que tem grande importância ecológica por alimentar a fauna e ajudar na regeneração da floresta. Já a Olandi é uma planta que nasce naturalmente em áreas de floresta úmida, adaptada ao clima tropical e ao solo sombreado, características típicas da Mata Atlântica.

Para a analista ambiental da Águas de Bombinhas, Luana Soares Silva, a intenção com a doação é lançar uma ideia de sustentabilidade para que se consiga aliar o saneamento à proteção ambiental. “A escolha das espécies se deu justamente por serem plantas nativas e, aqui na cidade existe uma área imensa de preservação. A intenção é continuar esse trabalho”, finaliza ela.

Concessionárias AEGEA SC distribuem mais de um bilhão de litros de água tratada durante pico da temporada de verão

Postado por [email protected] em 07/jan/2026 - Sem Comentários

Mais de um bilhão de litros de água tratada foram distribuídos nas cidades de Bombinhas, Camboriú e Penha entre os dias 15 de dezembro de 2025 e 03 de janeiro de 2026 – um patamar que só foi alcançado devido aos investimentos promovidos pelas concessionárias Aegea SC durante todo o ano. Águas de Bombinhas, Águas de Camboriú e Águas de Penha promoveram ações como reforços de rede, instalação de novas bombas e testes do sistema para garantir o atendimento durante todos os meses, mas principalmente no pico do verão. 

Em Bombinhas, a concessionária Águas de Bombinhas distribuiu mais de 281 milhões de litros de água tratada considerando a ETA Bombinhas e a ETA Zimbros juntas. Ou seja, considerando que um banho de 10 minutos tenha consumo médio de 90 litros, esse volume permitiria mais de 3,1 milhões de banhos. Este número é especialmente significativo para Bombinhas: uma cidade com apenas 25 mil habitantes (conforme estimativa do IBGE), e que, nesta temporada, já ultrapassou 1,2 milhão de visitantes, conforme dados divulgados pela Secretaria de Turismo do município.

A moradora da praia de Mariscal, em Bombinhas, Maria Célia Clariceli, reforça que sempre recebeu água boa e de qualidade em sua residência. “A água para mim não falta, está tudo bem. Ali na minha vizinhança estão todos satisfeitos. A Águas de Bombinhas está de parabéns”, comenta ela. 

Diversas ações divulgadas no Plano Verão da empresa garantiram o sucesso do abastecimento nesta temporada, como a manutenção preventiva de componentes do sistema, como ventilação das tubulações (ventosas), válvulas e o Reservatório Hidropneumático de Membrana (RHO); a limpeza dos reservatórios de água, realizada antes da temporada; e a operação do sistema com suporte tecnológico e monitoramento 24h, usando dispositivos e inteligência para controlar a distribuição, detectar anomalias e responder rapidamente a eventuais ocorrências no abastecimento.

Em Penha, o volume de água distribuído pela Águas de Penha apresentou um aumento de 5,75% em comparação com o mesmo período da temporada passada. Os dados indicam que os esforços operacionais, aliados aos investimentos realizados e à execução do Plano Verão, foram fundamentais para atender à maior demanda típica da estação, marcada pelo crescimento populacional temporário e pela intensificação da atividade turística no município. 

De acordo com o balanço divulgado, no período analisado foram distribuídos 256.783,03 milhões de litros de água, contra 242.831,47 milhões de litros no mesmo intervalo do ano anterior. O volume total distribuído contou não apenas com a produção local, mas também com o apoio da água importada da ETA de Piçarras e de poços artesianos. 

Na avaliação da comunidade, o abastecimento foi considerado satisfatório na maior parte da cidade. Gilberto Manzoni, representante da Associação dos Moradores e Amigos da Praia Grande (AMAPG), afirmou que, de modo geral, não houve falta d’água na região. “Não tivemos registro de falta d’água. O que aconteceu foi problema de pressão em algumas residências localizadas em áreas mais altas, no morro. Não chegou a faltar totalmente, mas a vazão foi menor nessas regiões. Aqui em casa, felizmente, não faltou”, relatou.

Manzoni também destacou a necessidade de avanços estruturais para acompanhar o crescimento urbano do município. “Como população, esperamos avanços no saneamento básico, que é um ponto fundamental. Também é importante continuar investindo na captação e na manutenção do sistema de água, porque a demanda tende a aumentar com novos empreendimentos, expansão imobiliária e ocupação de áreas mais elevadas.”

Primeira Estação de Tratamento de Água (ETA) de Camboriú

A Águas de Camboriú registrou aumento de 8,27% no volume de água tratada distribuída aos moradores em uma comparação com o mesmo período da última temporada. Na prática, a empresa distribuiu mais de 485 milhões de litros de água em 18 dias, entre 15 de dezembro e 03 de janeiro 2025/2026. Para o líder comunitário Ivan Santos Leal, não existem pontos de desaprovação em relação ao desempenho da empresa nas últimas semanas. 

“Nada tenho a dizer em desabono à performance da empresa no quesito qualidade, atenção e desempenho. Sabendo das dificuldades existentes, vejo que, o ganho de tempo é levado em conta em favor do bem estar do usuário”, comenta ele. 

Esta temporada sem dúvidas vai ficar na memória: além dos excelentes resultados já conquistados, atendendo a uma determinação do município, a empresa acaba de inaugurar a primeira Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade. A estrutura, feita especialmente para o verão já entrou em funcionamento na Rua Rio Alegre, s/n – Loteamento Ebenezer. O equipamento foi entregue nesta terça-feira (06), durante uma cerimônia que reuniu líderes comunitários, moradores, autoridades municipais e representantes da concessionária. 

Conforme o gerente executivo da Águas de Camboriú, Gabriel Fasola, neste primeiro momento o bairro receberá uma estrutura transitória, específica para a temporada. “Não medimos esforços para levar água tratada e de qualidade aos moradores, em especial à região do Rio Pequeno, que já necessitava de um reforço no abastecimento”, esclarece.

Para o representante comunitário e ex-secretário de Defesa Civil, Jaime Angel, Camboriú só tem a ganhar com a nova Estação de Tratamento de Água (ETA). “Esta obra no bairro Rio Pequeno é o resultado de uma cobrança legítima da nossa comunidade que foi ouvida e atendida pela empresa Águas de Camboriú. Mais do que concreto e tubulações, é mais um investimento em infraestrutura necessária para acompanhar o crescimento da nossa região”, completa ele. “É o bem-estar dos nossos moradores se tornando realidade”.

Com capacidade de 20L/s, a ETA modular trará ainda mais segurança hídrica para milhares de moradores do bairro Rio Pequeno. Na prática, a Estação consegue tratar 1,728 milhão de litros de água por dia. 

“A Aegea SC é parceira dos municípios onde atua. Estamos comprometidos com uma entrega responsável de serviços que contribua para o desenvolvimento das cidades, para que sejam cada vez melhores para se viver e para receber a população de veraneio. Além disso, a oferta desses serviços representa mais saúde e bem-estar, mais qualidade de vida e desenvolvimento econômico”, completa a presidente da Águas de Camboriú, Reginalva Mureb.

Já de acordo com secretário de Saneamento Básico de Camboriú, Alexandre de Souza Metsger, a ampliação do abastecimento era uma das prioridades do executivo. “Quando iniciamos o mandato, o prefeito Leonel Pavan nos colocou como prioridade a ampliação e qualidade no abastecimento de água em Camboriú. A inauguração de hoje é o resultado de trabalho sério entre a prefeitura através da secretaria de Saneamento Básico e a Águas de Camboriú”, comenta. “Esse grande salto é o início de grandes investimentos no saneamento, agora nossa próxima prioridade é o esgotamento sanitário, nossa grande prioridade de 2026”, finaliza ele.

COMUNICADO: Águas de Bombinhas alerta para que moradores e turistas façam uso consciente da água

Postado por [email protected] em 02/jan/2026 - Sem Comentários

Devido ao alto consumo de água tratada registrado bas últimas horas, a Águas de Bombinhas alerta para que moradores e turistas façam uso consciente da água.

A concessionária reforça que as duas Estações de Tratamento de Água (ETAs) da cidade estão em funcionamento máximo, somando 250L/s. O consumo registrado na cidade, contudo, está acima disso.

Em situações como essa a concessionária recomenda priorizar o uso da água para alimentação e higiene.

Vale lembrar, ainda, que as unidades possuem gerador de energia para utilização em planos de contingência, durante possíveis quedas da eletricidade.

Para mais informações ou dúvidas, entre em contato com a nossa central de atendimento pelo telefone 0800 595 4444 ou por mensagem via WhatsApp. Ao entrar em contato, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.