Postado por [email protected] em 22/dez/2025 - Sem Comentários
Cerca de 400 residências de Bombinhas foram informadas, em novembro, para providenciarem os ajustes em seus imóveis visando a interligação ao sistema de esgotamento sanitário implantado. A partir desta semana, esses clientes estão sendo novamente chamados a se interligarem aos sistemas. A autorização para interligação é feita pelo órgão ambiental. Todo o esgoto lançado nas redes será encaminhado para a ETE Jose Amândio e devidamente tratado. Uma equipe da Águas de Bombinhas está fazendo as visitas, porta a porta, para esclarecer quaisquer dúvidas dos moradores.
As residências autorizadas a se interligarem ficam nos bairros Centro e Quatro Ilhas e terão seus esgotos tratados na ETE, que está apta a este atendimento, conforme explica a presidente da concessionária, Reginalva Mureb. Com investimentos de R$180 milhões, as obras de instalação de novas redes avançaram. Já são mais de 58 mil metros instalados e, com a instalação das redes de esgotos previstas para 2026, a Águas de Bombinhas deve alcançar aproximadamente 60% de cobertura em rede de esgotamento sanitário. Ao finalizar a nova ETE Jose Amândio, todas as redes secas que vem sendo instaladas serão interligadas para tratamento.
“Para o próximo ano temos prevista, também, a construção da nova Estação de Tratamento de Esgotos, situada no bairro José Amândio. Ou seja, as obras nunca pararam. A partir do ano que vem teremos um salto no atendimento do esgotamento sanitário e os moradores conseguirão conferir o resultado dessas obras”, comenta a presidente da empresa, Reginalva Mureb.
Sobre as ligações
Conforme Alex Schwabe, responsável pelos projetos sociais da empresa, as equipes estão focadas na comunicação com a comunidade. “Estamos à disposição para qualquer esclarecimento, seja pelo telefone e whatsapp 0800-595-4444 ou em nosso atendimento presencial. Além disso, se algum morador ficou com dúvidas, podemos retornar em seu imóvel para novos esclarecimento”, finaliza. Vale ressaltar que, assim que a interligação é concluída, os moradores devem lacrar a fosse séptica individual e deixar de utilizá-la.
Postado por [email protected] em 18/dez/2025 - Sem Comentários
A reunião, que faz parte do programa Afluentes, foi realizada no salão paroquial, no Centro da cidade
Moradores de Bombinhas, lideranças de bairros e associações estiveram reunidos com representantes da Águas de Bombinhas, na noite desta terça-feira (16), para debater assuntos voltados à prestação de serviços da concessionária. O objetivo do encontro, que partiu de um convite da empresa, foi apresentar ações do Plano Verão, trazer um panorama sobre a universalização do abastecimento e esgotamento sanitário, responder os questionamentos, além de ouvir outras demandas da população.
A reunião fez parte do programa Afluentes – uma iniciativa que aproxima empresa e comunidade durante encontros virtuais e presenciais ao longo do ano. Durante a noite, os moradores apresentaram algumas provocações voltadas principalmente ao modelo de estrutura tarifária.
Para debater o assunto, vale lembrar que Bombinhas possui características específicas, que ajudam a compreender seu cotidiano e as particularidades do sistema de abastecimento. É uma cidade de pequeno porte (aproximadamente 24 mil habitantes conforme dados divulgados pelo IBGE), mas que durante a temporada pode receber mais de 400 mil pessoas. Isto impacta diretamente nas infraestruturas da cidade, fazendo com que tratamento de água e coleta e tratamento dos esgotos tenham que ser dimensionados para os momentos de pico de abastecimento.
Além disto, em Bombinhas não há manancial suficiente para captação da água para tratamento e atendimento da população, conforme ressalta Reginalva Mureb, presidente da concessionária. A água bruta é trazida de Tijucas, há 27 km, passando por Porto Belo e chegando na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Zimbros com a ajuda de bombeamento. Ou seja, uma operação complexa e tecnológica.
Outra característica do município é a locação de seus imóveis (por locação direta com proprietário ou plataformas como Airbnb) para a alta temporada. Diversos moradores possuem imóveis com várias economias comerciais e/ou residenciais, fazendo com que o proprietário pague por mais de uma tarifa mínima (também na baixa temporada).
Todos estes pontos foram ressaltados durante o encontro, com o objetivo de contextualizar à comunidade as particularidades do município. “Como empresa de Bombinhas, nós da concessionária estamos sempre dispostos a ouvir a população e buscar soluções em conjunto”, explica a presidente.
Outra demanda apresentada pela população foi a preocupação sobre o avanço das obras de esgotamento sanitário, incluindo a nova Estação de Tratamento de Esgotos (ETE). “Nossos clientes questionaram, também, sobre a nova ETE e quando ocorrerá a universalização, apresentaram dúvidas sobre o preço das tarifas, especialmente na baixa temporada”.
A concessionária reafirmou os prazos contratuais vinculados também a um Termo de Ajuste de Conduta com o Ministério Público, e ressaltou que deve cumprir todas as autorizações exigidas pelos órgãos ambientais.
Por fim, a Águas de Bombinhas ouviu os moradores, prestou esclarecimentos e se comprometeu em apresentar, em 30 dias, respostas as demais demandas coletivas e, em curto prazo, sobre questões individuais levadas pelos clientes.
Programa Afluentes
O Programa Afluentes é uma iniciativa da concessionária que cria um canal de diálogo direto e aberto com a comunidade, promovendo reuniões para informar sobre projetos de saneamento, esclarecer dúvidas sobre os serviços e receber sugestões, fortalecendo a relação entre empresa e moradores.
Postado por [email protected] em 16/dez/2025 - Sem Comentários
A Águas de Bombinh as informa que, devido à instabilidade no fornecimento de energia elétrica, o abastecimento de água no município poderá apresentar falhas temporárias. A normalização do serviço ocorrerá de forma gradual, assim que o fornecimento de energia elétrica for estabilizado.
A concessionária orienta a população a fazer uso consciente da água, evitando desperdícios durante o processo de normalização do abastecimento. Clientes que possuem reservatório domiciliar com capacidade adequada ao número de moradores tendem a sentir menos os efeitos da alteração.
Para mais informações ou dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800 595 4444 ou via WhatsApp, com a conta de água ou o número de matrícula em mãos.
Postado por [email protected] em 15/dez/2025 - Sem Comentários
Cerimônia abre oficialmente a temporada na cidade. As praias contempladas para 2025/2026 foram Mariscal, Quatro Ilhas, Conceição, Prainha de Mariscal e Tainha
A cerimônia de hasteamento da Bandeira Azul marcou oficialmente o início da temporada de verão 2026/2026 em Bombinhas, nesta segunda-feira (15). A Águas de Bombinhas, como incentivadora da certificação internacional, participou do evento e prestigiou a conquista do município em cinco praias: Mariscal, Quatro Ilhas, Conceição, Prainha de Mariscal e Tainha.
Para Mariscal e Quatro Ilhas, esta é a sétima temporada consecutiva com a certificação. A praia da Conceição inicia sua sexta temporada, enquanto Prainha de Mariscal e Praia da Tainha estreiam no programa com suas primeiras bandeiras.
“Este é um momento de renovação do nosso compromisso com a excelência ambiental e o turismo sustentável. A Bandeira Azul não é apenas um prêmio, é o resultado do trabalho dedicado de toda nossa equipe e do cuidado de cada turista e visitante com nossas praias. Iniciamos esta temporada com a responsabilidade de manter os altos padrões que colocaram Bombinhas entre os destinos mais sustentáveis do Brasil”, afirma o prefeito Alexandre da Silva.
Para Raquel Garcia Helm, bióloga e responsável pelos projetos socioambientais da empresa, é um privilégio testemunhar as conquistas do município. “Como empresa de Bombinhas, fazemos questão de participar das ações que ajudam a cidade nessa importante conquista. Por isso apoiamos e incentivamos ações educacionais e ambientais durante todo o ano”, comenta.
O Bandeira Azul
De acordo com a prefeitura municipal de Bombinhas, com cinco praias premiadas, o município divide com São Francisco do Sul a liderança entre as cidades catarinenses e se consolida como uma das cidades com maior número de Bandeiras Azuis do país. A certificação exige o cumprimento de 38 critérios rigorosos que envolvem qualidade da água, gestão ambiental, educação e responsabilidade social, infraestrutura, segurança e serviços.
Postado por [email protected] em 12/dez/2025 - Sem Comentários
A Águas de Bombinhas recebeu o Certificado de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), reconhecimento concedido às organizações que comprovam, por meio de seu Balanço Social, organizações com boas práticas em governança, sustentabilidade e ações sociais. O evento foi realizado na última quarta-feira (10) e essa é a quarta vez que concessionárias da Aegea Santa Catarina recebem a premiação.
As outras empresas da Aegea SC também foram reconhecidas, como Águas de Camboriú e Águas de São Francisco do Sul, que receberam as certificações. Além disso, a Águas de Penha celebrou em dose dupla ao conquistar, além do certificado, o Troféu Responsabilidade Social, distinção concedida às empresas com os melhores desempenhos sociais do estado.
O prêmio avalia indicadores de desenvolvimento econômico, desempenho ambiental e balanço social das empresas, reconhecendo aquelas que investem em infraestrutura, preservação ambiental e ações de impacto social. A diretora-presidente da Águas de Bombinhas, Reginalva Mureb, comemorou a conquista. “Isso mostra que estamos no caminho certo. Seguiremos promovendo inclusão sanitária, respeito à diversidade e responsabilidade social e ambiental, beneficiando muitas pessoas e distribuindo prosperidade, que é o propósito do nosso trabalho.”
O gerente executivo da concessionária, Gabriel Fasola, reforçou o mérito coletivo. Para ele, receber este prêmio é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por todas as nossas unidades e pelo nosso time, que atua de forma exemplar. É motivo de orgulho e gratidão.
Entre as iniciativas destacadas no Balanço Social, Bombinhas mantém projetos ambientais como o De Olho no Óleo, que em 2024 teve 367 litros de óleo recolhidos, evitando a contaminação de milhões de litros de água. A cidade também registrou um dos menores índices de perdas de água do país, apenas 19,5%, além do investimento de R$180 milhões que vem sendo realizado no novo sistema de esgotamento sanitário da cidade.
A concessionária também oferece o programa Tarifa Social, beneficiando diretamente os moradores em situação de vulnerabilidade financeira com descontos de até 81% na tarifa.
Marco Antonio Campesatto, coordenador de Comunicação das empresas Aegea em Santa Catarina, reforça que os projetos sociais e ambientais são construídos pelas equipes de Responsabilidade Social, “mas contam com o apoio de todo o grupo: profissionais da engenharia, administração, jurídico, atendimento, mas também de empresas parceiras, secretarias municipais e prefeituras, que abraçam a nossa causa e fazem o movimento crescer”, finaliza.
Investimentos e conquistas de 2024
Reforçando suas metas ESG, a Águas de Bombinhas manteve o uso de fontes 100% renováveis após a migração para o mercado livre de energia, reduzindo custos operacionais e impactos ambientais. A iniciativa está alinhada aos ODS 7 e 12, e coloca a empresa como referência em eficiência energética no setor de saneamento.
Outro ponto destacado no documento foi a parceria ativa em 2024, na conquista e manutenção da Bandeira Azul nas praias de Conceição, Mariscal e Quatro Ilhas, contribuindo com educação ambiental, saneamento e ações de preservação.
Para finalizar, a Águas de Bombinhas continuou atuando de perto com a sociedade. A empresa ampliou sua presença nas escolas com o programa Saúde Nota 10, que impactou 600 alunos e envolveu 32 professores, reforçando a educação ambiental de forma lúdica e prática. Foram realizadas ainda 7 reuniões comunitárias, com 77 participantes, levando informações sobre obras, investimentos e melhorias diretamente aos moradores, por meio do programa Afluentes – aproximando comunidade e empresa.
Postado por [email protected] em 10/dez/2025 - Sem Comentários
Premiação oferecida pela Águas de Bombinhas foi entregue nesta semana
A turma do 3º ano A da Escola Básica Municipal Edith Willecke foi a vencedora do concurso cultural “Água de Nossas Praias”, promovido pela Águas de Bombinhas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A premiação, realizada na última segunda-feira (08), reconheceu o trabalho desenvolvido pelos estudantes na temática de preservação ambiental e valorização dos recursos hídricos do município. Como parte do prêmio, a professora regente recebeu um Echo Dot (4ª geração), enquanto cada aluno foi presenteado com uma mini caixa de som bluetooth à prova d’água.
A professora da turma vencedora, Andrieli Mendonça, diz que a temática já estava em seu planejamento, devido à importância que a comunidade deve ter com o meio ambiente e as praias.
“Foi maravilhoso participar, apesar de toda a correria da escola, sempre que a gente consegue sair e proporcionar aprendizado fora dos muros da escola, é incrível. Percebemos o quanto os alunos se envolvem, foi uma experiência muito válida, só temos a agradecer pela oportunidade”, comenta ela. “O que mais me tocou foi a participação de toda a comunidade escolar, da direção da escola, os pais, o envolvimento de todos em si”, finaliza.
Sobre o concurso
O concurso integra o Programa Saúde Nota 10 e envolve alunos do 3º ano da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa busca estimular a criatividade, o protagonismo estudantil e a reflexão sobre o uso responsável da água, além de apoiar ações voltadas à manutenção da Certificação Bandeira Azul.
Para a especialista em responsabilidade social da Águas de Bombinhas e bióloga, Raquel Helm, o concurso reforça o engajamento das escolas: “Queremos incentivar a participação ativa de alunos e professores, utilizando as redes sociais como espaço para valorizar o trabalho das escolas e destacar a importância da água em nosso cotidiano e no ambiente natural, especialmente nas praias de Bombinhas”, completa.
Postado por [email protected] em 10/dez/2025 - Sem Comentários
A Águas de Bombinhas informa que, em razão de um problema no sistema de telemetria, o abastecimento está passando por oscilações na manhã desta quarta-feira (10). As equipes já estão atuando para a estabilização do sistema.
Em situações como esta, a Águas de Bombinhas recomenda que a população evite o desperdício e utilize a água tratada prioritariamente para alimentação e higiene.
A concessionária reforça a importância de cada imóvel contar com uma caixa-d’água com capacidade adequada às suas necessidades, conforme recomendação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Com um reservatório domiciliar adequado, o imóvel pode permanecer abastecido por, no mínimo, 24 horas em caso de interrupções no fornecimento público.
Postado por [email protected] em 09/dez/2025 - Sem Comentários
A Águas de Bombinhas informa que, em razão das fortes chuvas desta terça-feira (09), o sistema de telemetria está passando por oscilações. Por esta razão, o abastecimento pode ser afetado na cidade. As equipes já estão atuando para a estabilização do sistema.
Em situações como esta, a Águas de Bombinhas recomenda que a população evite o desperdício e utilize a água tratada prioritariamente para alimentação e higiene.
A concessionária reforça a importância de cada imóvel contar com uma caixa-d’água com capacidade adequada às suas necessidades, conforme recomendação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Com um reservatório domiciliar adequado, o imóvel pode permanecer abastecido por, no mínimo, 24 horas em caso de interrupções no fornecimento público.
Postado por [email protected] em 08/dez/2025 - Sem Comentários
Pensando no bem-estar dos moradores e turistas, as obras de universalização do esgotamento sanitário de Bombinhas seguem somente em ruas estratégicas durante o mês de dezembro. Ainda assim, os investimentos continuam e as obras englobam ligações domiciliares de esgoto, implantação de poços de visita e implantação de novas redes. Nesta semana, as ruas que receberão as frentes de trabalho são: Manjuba, Pavão e Foca.
Com o investimento de R$180 milhões, o novo sistema de esgotamento sanitário é considerado uma das obras mais importantes para Bombinhas. Além de melhorar a qualidade de vida da população e auxiliar na promoção da saúde pública, a implantação da rede representa um investimento direto na preservação ambiental.
“Este é um fator fundamental para Bombinhas, reconhecida como capital nacional do mergulho ecológico e procurada por turistas nacionais e internacionais, devido às suas belezas naturais”, comenta a presidente da Águas de Bombinhas, Reginalva Mureb.
Autorização para ligações na nova rede
Como parte do processo de implantação, vale reforçar que, à medida que os trechos de rede são concluídos e liberados, os moradores recebem uma comunicação oficial da concessionária autorizando a realização das interligações internas. Essa etapa é essencial para que cada imóvel passe a direcionar corretamente seu esgoto para o novo sistema público.
“Lembramos que todas as frentes de trabalho são previamente sinalizadas e comunicadas, visando minimizar impactos no trânsito e garantir segurança aos moradores e trabalhadores”, completa. “Além disso, as residências que são autorizadas a fazerem a interligação recebem a visita ou um comunicado oficial da empresa. Portanto, se a sua rua já foi contemplada com a nova rede, aguarde pois em breve você será comunicado para fazer a interligação”, finaliza Reginalva.
Postado por [email protected] em 02/dez/2025 - Sem Comentários
Saiba quais ruas passam por obras nesta semana
As obras de esgotamento sanitário, que contam com o investimento de R$180 milhões da Águas de Bombinhas, seguem por quatro diferentes ruas nesta semana: Manjuba, Pavão, Baleia Jubarte e Foca. Além das novas tubulações e ampliação de rede, as equipes realizam também a instalação de poços de visita e ligações domiciliares.
Com o objetivo de universalizar o esgotamento sanitário, o município vem dando o exemplo ao seguir o Marco Legal do Saneamento – que determina que 90% da população tenha acesso à coleta e tratamento de esgotos até 2033. Como reforça a presidente da empresa, Reginalva Mureb, as obras são fundamentais para o desenvolvimento sustentável da cidade – que tem no turismo um de seus pilares econômicos.
“Quando iniciamos a concessão, apenas 18% do município possuía tratamento de esgotos. Estamos trabalhando para universalizar a cobertura e garantir ainda mais solidez não só no turismo, mas na valorização imobiliária e na projeção da cidade nos cenários nacional e internacional”, completa.
Vale ressaltar que eventuais interferências no trânsito podem ocorrer pontualmente, e a empresa orienta os motoristas e moradores a redobrarem a atenção ao circular pelas áreas em execução.