Arquivo de abril 29America/Sao_Paulo 2025

Águas de Bombinhas apresenta plano de esgotamento sanitário para empreendedores do turismo durante reunião com vice-prefeito e secretaria de Turismo

Postado por bombinhas em 29/abr/2025 - Sem Comentários

O sistema de abastecimento, uma das maiores conquistas do município, foi relembrado como case de sucesso no encontro, que também contou com a presença do prefeito

A Águas de Bombinhas apresentou, na última quarta-feira (23), uma atualização sobre as obras de esgotamento sanitário para o vice-prefeito e secretário de Turismo, José Antônio Olímpia. As obras do novo sistema do município contam com 11 quilômetros de rede coletora já operando, além de 43 quilômetros de tubulações (que irão operar em breve). O prefeito municipal Alexandre Silva, profissionais da secretaria de Turismo e empreendedores da cidade também participaram da apresentação.

Durante o encontro a concessionária também divulgou dados importantes sobre o andamento das obras – atualmente o sistema conta com 3.300 economias ativas e 6.200 economias a ativar, 12 Estações Elevatórias de Esgoto e uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) com capacidade de tratamento de 40L/s. Conforme Reginalva Mureb, presidente da Águas de Bombinhas relembra, quando assumiu os trabalhos a cidade possuía apenas 18% de seus esgotos coletados e tratados.

“Hoje, com o andamento das obras, já temos 31% de cobertura do novo sistema a ser ativada, totalizando 49% do município”, comenta ela. Para 2025 a empresa prevê a instalação de 10,5 quilômetros de redes coletoras, 900 novas economias e a conclusão de mais quatro Elevatórias de Esgoto, nas ruas Cavalo, Castanheta, Macaco e Esquilo.

“Até o final da implantação teremos cerca de 115 km de rede coletora, 23 Estações Elevatórias e uma nova ETE com vazão média de final de plano de 165 L/s. Um sistema completo e robusto, como Bombinhas merece”, finaliza a presidente.

Conforme o vice-prefeito e secretário de Turismo, José Antônio Olímpia, “o desenvolvimento do esgotamento sanitário fortalece a infraestrutura de Bombinhas, gerando reflexos positivos para a qualidade dos serviços turísticos e para a preservação ambiental, pontos fundamentais para a manutenção da atividade econômica local”, pontua ele.

Já para o prefeito Alexandre da Silva, a parceria com a concessionária é fundamental para o avanço de Bombinhas. “Estamos falando de um investimento que muda a realidade da cidade, melhora a qualidade de vida e impulsiona o desenvolvimento sustentável. Saneamento é saúde, é turismo com responsabilidade, é futuro — e por isso acompanhamos de perto cada etapa”, afirmou.

Sistema de abastecimento

As conquistas do sistema de abastecimento de Bombinhas também foram relembradas durante o encontro. Conforme o coordenador de operações da empresa, Daniel Machado, com mais de dois bilhões de litros de água distribuídos por ano, o sistema está mais do que consolidado.

“Considerando as duas Estações de Tratamento de Água (ETAs), temos uma capacidade de abastecimento de 250L/s distribuídos em mais de 200 quilômetros de rede instaladas no município”, explicou ele.

Durante a apresentação a empresa lembrou os investimentos realizados na cidade, que permitem a captação de água bruta há 27 quilômetros de distância, no Rio Tijucas, tornaram Bombinhas um exemplo.

“O município abraçou a causa do abastecimento e esgotamento sanitário ao abrir a concessão, e hoje já colhe os frutos no desenvolvimento da cidade”, completa a presidente.

Águas de Bombinhas registra recorde no consumo de água tratada deste verão

Postado por bombinhas em 23/abr/2025 - Sem Comentários

Mais de 1 bilhão de litros foram consumidos por moradores e turistas

A Águas de Bombinhas acaba de divulgar dados de consumo de água tratada que impressionam: o município bateu recorde neste verão, o consumo de moradores e turistas ultrapassou 1 bilhão de litros. O volume medido foi do início de janeiro ao fim de março de 2025 e representou um aumento de 15% em relação ao mesmo período do último ano.  

Todos os anos a empresa registra um aumento exponencial no consumo (ou seja, na quantidade de água tratada que passa pelos hidrômetros dos imóveis), mas o crescimento deste verão foi acima da média. O volume total de água consumida foi de 1.109.621 m³, o que representa mais de 1,1 bilhão de litros – ou seja, mais de 1.600 piscinas olímpicas.

Para o coordenador de operações da concessionária, Daniel Machado, o crescimento é fruto de esforços contínuos das equipes e investimentos em tecnologia e equipamentos. “Este recorde apenas comprova o potencial de Bombinhas e como o sistema de abastecimento se consolida, a cada temporada de verão”, comenta ele.

Um dos trabalhos realizados pela concessionária para alcançar estes índices é a redução de perdas de água tratada, no qual Bombinhas é um exemplo catarinense. Enquanto a média nacional gira em torno dos 35% a 40%, no município o índice é de apenas 17% – um número muito inferior. Na prática isso representa maior oferta de água para a população.

Outro ponto de destaque é a atuação instantânea das equipes, que atuam em sistema de plantão 24 horas no atendimento das demandas. Para Reginalva Mureb, presidente da Águas de Bombinhas, os investimentos no sistema automatizado e monitorado sete dias por semana, são diferenciais da cidade.

“Bombinhas é um exemplo em termos de abastecimento e, agora, ganha ainda mais destaque com a implantação do esgotamento sanitário que está em andamento. O município ganhou evidência com estas conquistas e é uma inspiração para outras cidades no estado”, finaliza ela.

COMUNICADO: Reparo em vazamento de rede pode afetar abastecimento em regiões de Bombinhas

Postado por bombinhas em 14/abr/2025 - Sem Comentários

A Águas de Bombinhas informa que, devido a um reparo em um vazamento rede de abastecimento, pode haver precariedade no abastecimento dos bairros Centro, Quatro Ilhas, José Amândio e Bombas nas próximas horas desta segunda-feira (14).

A previsão é de que as equipem concluam os trabalhos até às 18h, com a normalização do abastecimento e da pressão da água de forma gradual, a partir deste horário.

Em situações como essa a concessionária recomenda priorizar o uso da água para alimentação e higiene. Para mais informações ou dúvidas, entre em contato com a nossa central de atendimento pelo telefone 0800 595 4444 ou por mensagem via WhatsApp. Ao entrar em contato, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Com foco na universalização do esgotamento sanitário, Águas de Bombinhas retoma obras no bairro Bombas

Postado por bombinhas em 01/abr/2025 - Sem Comentários

Concessionária investe R$180 milhões no município e vai ao encontro do Marco Legal de Saneamento


Com mais de 54 mil metros de rede de esgoto instaladas em Bombinhas, a concessionária Águas de Bombinhas avança com as obras nas ruas Flamingo e Tangará. Nos próximos dias as equipes estão focadas na instalação da nova tubulação no bairro Bombas. Os investimentos buscam a universalização do esgotamento sanitário na cidade, reconhecida por suas belezas naturais e preservação da natureza.  

Outra novidade para os próximos meses, conforme explica o engenheiro Oldair Toledo da Silva, é a instalação das Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) no Centro de Bombinhas, em Bombas e no José Amândio. “No total, o projeto de Bombinhas contempla 12 elevatórias distribuídas em pontos estratégicos da cidade”, explica ele.

A obra conta com mais de 3.300 economias já conectadas e ativadas e, além disso, está prevista a ativação de mais 6.200 novas economias. Conforme relembra a presidente, Reginalva Mureb, quando iniciou a concessão no município Bombinhas possuía somente 18% de cobertura de coleta e tratamento de esgotos.

“O investimento de R$180 milhões da concessionária, que já vem sendo aplicado na cidade, vai transformar a realidade de Bombinhas e consolidar o município como destino turístico internacional e capital nacional do mergulho”, completa ela. “O esgotamento também abre portas para novos negócios, para o desenvolvimento da construção civil, e suporte fundamental para a preservação do meio ambiente”.

Além disso, o investimento vem ao encontro do Marco Legal do Saneamento que determina que, até 2033, 90% da população brasileira deverá ter acesso à coleta e tratamento do esgoto.