Notícias

Ver notícia

A temporada de verão se aproxima e a Águas de Bombinhas montou um plano de ação para atender moradores e turistas: o Plano Verão. Diversas ações e investimentos fazem parte do protocolo, que desde os últimos meses vem preparando a cidade para o aumento de produção e distribuição de água.

Um dos principais pontos positivos para esta temporada é a capacidade de trabalho da Estação de Tratamento de Água de Bombinhas (ETA Bombinhas). Além da nova estação, a ETA Zimbros também continuará atuando normalmente. De acordo com o coordenador de operações da Águas de Bombinhas, Gabriel Balparda Fasola, ao longo do ano o sistema foi testado e levado ao limite, incluindo equipamentos e dispositivos de segurança. “Realizamos diversos testes para nos certificarmos de que maneira as tubulações e equipamentos iriam responder às exigências do verão”, explica ele.

Outros importantes investimentos também fazem parte da preparação da concessionária para a temporada. Neste ano, por exemplo, sete geradores de energia fazem parte do sistema e estão distribuídos de forma estratégia em diferentes unidades, como captação, booster e estações de tratamento. “Alguns destes equipamentos possuem autonomia para funcionar até quatro dias seguidos”, completa Gabriel.

A Águas de Bombinhas também se programou para ampliar o quadro de pessoal. Cerca de 15 novos profissionais – diretos e indiretos – farão parte das equipes e irão trabalhar em regime de 24 horas por dia (cobrindo inclusive finais de semana e feriados).

Já em relação ao sistema de esgoto, a concessionária – em parceria com a prefeitura municipal – realizou diversas ações de fiscalização e limpeza na rede existente. Para esta temporada um caminhão hidrojato será taticamente posicionado na elevatória da Rua Castanheta. “Teremos um veículo constantemente no local, fazendo a coleta e transporte do esgoto, em casos emergenciais.” detalha o coordenador.

Veja algumas das ações planejadas para a temporada 2019/2020

• Contratação de funcionários extras
• Monitoramento do sistema 24 horas, com o auxílio do Centro de Controle Operacional (CCO)
• Fiscalização das ligações irregulares na rede de esgoto
• Caminhão hidrovácuo próprio, para limpeza das redes de esgoto
• Locação de maquinário pesado, como retroescavadeiras e caminhões. A frota ficará disponível considerando possíveis intermitências.
• Distribuição de materiais de reparo em pontos estratégicos, ao longo da adutora.
• Reforços de rede: ao longo dos últimos meses foram concluídos cerca de 1.500 metros de reforços entre os bairros de Mariscal, Zimbros e José Amândio.
• Em sistema de contingência, foi mantida a parceria com Porto Belo/Casan, caso seja necessário complementar a produção.
• Sobrevoos com drone: foi contratada uma equipe para fazer o monitoramento da adutora com o aparelho, voando sobre todo o sistema.
• Meios de contato com a Águas de Bombinhas: TEL: 0800 595 4444 – (47), para contato por WhatsApp: 99234 1414; e (47) 4063 9268 para ligações de celulares

Compartilhar:

Veja Também

1° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental Saiba mais
1° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental

A premiação busca incentivar a realização de reportagens sobre a importância do saneamento.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Bombinhas é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Bombinhas.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às residências, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Bombinhas.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Bombinhas oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.