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Até agora são quatro dias de trabalho e cerca de 12 profissionais envolvidos na operação

 

Cerca de 12 profissionais da Águas de Bombinhas trabalham revezando durante aproximadamente quatro dias, em sistema de plantão, a fim de reparar no menor tempo possível rompimentos sucessivos da adutora que leva água bruta do Rio Tijucas à Estação de Tratamento de Água (ETA) de Bombinhas.

O trabalho teve início na segunda feira (10) e ainda está em andamento. Exige estratégias avançadas de operação, já que o local apresenta bastante instabilidade no terreno devido às fortes chuvas que passaram pela região nos últimos dias. Entre os dias 5 e 11 choveu na região 105.7 mm, e somente na antevéspera e véspera do rompimento do dia 11, choveu 70 mm.

Conforme a gerente de operações da Águas de Bombinhas, Maraísa Mendonça Oliveira, o time operacional não mede esforços. O comprometimento e garra das equipes demonstra quão importante é a busca do atendimento da população. “Nossos colaboradores vestem a camisa e não fogem dos desafios. Estão trabalhando durante todos os dias e noites, em terreno alagadiço, com o objetivo de levar água tratada aos moradores e turistas o mais breve possível” comenta.

No total, quatro rompimentos foram identificados nesta semana, devido à instabilidade do solo. O primeiro deles ocorreu na segunda-feira (10) e o segundo na terça-feira (11), ambos foram estabilizados após o trabalho em sistema de plantão, durante 24 horas.

Ainda de acordo com Maraísa, os reparos tiveram tal nível de complexidade que foram avaliados como obras na adutora. “Utilizamos duas máquinas pás carregadeira, além de seis caminhões para retirada de material. Também contamos com o apoio de profissionais da controladora de Águas de Bombinhas de outras cidades e estados, que vieram nos prestar auxílio”, completa.

Algumas medidas foram adotadas ao longo do ano a fim de minimizar possíveis imprevistos como estes. A concessionária dispôs materiais de forma estratégia, ao longo da adutora, facilitando o acesso das equipes e agilizando o trabalho de reparo. Além disso, equipes trabalham durante 24 horas no Centro de Controle Operacional (CCO), em um sistema moderno de monitoramento a fim de avaliar o sistema como um todo, desde o ponto de captação até distribuição.

Vale ressaltar que todos os rompimentos foram informados formalmente pela empresa, através de comunicados publicados no site e redes sociais da empresa. Além disso, como plano de contingência, a Águas de Bombinhas dispõe de caminhões pipa que podem ser solicitados pela população.

Para outras informações, e para solicitar o caminhão pipa, é possível entrar em contato com a Águas de Bombinhas através dos seguintes telefones: 99234-1414 no aplicativo Whatssap, 4063-9268 (para ligações de celular) e 0800 595 4444 (para ligações de telefone fixo).

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