Notícias

Ver notícia

Projeto “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” tem patrocínio da Águas de Bombinhas

Uma experiência interativa e única que faz o visitante viajar pelo ciclo da água por meio de instalações artísticas e óculos de realidade virtual, com mostra de cinema ambiental. Essa é a proposta da exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, que estará na Praça Antenor Júlio do Espírito Santo, ao lado da Escola Dilma Mafra, no centro de Bombinhas (SC), entre os dias 9 e 12 de novembro. Na quinta (9/11) e na sexta (10/11), o atendimento será restrito a escolas, mediante agendamento. No sábado (11/11) e no domingo (12/11), a exposição ficará aberta ao público em geral das 14h às 18h. Haverá exibição de curtas metragens ambientais, na “Mostra Cine ao Ar Livre”, que acontece sábado e domingo (dias 11/11 e 12/11), às 18h30. A entrada é gratuita.

A exposição é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, produzida pela 3 Apitos Cultura. O apoio local é da Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Bombinhas. O patrocínio é da Águas de Bombinhas.

Com o tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”, o projeto tem como objetivo despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora. A exposição acontece em um Tech-Truck, um caminhão com uma multiplataforma digital que leva diversas ferramentas artísticas e tecnológicas para conectar o público por meio da visão, do som e do movimento, de forma a proporcionar uma experiência totalmente interativa. 

O projeto já esteve em diferentes estados do Brasil, como Mato Grosso, Rondônia, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul e passará, até o segundo semestre de 2024, por Espírito Santo, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará e Amazonas. Em Santa Catarina, além de Bombinhas (9/11 a 12/11), o projeto passará por Camboriú (16/11 a 19/11), Penha (23/11 a 26/11) e São Francisco do Sul (30/11 a 3/12).

“A expectativa é manter o sucesso que tivemos nas outras regiões e atender um público diverso, com uma abordagem acessível e atrativa para dialogar com crianças e adultos sobre a temática do meio ambiente e da preservação dos recursos hídricos”, afirma Guilherme Mello, um dos coordenadores do projeto.

Já para a presidente da Águas de Bombinhas, Reginalva Mureb, além de levar abastecimento e esgotamento sanitário ao município, um dos objetivos da concessionária é, também, o de apoiar eventos que fomentem a cultura e educação. “Incentivar iniciativas como esta fazem parte dos nossos valores e nossa missão nas cidades onde atuamos. Acreditamos que investir nas comunidades, principalmente nas crianças, transforma o mundo que queremos viver “, completa ela.

Mostra de Cinema 

Compõe o projeto a exibição dos filmes da “Mostra Cine ao Ar Livre”. A curadoria é da ONG Ecofalante, iniciativa que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade. Após as sessões, haverá ainda uma roda de conversa. Todas as atividades são gratuitas. “Cada sessão contará com exibições de filmes que irão levar aos espectadores questões sobre preservação ambiental e sustentabilidade, de uma maneira lúdica e atrativa para todas as idades”, diz Leonardo Magnin, um dos coordenadores do projeto.

PROGRAMAÇÃO

Projeto itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” 

Local: Praça Antenor Júlio do Espírito Santo, em Bombinhas (SC)

Quinta (9/11) e sexta (10/11)

Atendimento restrito a escolas, mediante agendamento

Sábado (11/11) e domingo (12/11)

Exposição: 14h às 18h 

Cinema ao ar livre: 18h30

SERVIÇO

Mais informações podem ser obtidas pelo site oficial do projeto: https://www.olhodagua.art.br/O Instagram é @expo_olhodagua

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Bombinhas oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

2° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental Saiba mais
2° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental

A premiação busca incentivar a realização de reportagens sobre a importância do saneamento.

Principais Dúvidas Saiba mais
Principais Dúvidas

A ligação de esgoto na rede pública é obrigatória, conforme determina o art. 45 da Lei Federal 11.445/2007 e no regulamento de serviços d...

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às residências, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Bombinhas.