Notícias

Ver notícia

A Águas de Bombinhas programou um cronograma de descargas preventivas, para auxiliar na manutenção da qualidade da água distribuída à população. As equipes mapearam cerca de 25 locais onde as descargas serão realizadas – uma operação totalmente segura e sem qualquer tipo de custo aos moradores.

A operação é realizada por meio dos pontos de descargas, acessórios instalados em locais estratégicos da rede de distribuição e têm a função de expurgar a água da tubulação, colaborando na limpeza do sistema e mantendo a qualidade da água distribuída.

Conforme Lucas Nogueira, coordenador de operações da Águas de Bombinhas, geralmente a descarga de rede é realizada como contingência quando ocorre algum rompimento na tubulação– casos onde pode ocorrer alteração da qualidade. Com esse plano de ação, a concessionária está mudando a forma de trabalhar.

“A descarga é uma ação operacional adotada em casos de manutenções corretivas, a fim de evitar que materiais sólidos decorrentes da execução entrem na rede de água e alterem a sua qualidade. Com o cronograma, estamos alterando a lógica de trabalho. Ao invés de sermos corretivos, seremos preventivos”, explica ele. “Procedimentos assim evitam possíveis intempéries, como reclamações de qualidade no sistema, e nos ajudam a garantir a qualidade da água para a população”, completa.

Os principais locais onde estão instalados os pontos de descargas são em regiões como final de rede ou partes baixas, por exemplo, onde pode ocorrer acúmulo de sedimentos. Por essa razão os moradores não precisam estranhar caso presenciem uma descarga, que nada mais é do que a retirada de água das tubulações.

“A primeira vista as pessoas podem estranhar, pois pode parecer desperdício, ou um vazamento de água. Mas é uma manutenção totalmente controlada e projetada pelas equipes”, explica Lucas.

Compartilhar:

Veja Também

Sanear Bombinhas Saiba mais
Sanear Bombinhas

A Águas de Bombinhas trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento na cidade de Bombinhas.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Bombinhas e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Principais Dúvidas Saiba mais
Principais Dúvidas

A ligação de esgoto na rede pública é obrigatória, conforme determina o art. 45 da Lei Federal 11.445/2007 e no regulamento de serviços d...