Notícias
Ação, organizada pela prefeitura municipal, contou com o apoio de empresas, organizações e voluntários
Lonas, sacos de lixo, sacolas, pneus e garrafas PET: esses foram alguns dos materiais recolhidos da natureza durante a ação de limpeza das praias, promovida pela prefeitura municipal por meio da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente (Famab), com o apoio de voluntários e da Águas de Bombinhas. A ação foi realizada para encerrar o mês de setembro celebrando o Dia Mundial de Limpeza das Praias e Rios (mundialmente conhecido como Clean Up Day). Trata-se de uma ação mundial que desde 2011 mobiliza milhares de pessoas para a retirada de resíduos sólidos destes ecossistemas.
A limpeza das praias estimula ações de voluntariado e a cidadania, além de chamar a atenção para os cuidados com o meio ambiente e a preservação da riqueza natural de Bombinhas. Raquel Garcia Helm, bióloga e responsável pelos projetos sociais da concessionária, lembra que ações que promovam o desenvolvimento sustentável são sempre tratadas como prioridade dentro da empresa.
“O mais gratificante é a experiência de fazer um pouquinho para ajudar no nosso ecossistema, isso já é uma enorme satisfação”, comenta.
O supervisor de operações da Águas de Bombinhas, Josias Enrik Garcia, conta que sempre participa de ações que envolvam a comunidade pois essa é uma forma de “retribuir tudo o que a natureza nos oferece”. Ainda de acordo com o colaborador, que ficou responsável pela limpeza no canto da praia de Zimbros, esta não é a primeira vez que ele participa de trabalhos voluntários.
“O que me motiva a fazer isso é a sensação de que estou fazendo a minha parte, se ninguém pensar assim a tendência é só acumular lixo. Nós fazemos isso para a natureza”, completa ele.
Clean Up Day
Em Bombinhas, o Clean Up Day foi realizado nas praias e/ou rios de Bombas/Ribeiro, Quatro Ilhas, Mariscal, Conceição e Zimbros e contou com cerca de 44 voluntários, distribuídos nestes pontos.
Promovida pela prefeitura, a ação contou com o apoio das Secretarias Municipais de Educação, Infraestrutura Urbana, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Assistência Social e da Pesca, Programa Escola do Mar, Instituto Tartabinhas, AEMB/CDL, Say Muller e Parley for the Ocean.
De acordo com dados divulgados pela Famab, no total foram coletados 5542 itens de resíduos distribuídos nas seguintes categorias: Plástico/Micro Plástico; Borracha, Madeira Processada, Produtos têxteis, Papel, Metal, Vidro ou cerâmica; Materiais de pesca e Outros resíduos (p.e. bitucas de cigarro). Desse total de itens, 4171 foram considerados passíveis de reciclagem, sendo então destinados para tal.
Os demais itens (como bitucas de cigarro, fraldas e entulhos) foram classificados como rejeitos e/ou resíduos orgânicos e armazenados em sacos pretos para destinação à coleta convencional. Destes, foram coletados um volume total de 1500 litros nas cinco praias.