Notícias

Ver notícia
Atividade, promovida pela Famab, reuniu voluntários e encerrou a Semana do Meio Ambiente na cidade

Mais de 30 sacos repletos de lixo como garrafas plásticas, bombonas e latinhas foram retirados da praia de Zimbros, em uma ação que encerrou a Semana do Meio Ambiente de Bombinhas. A atividade, realizada na última semana, foi promovida pela Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas (Famab) e contou com a participação de voluntários de diferentes instituições como a Águas de Bombinhas, projeto Tartabinhas e secretaria de Turismo.

A limpeza das praias estimula ações de voluntariado e a cidadania, além de chamar a atenção para os cuidados com o meio ambiente e a preservação da riqueza natural de Bombinhas. Alex Schwabe, responsável pelo setor de Responsabilidade Social da Águas de Bombinhas, lembra que ações que promovam o desenvolvimento sustentável são sempre tratadas como prioridade dentro da empresa.

“O mais gratificante é a experiência de fazer um pouquinho para ajudar no nosso ecossistema, isso já é uma enorme satisfação”, comenta ele. “O que mais nos impactou foi a quantidade de lixo, você olha nas praias e não tem noção da sujeira que é deixada nos locais”, completa Alex.

Ainda de acordo com Schwabe, durante a limpeza as equipes ainda fizeram o resgate de uma tartaruga que estava enroscada numa rede de pesca. “Também encontramos muitos pedaços pequenos de plástico, ou microplástico, que é um problema sério para os seres marinhos”, afirma.

Conforme as informações divulgadas pela Famab, que separou e pesou o material coletado, foram retirados da natureza cerca de: três sacos de lixo (de 300 litros) de plástico, um saco de lixo de restos de rede de pesca, 10 quilos de metal e 10 quilos de vidro, além de outros materiais diversos.

A bióloga da Famab, Letícia Frozza Teive, explica que o ideal é que ações como esta fossem realizadas semanalmente, ou pelo menos uma vez por mês, já que o lixo está sempre em movimento. “A quantidade de resíduos é absurda, mesmo que não tenha urbanização na área da Costeira, que é um parque municipal. Isso porque aquela região sofre muito com a influência da maré, então o lixo não é necessariamente depositado ali, mas trazido com o oceano”, explica ela.

Para encerrar, a bióloga relembrou que o plástico ainda é o lixo mais comum, o que “nos faz refletir sobre os usos que estamos fazendo dos materiais”. Ainda de acordo com ela, o microlixo, que muitas vezes passa despercebido, causa um impacto profundo na natureza, fauna e flora da vida marinha. Por isso a promoção de ações de limpeza, tanto por parte do poder público quando por parte da comunidade, são essenciais.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Bombinhas oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.