Notícias

Ver notícia

Já pensando na próxima temporada de verão, a Águas de Bombinhas participou de uma reunião com a secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Fundação de Amparo ao Meio Ambiente (Famab) de Bombinhas onde o tema principal abordado foi a certificação da Bandeira Azul. O município, que possui um conselho gestor para ações envolvendo a certificação internacional, trabalha durante todo o ano para garantir os requisitos necessários para a obtenção do reconhecimento.

Na última temporada, três praias de Bombinhas se destacaram com a distinção: Conceição, Mariscal e Quatro Ilhas. Durante o encontro o município apresentou as diversas atividades que são realizadas com o objetivo de garantir o selo, atividades focadas no meio ambiente, segurança, educação e turismo sustentável na gestão desses espaços.

Raquel Garcia Helm, bióloga e responsável pelos projetos socioambientais da concessionária, lembrou das iniciativas e projetos sociais promovidos pela empresa, que podem ajudar na manutenção da certificação social. “Temos o Saúde Nota 10, desenvolvido nas escolas públicas do município, o Portas Abertas que convida a comunidade a conhecer nossas instalações, o De Olho no Óleo, que coleta óleo usado em pontos do município, etc. Esses são só algumas das diferentes maneiras que podemos apoiar as secretarias nessas conquistas”, lembrou ela.

Durante o encontro o coordenador de comunicação da Águas de Bombinhas, Marco Antônio Campesatto, também apresentou a estrutura de trabalho da concessionária lembrando que existe uma equipe especializada dentro do setor de Responsabilidade Social que pode apoiar as ações. “Estamos aqui para somar e auxiliar nas conquistas de Bombinhas. A Bandeira Azul é uma certificação muito importante que consolida a cidade em sua posição de vitrine para o Brasil e o mundo”, completa ele.

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Social, Marlene de Sena, lembrou que atualmente existe em Bombinhas um departamento de Gestão das Praias, focado exclusivamente em alinhar as demandas das praias entre as demais secretarias. “Nosso olhar está nos cuidados com a balneabilidade, infraestrutura e outras demandas necessárias para bem atender os moradores e turistas. Esta foi a primeira temporada que atuamos com esse departamento, é ainda uma novidade e somos o primeiro município da região a criar esse sistema de trabalho”, completa ela.

Antes de concluir o encontro o presidente da Famab, Flávio Martins, lembrou que o comitê da Bandeira Azul é composto por vários profissionais que atuam em diferentes áreas como representantes da secretaria de Obras, setor jurídico e secretaria de Saúde, por exemplo. “É um trabalho e uma prestação de contas constante, no qual passamos por validações nacionais e internacionais, tudo para garantir o melhor para Bombinhas”, conclui ele.

Compartilhar:

Veja Também

3° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental Saiba mais
3° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental

A premiação busca incentivar a realização de reportagens sobre a importância do saneamento.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Sanear Bombinhas Saiba mais
Sanear Bombinhas

A Águas de Bombinhas trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento na cidade de Bombinhas.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Bombinhas é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Bombinhas.