Notícias
A Aegea – líder em saneamento privado privada no Brasil e holding controladora das Águas de São Francisco do Sul, Águas de Penha, Águas de Camboriú e Águas de Bombinhas – foi o grande destaque da edição 2023 do prêmio “Melhores do ESG 2023”, promovido pela revista Exame em parceria com o Ibmec, sendo reconhecida como Empresa do Ano e campeã da categoria “Saneamento e Meio Ambiente”. O Melhores do ESG é considerado o guia do mercado corporativo consciente e de responsabilidade social no Brasil. A premiação aconteceu dia 13, em São Paulo, capital.
Rogério Tavares, Vice-Presidente de Relações Institucionais, subiu ao palco para receber o reconhecimento de “Empresa do Ano”. O executivo comemorou o feito inédito para a Aegea. “Estamos orgulhosos por isso, este é um marco muito importante não só para a Aegea, mas para o setor de saneamento como um todo, uma vez que representa a chegada de saúde e dignidade para os lares. Buscamos deixar um legado positivo de nossa atuação, tanto do ponto de vista ambiental, como socioeconômico, sempre alinhados aos princípios ESG”, diz.
O relacionamento com as pessoas e o meio ambiente é uma das principais responsabilidades da companhia, que tem como um de seus pilares a Licença Social para Operar, que busca a permissão da sociedade de cada região onde está presente, para atuar a partir da confiança da população. Outro compromisso da empresa é no âmbito econômico social. Hoje, são 1,7 milhão de pessoas beneficiadas pela Tarifa Social, que oferece desconto na conta de água e de esgoto às famílias vulneráveis. No ano passado a Aegea foi a primeira empresa de saneamento a emitir Bond vinculado a metas ESG na América Latina e pioneira no Brasil a se comprometer com metas de diversidade racial em cargos de liderança.
Para Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea, que subiu ao palco para receber o prêmio da categoria “Saneamento e Meio Ambiente”, o ESG faz parte da natureza do negócio. “O saneamento tem impacto direto na vida das pessoas, levando saúde, geração de emprego e movimentando a economia local. Além disso, a Aegea tem uma enorme atenção e investe nas melhores práticas e parcerias para preservação e recuperação do meio ambiente”, completou. Uma das evidências do trabalho ambiental da Aegea é com a Águas do Rio, concessionária da companhia no Rio de Janeiro, que tem o grande objetivo de contribuir de forma significativa para a recuperação da Baía de Guanabara e da Bacia do Rio Guandú.
“O mérito de ‘Empresa do Ano’ não foi atribuído apenas pelo nosso trabalho contínuo no âmbito externo, mas também pelas ações feitas internamente. A Aegea reconhece a importância que o setor carrega, por isso, temos entre os nossos propósitos a promoção de uma sociedade inclusiva, começando por um ambiente de trabalho mais igualitário, que estimule o respeito e a valorização das diferenças em um movimento de dentro para fora”, completou Márcia Costa, vice-presidente de gestão de pessoas.
Saiba mais
O “Melhores do ESG” é um dos principais guias do capitalismo consciente e da responsabilidade social no Brasil e visa condecorar as empresas que se destacam em seu compromisso com a sustentabilidade, responsabilidade social e boa governança. A premiação busca incentivar práticas mais conscientes e sustentáveis nas organizações, além de promover a transparência e a divulgação de informações relevantes sobre ESG no mercado empresarial.