Notícias
Cerimônia realizada em Balneário Camboriú reconhece a importância da cobertura jornalística sobre o tema e incentiva a produção de reportagens e conteúdos de qualidade em Santa Catarina
Em uma noite que valorizou a produção jornalística de qualidade, profissionais de comunicação de Santa Catarina foram reconhecidos por suas reportagens e conteúdos sobre saneamento básico. A terceira edição do Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental, promovida pelas concessionárias Águas de Bombinhas, Águas de Camboriú, Águas de Penha e Águas de São Francisco do Sul, empresas da AEGEA SC, celebrou a excelência jornalística em um tema fundamental para a saúde pública e o meio ambiente.
A cerimônia de premiação, realizada na última quinta-feira (21), no Ocean Palace, reconheceu os melhores trabalhos jornalísticos sobre saneamento básico produzidos em 2024. Profissionais de diferentes veículos de comunicação, colaboradores da Aegea, autoridades e os próprios vencedores marcaram presença no evento.
A análise dos conteúdos foi realizada previamente por uma comissão julgadora composta por Vinícus Batista, professor na Universidade do Vale do Itajaí (Univali); Billy Culeton, da Associação Catarinense de Imprensa (ACI); e Gabriela Mendonça, gerente executiva de Comunicação e Marketing da AEGEA Regional Sul, que avaliou os trabalhos inscritos nas categorias áudio, texto, vídeo e mídias sociais. No total, foram distribuídos R$ 54 mil em prêmios em dinheiro, além de troféus e certificados.
Inscrições de todo o Estado
A iniciativa, que já se consolida como um dos principais eventos de jornalismo de Santa Catarina, recebeu inscrições de diversas regiões do Estado. Entre os vencedores, destacam-se a jornalista Renata Rutes, do jornal Página 3, primeira colocada na categoria Texto, que desenvolveu uma profunda análise dos desafios hídricos em Camboriú e Balneário Camboriú; e Maressa Machado, jornalista da NDTV Itajaí, primeira colocada na categoria Vídeo, que chamou a atenção para a importância do saneamento básico para o turismo em Bombinhas.
Gerson Fellipi, profissional da Rádio Menina, venceu a categoria Áudio com uma matéria sobre o sonho do saneamento básico em Camboriú, entrevistando crianças e professores de uma escola pública; e Margaret da Silva Paim de Oliveira, do Jornal O Correio SC, foi a primeira colocada em Mídias Sociais com um conteúdo sobre as “cariocas”, bicas de água que são um importante patrimônio histórico e cultural de São Francisco do Sul mas que alertam para o risco de consumir água sem tratamento adequado.
“Estou muito feliz e grata pelo reconhecimento ao trabalho que desenvolvo no Página 3. Quero parabenizar também a AEGEA por acreditar no jornalismo catarinense e por dar voz a um tema tão importante, o saneamento básico. A minha reportagem foi sobre a crise hídrica que Camboriú e Balneário estão prestes a viver em 2025, um tema que precisa de atenção do público e dos governos municipais das duas cidades”, pontuou Renata.
A presidente das concessionárias AEGEA em Santa Catarina, Reginalva Mureb, destacou a importância do prêmio para incentivar a produção de conteúdo de qualidade e promover a conscientização da população sobre a importância do saneamento básico. “Estamos gratos e muito felizes com a adesão dos profissionais da imprensa ao prêmio. Nossa expectativa é que a cada edição, ele tenha um impacto ainda maior na sociedade, inspirando novos jornalistas a abordarem este tema tão relevante”, afirmou Reginalva.
O jornalista Billy Culleton, um dos jurados, ressaltou o alto nível das reportagens apresentadas e a diversidade de abordagens sobre o tema. “Os trabalhos premiados demonstram a importância do jornalismo em promover a discussão sobre o saneamento básico e em contribuir para a construção de um futuro mais sustentável para Santa Catarina”, afirmou Culleton.
Vencedores do 3º Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental:
CATEGORIA TEXTO
1º lugar: Renata Rutes
Veículo: Página 3
Matéria: Entre o passado e o futuro: desafios hídricos em Camboriú e Balneário Camboriú
2º lugar: Vilmar Carneiro
Veículo: Carneiro News
Matéria: Quinca Ludo: Uma lagoa entubada
3º lugar: Fernando Assanti
Veículo: Linha Popular
Matéria: Saneamento básico e mudanças no clima: Camboriú está preparado para o futuro?
4º lugar: Otávio Timm
Veículo: O Município de Brusque
Matéria: Saneamento básico e mudanças no clima: Camboriú está preparado para o futuro?
5º lugar: Thiago Facchini
Veículo: O Município de Joinville
Matéria: Como o tratamento de esgoto em São Francisco do Sul pode servir de exemplo na preservação da baía da Babitonga
CATEGORIA VÍDEO
1º lugar: Maressa Machado
Veículo: NDTV Itajaí
Matéria: Bombinhas se destaca internacionalmente por praias com águas limpas
2º lugar: Brunela Maria
Veículo: Visor Notícias
Matéria: Tecnologia no saneamento básico garante futuro do turismo em Bombinhas
3º lugar: Juliana Senne
Veículo: NDTV Itajaí
Matéria: Saneamento básico em Camboriú: coleta e tratamento de esgoto chegam à cidade
4º lugar: Walter Quevedo
Veículo: NSC TV
Matéria: Onças-pintadas podem voltar a habitar área da Mata Atlântica em SC
5º lugar: Maria Eduarda Macedo
Veículo: TV Mocinha
Matéria: Impactos da falta de esgotamento sanitário em Camboriú devem ser solucionados em breve
CATEGORIA ÁUDIO
1º lugar: Gerson Fellipi
Veículo: Rádio Menina
Matéria: Especial Águas: Camboriú e o sonho de um futuro saneado
2º lugar: Rafael Custódio
Veículo: CBN Joinville
Matéria: Saneamento é Saúde
3º lugar: Mari Junkes
Veículo: Rádio Câmara
Matéria: Camboriú e os impactos da falta de rede de esgotamento sanitário na cidade
CATEGORIA MÍDIAS SOCIAIS
1º lugar: Margaret da Silva Paim de Oliveira
Veículo: Instagram do Jornal O Correio SC
Conteúdo: Preservando a história, cuidando da saúde
2º lugar: Anderson Vieira
Veículo: Facebook do Olhar do Vale
Matéria: O repórter Peixoto
3º lugar: Edenilson Pozzobon
Veículo: Facebook do Janelão
Matéria: Um marco Ambiental: Penha inaugura sua primeira estação de tratamento de esgoto