Notícias

Ver notícia

O uso de energia elétrica proveniente do mercado livre de energia e de geração distribuídas nas concessionárias Águas de São Francisco do Sul, Águas de Penha, Águas de Camboriú e Águas Bombinhas, todas em Santa Catarina, alcançou o índice de 82%, nos seis primeiros meses de 2023. A mais recente estrutura das quatro concessionárias a ingressar no mercado de energia limpa foi a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE-Ubatuba), em São Francisco do Sul. Com ingresso da ETE – Ubatuba no programa de energia limpa, toda a energia utilizada pela estrutura será proveniente da energia eólica.

Conforme o coordenador do Centro de Operações Integradas da Regional SC, Henrique Gonçalves Mendes, para que as concessionárias atingissem o índice de 82% de uso de energia limpa, foi necessário uma série de adequações as instalações operacionais e parcerias com fornecedores. Se considerado o índice de uso de energia limpa de cada concessionária, no entanto, ele está dividido da seguinte forma: São Francisco do Sul (90%); Bombinhas (86%), Camboriú (50%) e Penha (40%).

Henrique lembra que o uso de energia limpa nas concessionárias vem crescendo de forma gradativa. Em 2021 este índice era de 18%, aumentou para 70% em 2022 e agora, em 2023, chegou a 82% no primeiro semestre do ano. Além disso, o uso de energia proveniente do mercado livre de energia e de geração distribuídas está em linha com o Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS7) estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como foco a garantia de acesso à energia limpa para todas as pessoas até 2030.

Sabia mais

O Ambiente de Contratação Livre (ACL) segue em expansão no Setor Elétrico Brasileiro. Em 2022, o mercado livre de energia identificou um aumento de 17% no número de unidades consumidoras. O consumo nesse ambiente ultrapassou os 24 mil MWmed, representando 37% de toda a energia consumida no país. Além disso, 61% da geração de energia das fontes renováveis incentivadas atende o mercado livre.

Já a geração distribuída no Brasil já aumentou 2.5 GW de janeiro a abril deste ano, segundo a Agencia Reguladora (ANEEL). Geração distribuída é quando os consumidores geram energia para consumo próprio, principalmente a partir de placas solares. Os projetos têm acesso à rede de distribuição e injetam no sistema o excedente da energia gerada.

Compartilhar:

Veja Também

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às residências, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Bombinhas.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Bombinhas e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Bombinhas oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Bombinhas é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Bombinhas.