Notícias

Ver notícia

 

O trabalho nas alturas envolve planejamento, organização e, principalmente, muita segurança. Pensando nisso a Águas de Bombinhas promoveu, durante a última semana, um treinamento especial para os colaboradores. O objetivo foi de atualizar as habilidades dos trabalhadores que atuam em ambientes elevados, como os reservatórios e a própria Estação de Tratamento de Água (ETA) de Bombinhas.

Para Leonardo Sobreira Caleiro, técnico de Segurança do Trabalho da empresa, o treinamento cumpre as exigências estabelecidas de acordo com a Norma Regulamentadora 35, que estabelece os requisitos mínimos de proteção para o trabalho em altura. “A norma garante a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com serviços realizados acima do solo, desde o seu planejamento, passando pela organização até a execução”, completa. “. Para garantir que todos estejam em sintonia durante essa execução, a NR-35 estabelece as normas, deveres e parâmetros para um trabalho seguro e feito com responsabilidade”.

Durante o treinamento os colaboradores colocaram em prática alguns conhecimentos como trabalhar com nós e cordas de segurança, subidas e descidas em locais altos por meio de escadas e, também, treinaram o içamento com o auxílio de equipamentos.

O coordenador de operações da Águas de Bombinhas, Gabriel Balparda Fasola, participou do treinamento e afirma que os compromissos devem ser assumidos tanto pela empresa quanto pelos colaboradores. “Todas estas responsabilidades, como o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), devem ser assumidas e encaradas seriamente”, comenta ele. “A manutenção e atualização dos conhecimentos sobre o trabalho em altura é essencial para que possamos atuar com segurança e cumprindo as normativas”, encerra Gabriel.

A ação foi promovida também como forma de encerramento do Abril Verde, uma data importante para a segurança do trabalho. De acordo com o diretor executivo da Águas de Bombinhas, Rodrigo Lacerda o movimento engloba ações de conscientização e o reforço para os cuidados dentro das empresas, atuando especialmente na prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. “O cuidado com os nossos colaboradores é tão importante quanto o cuidado com o trabalho que desenvolvemos. As pessoas são o que movem nossa empresa, e pensar em sua segurança é pensar na comunidade”, completa ele.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Bombinhas e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

1° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental Saiba mais
1° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental

A premiação busca incentivar a realização de reportagens sobre a importância do saneamento.