Notícias
A reunião, que faz parte do programa Afluentes, foi realizada no salão paroquial, no Centro da cidade
Moradores de Bombinhas, lideranças de bairros e associações estiveram reunidos com representantes da Águas de Bombinhas, na noite desta terça-feira (16), para debater assuntos voltados à prestação de serviços da concessionária. O objetivo do encontro, que partiu de um convite da empresa, foi apresentar ações do Plano Verão, trazer um panorama sobre a universalização do abastecimento e esgotamento sanitário, responder os questionamentos, além de ouvir outras demandas da população.
A reunião fez parte do programa Afluentes – uma iniciativa que aproxima empresa e comunidade durante encontros virtuais e presenciais ao longo do ano. Durante a noite, os moradores apresentaram algumas provocações voltadas principalmente ao modelo de estrutura tarifária.
Para debater o assunto, vale lembrar que Bombinhas possui características específicas, que ajudam a compreender seu cotidiano e as particularidades do sistema de abastecimento. É uma cidade de pequeno porte (aproximadamente 24 mil habitantes conforme dados divulgados pelo IBGE), mas que durante a temporada pode receber mais de 400 mil pessoas. Isto impacta diretamente nas infraestruturas da cidade, fazendo com que tratamento de água e coleta e tratamento dos esgotos tenham que ser dimensionados para os momentos de pico de abastecimento.
Além disto, em Bombinhas não há manancial suficiente para captação da água para tratamento e atendimento da população, conforme ressalta Reginalva Mureb, presidente da concessionária. A água bruta é trazida de Tijucas, há 27 km, passando por Porto Belo e chegando na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Zimbros com a ajuda de bombeamento. Ou seja, uma operação complexa e tecnológica.
Outra característica do município é a locação de seus imóveis (por locação direta com proprietário ou plataformas como Airbnb) para a alta temporada. Diversos moradores possuem imóveis com várias economias comerciais e/ou residenciais, fazendo com que o proprietário pague por mais de uma tarifa mínima (também na baixa temporada).
Todos estes pontos foram ressaltados durante o encontro, com o objetivo de contextualizar à comunidade as particularidades do município. “Como empresa de Bombinhas, nós da concessionária estamos sempre dispostos a ouvir a população e buscar soluções em conjunto”, explica a presidente.
Outra demanda apresentada pela população foi a preocupação sobre o avanço das obras de esgotamento sanitário, incluindo a nova Estação de Tratamento de Esgotos (ETE). “Nossos clientes questionaram, também, sobre a nova ETE e quando ocorrerá a universalização, apresentaram dúvidas sobre o preço das tarifas, especialmente na baixa temporada”.
A concessionária reafirmou os prazos contratuais vinculados também a um Termo de Ajuste de Conduta com o Ministério Público, e ressaltou que deve cumprir todas as autorizações exigidas pelos órgãos ambientais.
Por fim, a Águas de Bombinhas ouviu os moradores, prestou esclarecimentos e se comprometeu em apresentar, em 30 dias, respostas as demais demandas coletivas e, em curto prazo, sobre questões individuais levadas pelos clientes.
Programa Afluentes
O Programa Afluentes é uma iniciativa da concessionária que cria um canal de diálogo direto e aberto com a comunidade, promovendo reuniões para informar sobre projetos de saneamento, esclarecer dúvidas sobre os serviços e receber sugestões, fortalecendo a relação entre empresa e moradores.
