Notícias
Somente no primeiro dia de uso, robô identificou sete irregularidades na região do Centro
Uma tecnologia inédita acaba de chegar na cidade de Bombinha para reforçar as fiscalizações da Operação Língua Negra: a prefeitura, com o apoio da Águas de Bombinhas, tem usado um robô com vídeo inspeção nas operações. O equipamento, manuseado de forma remota, é inserido dentro das galerias pluviais onde circula fazendo registros de imagens, que são transmitidas às equipes.
Segundo o prefeito Alexandre da Silva, o uso da tecnologia reforça o compromisso do município com a preservação ambiental e a qualidade das praias. “Quem faz ligação irregular de esgoto está prejudicando toda a cidade. É um dano ambiental grave, que compromete nossos córregos, o mar e a balneabilidade das praias, além de afetar diretamente a saúde da população. Por isso, além de fiscalizar, contamos com o apoio da comunidade. Se o morador identificar situações irregulares, é fundamental que denuncie. A participação de todos é essencial para proteger Bombinhas e garantir praias limpas e próprias para banho”, afirmou.
O robô é composto por uma espécie de drone com um monitor acoplado. O equipamento vai transmitindo as coordenadas de onde circula e, com a ajuda das imagens, é possível verificar as possíveis interligações irregulares.
As equipes estrearam o uso da tecnologia, cedida pela Águas de Bombinhas juntamente com o trabalho dos técnicos especializados, nesta semana. Somente no primeiro dia de uso o robô percorreu aproximadamente 600 metros de tubulação no bairro Centro. Sete irregularidades foram identificadas com o uso do equipamento, e todos os casos registraram esgoto sanitário sendo despejado em drenagem pluvial.
De acordo com a presidente da Aegea Santa Catarina, Reginalva Mureb, a concessionária está apoiando o município na manutenção do Selo das Bandeiras Azuis, “assim como nas ações que combatem as interligações irregulares de esgotos nas redes de drenagens do município, que são próprias para escoamento de águas de chuvas. Esta é uma ação de extrema importância para proteção das praias numa cidade de vocação turística como Bombinhas”, conclui ela.
As fiscalizações devem continuar pelos próximos dias e, os responsáveis pelas irregularidades identificadas são notificadas pela prefeitura municipal. O lançamento irregular de esgoto é considerado crime ambiental, conforme a legislação vigente, e está sujeito a autuação, multa e demais sanções legais.
