Notícias

Ver notícia

Os primeiros 30 dias do novo laboratório de análises de água da Aegea de Santa Catarina acumulou cerca de 1.800 testes em amostras das quatro concessionárias catarinenses. O espaço, que atende a Águas de Bombinhas, Águas de Camboriú, Águas de Penha e Águas de São Francisco do Sul tem o objetivo de otimizar o tempo entre as análises e resultados, além de garantir mais segurança operacional.

Diversos tipos de análises vem sendo realizadas no laboratório, tanto na parte física quanto química. Conforme o coordenador do Centro de Operações Integradas da Regional SC, Henrique Gonçalves Mendes, sã verificados os níveis de cloro residual livre, turbidez, cor aparente, pH e flúor, por exemplo. Outros testes relacionamos aos microorganismos também são realizados no espaço, como a presença de bactérias como coliformes e clorofila.

“As análises são totalmente de confiança e seguem um plano de amostragem apresentados às Vigilância Sanitária de cada cidade. Levam em consideração o número de habitantes, então, quanto maior o número de habitantes na cidade, maior será o número de análises realizadas”, explica ele.

Com mais autonomia, o novo laboratório conta com equipamentos modernos e tecnologia avançada para a produção das análises. Um dos equipamentos, a estufa para cultura bacteriológica, é utilizada para a incubação, crescimento e multiplicação de microrganismos sob condições controladas, por meio de temperaturas controladas e uniformes.

Já o Sistema Quanti-Tray, utilizado no laboratório, “possibilita contagens bacterianas de forma fácil, rápida e exata. São usados para a quantificação de coliformes, escheria coli, entre outros microrganismos” conforme completa Henrique.

Para Reginalva Mureb, presidente da regional Aegea SC, os investimentos só comprovam o comprometimento das concessionárias com os municípios.

“Entre nossos objetivos está a universalização do abastecimento nas cidades que atendemos, e entrega da água tratada com cada vez mais qualidade e segurança. Nossos investimentos só comprovam o compromisso com os moradores e visitantes”, completa ela.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Bombinhas é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Bombinhas.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Sanear Bombinhas Saiba mais
Sanear Bombinhas

A Águas de Bombinhas trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento na cidade de Bombinhas.

Principais Dúvidas Saiba mais
Principais Dúvidas

A ligação de esgoto na rede pública é obrigatória, conforme determina o art. 45 da Lei Federal 11.445/2007 e no regulamento de serviços d...