Notícias

Ver notícia

Um projeto inédito envolvendo tecnologia, meio ambiente e educação, foi promovido nesta quarta-feira (07) em uma parceria entre a Águas de Bombinhas, Águas de São Francisco do Sul, Águas de Penha e Águas de Camboriú. A oficina virtual Caminhos das Águas reuniu profissionais da educação de todas as áreas, das quatro diferentes cidades, para ensinar de forma totalmente gratuita uma nova técnica de produção de vídeos: o stop-motion.

O objetivo do curso, conforme explica a bióloga e responsável pelos projetos sociais da concessionária, Raquel Garcia Helm, foi de oferecer uma oportunidade para que os professores aprendessem uma nova técnica e, de forma lúdica, possam ensinar os estudantes sobre o caminho das águas. Participaram da aula os professores do ensino fundamental 1 e 2 de diferentes escolas municipais, situadas nos quatro municípios onde atuam as concessionárias. Devido ao sucesso de sua primeira edição, uma nova sessão do curso deve ocorrer na próxima quarta-feira (14).

“O vídeo Caminho das Águas retrata a jornada de aprendizado e conscientização sobre a água e sua importância para a vida sustentável no planeta”, explica Raquel. “O curta de animação acompanha a curiosidade de dois amigos, o macaco e a capivara, e aborda o ciclo da água com uma perspectiva educativa sobre o seu uso responsável e a preservação do meio ambiente”, completa ela. ​

O curta de stop-motion ensina didaticamente o ciclo de tratamento das águas e também estimula os estudantes a criar ações de preservação dos recursos naturais. O projeto também disponibiliza gratuitamente para professores e escolas conteúdo complementar criado de acordo com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Conforme a professora de Camboriú, Eliane Evaristo, em um primeiro momento ela achou que a oficina seria muito difícil. “Foi muito interessante, muito proveitoso, penso que se formos aplicar as práticas com os alunos, teremos muita adesão”, comentou.

Já a diretora de apoio pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Bombinhas, Rosângela Metz Boeno, relata que adorou conhecer a técnica de produção audiovisual stop-motion. “A experiência foi muito gratificante, ainda quero entrar na plataforma do curso novamente para ver tudo com mais detalhes”, completa.

​O Caminho das Águas é um projeto da Zureta Filmes, com o patrocínio da AEGEA Saneamento por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo, do Governo Federal. Na edição deste ano, estão sendo contemplados profissionais da educação em 27 cidades de 11 estados.

Compartilhar:

Veja Também

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às residências, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Bombinhas.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Bombinhas oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Bombinhas é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Bombinhas.