Notícias

Ver notícia

 

 

Águas de Bombinhas apresenta uma das melhores médias do país. Resultado é fruto de investimentos em tecnologia e trabalho de monitoramento 24 horas

 

Além das praias paradisíacas e dos cenários preservados, Bombinhas tem mais um motivo para se orgulhar: mais uma vez a Águas de Bombinhas registra excelentes números no índice de perdas de água tratada e registrou a média móvel de apenas 12% em 2022. Este é um número muito inferior à média nacional. Conforme o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), em 2021 a média de água perdida no Brasil foi de 40,1% de todo o volume produzido.

Conforme Henrique Gonçalves Mendes, responsável pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da empresa, se o Ranking do Saneamento de 2022 apresentado pelo Instituto Trata Brasil fosse aplicado hoje, Bombinhas estaria entre os três munícipios com menor índice de perdas na distribuição do país.

“A concessionária preza por sua operação sustentável, e mostra os resultados não só com as ações de perdas mas também com ações relacionadas ao consumo de energia. Hoje, Bombinhas conta com 86% de toda energia consumida proveniente de fonte renovável. São investimentos em tecnologia e inovação que trazem resultados”, completa ele.

Os índices de perda de água são captados pelo CCO, um sistema que atua 24 horas por dia no monitoramento das pressões ao longo de todo o sistema. Esse monitoramento permite tomar ações rápidas e mitigar as fragilidades em possam contribuir para o aumento de perdas, conforme Henrique explica.

Além da atualização constante da modelagem do sistema, outras ações garantem o sucesso dos índices de Bombinhas, como a instalação de boosters, válvulas controladoras de pressão, macromedição dos setores, plano de ação de Perdas, “entre outros diversos equipamentos e serviços implementados para o efetivo controle do sistema e o menor índice possível” encerra.

Já para a presidente da Águas de Bombinhas, Reginalva Mureb, o resultado é fruto de investimentos em tecnologia de ponta e intenso esforço na operação dos sistemas. “A redução no índice de perda de água tratada é foco permanente das concessionárias. Nos tempos atuais não se concebe operar sistemas de abastecimento sem essa preocupação. O enfoque de atuação responsável e sustentável com o meio ambiente nos exige isso”, explica. “Além disso a redução de perdas representa a melhor distribuição de água para os bairros e, consequentemente, maior oferta de água tratada”, afirma.

Compartilhar:

Veja Também

Vídeos Saiba mais
Vídeos

Vídeo Institucional Conheça a Águas de Bombinhas, empresa responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário do município. Es...

Principais Dúvidas Saiba mais
Principais Dúvidas

A ligação de esgoto na rede pública é obrigatória, conforme determina o art. 45 da Lei Federal 11.445/2007 e no regulamento de serviços d...

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Bombinhas é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Bombinhas.