Notícias

Ver notícia
Resultados obtidos no município atingem o mesmo nível de países como Estados Unidos e Coréia do Sul

Um conjunto de ações elaborado pela Águas de Bombinhas (SC) vem mostrando resultados no índice de redução de perdas de água tratada, que chegou a 13% – um número muito inferior à média nacional e também à estadual. Conforme o relatório de perdas divulgado em 2021 pelo Instituto Trata Brasil, a média nacional de perda de água gira em torno dos 39%. Em Santa Catarina, o índice é de 35%.

O resultado é fruto de investimentos em tecnologia de ponta e intenso esforço na operação dos sistemas. “A redução no índice de perda de água tratada é foco permanente das concessionárias. Nos tempos atuais não se concebe operar sistemas de abastecimento sem essa preocupação. O enfoque de atuação responsável e sustentável com o meio ambiente nos exige isso”, explica. “Além disso a redução de perdas representa a melhor distribuição de água para os bairros e, consequentemente, maior oferta de água tratada”, afirma a presidente da empresa, Reginalva Mureb.

Em uma comparação mundial, o Brasil ficou na 31ª posição entre os 44 países analisados, ficando atrás da China (21%), Polônia (17%) e Estados Unidos (13%). O pior caso dos países analisados foi o da Venezuela, com índice de perdas de 62%.

Índices abaixo da média

Uma série de ações justificam o excelente resultado de Bombinhas, como atuar com informações em tempo real de um Centro de Controle Operacional, manutenção e revisão constante dos sistemas, instalação de macromedidores em pontos estratégicos, automação dos serviços, reparos e manutenções preventivas constantes.

“Os macromedidores, por exemplo, são instalados para medir o volume de água distribuído. Dessa forma, as equipes conseguem mensurar o quanto de água saiu da Estação de Tratamento de Água (ETA) e fazer uma comparação com o volume que chega às residências”, explica o diretor executivo da empresa, Rodrigo Lacerda.

Uma ação interessante que também é realizada pela Águas de Bombinhas é o geofonamento – uso do equipamento chamado geofone que busca identificar vazamentos ocultos no subsolo, com ajuda do som. Além desse equipamento, as equipes também atuam alinhadas com os moradores – a orientação dada à comunidade é para que sempre entre em contato com a empresa, tão logo um vazamento seja identificado. Dessa forma, as equipes conseguem responder ao chamado com mais agilidade e diminuir a intensidade e quantidade de vazamentos no menor tempo possível.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Bombinhas trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento na cidade de Bombinhas.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às residências, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Bombinhas.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Bombinhas oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.