Notícias

Ver notícia

A Águas de Bombinhas vem trabalhando com o foco na economia e redução de perdas, principalmente neste momento de estiagem quando todas as atenções se voltam para os recursos hídricos. Nesta semana a equipe participou de uma reunião com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental de Santa Catarina (Abes-SC), com o objetivo de buscar soluções e apresentar resultados para as questões hídricas em tempos de crise.

Durante o encontro, promovido de forma virtual, profissionais de todo o estado debateram sobre o período de seca que assola Santa Catarina e quais as medidas devem ser tomadas pelas empresas e concessionárias, a fim de diminuir os contratempos causados pela falta de chuvas. Algumas medidas importantes foram lembradas pelo coordenador de operações da concessionária, Gabriel Balparda Fasola.

“A redução no índice de perda de água tratada já é um objetivo da concessionária, e ele se torna ainda mais importante em épocas de crise hídrica como a que estamos vivendo”, explica. Graças a união de diferentes ações, a Águas de Bombinhas consegue manter as perdas de água tratada em apenas 19% – um cenário muito abaixo do que é visto em todo o Brasil. O nível nacional de perdas é de 39,21%, conforme os dados divulgados pelo instituto Trata Brasil

Ações em combate às perdas

Ainda nesta semana a Águas de Bombinhas concluiu a instalação de três novos macromedidores em pontos estratégicos de Bombinhas. A cidade é dividida em diferentes setores e estes equipamentos têm a função de medir o volume de água que é distribuído em cada setor. Desta forma, as equipes conseguem mensurar o quanto de água saiu da Estação de Tratamento de Água e fazer uma comparação com o volume que chega nas residências.

“Neste período, cada gota de água é importante. Vale reforçar que também temos instaladas em nosso sistema três válvulas redutoras de pressão (VRP). O objetivo destes dispositivos é de controlar a pressão na cidade, evitando possíveis rompimentos”, comenta Gabriel.

Além destes equipamentos, as equipes da Águas de Bombinhas realizam aproximadamente 150 reparos por mês em diferentes pontos do sistema de abastecimento. São cavaletes, ramais de ligação e redes, que buscamos reparos que buscamos reduzir o prazo de 12h para justamente evitar maiores perdas.

Você cliente também pode ajudar. Faça uso consciente, verifique suas instalações e, se encontrar vazamentos na rua, faça contato com a concessionária.

 

Compartilhar:

Veja Também

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Bombinhas oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às residências, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Bombinhas.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Bombinhas é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Bombinhas.