Notícias

Ver notícia
Deputada Ana Paula e prefeito Paulinho não mediram esforços para a liberação das licenças

O ano de 2021 se transformou num divisor de águas quanto ao saneamento no município de Bombinhas. O município decidiu, ainda no início da concessão, em 2016, que o sistema de abastecimento de água deveria ser priorizado já que a população ainda não estava adequadamente abastecida.

Com a ampliação do sistema de abastecimento de água de 40 litros por segundo para alcançar 180 litros por segundo restava aguardar que o órgão ambiental liberasse as licenças para implantação do sistema de esgotamento sanitário.

A Licença Ambiental de Instalação (LAI) foi emitida recentemente pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), sendo que este documento autoriza a Águas de Bombinhas a dar início às obras do novo sistema de esgotamento.

Tanto o prefeito Paulo Henrique Dalago Muller, o Paulinho, quanto a deputada Ana Paula da Silva, a Paulinha, trabalharam com afinco a fim de antecipar a emissão da licença. “Fizemos visitas ao IMA, em Florianópolis, com o objetivo de esclarecer as dúvidas e facilitar o processo das licenças. Sabemos como o sistema é rigoroso e exigente, por isso acompanhamos a emissão o mais de perto possível”, comenta Paulinho.

Reginalva Mureb, presidente da concessionária, esclarece que serão investidos R$180 milhões de reais no município de Bombinhas para universalizar o serviço de esgotamento sanitário, e a empresa já está preparada para iniciar imediatamente as obras.

Em reunião com o prefeito, na última semana, foi ressaltada a urgência no avanço das obras de esgoto. “Estamos felizes com a liberação da licença que nos permite avançar com as obras. Nos sentimos honrados em ajudar a transformar a linda cidade de Bombinhas numa cidade 100% saneada, com água e esgoto tratado. A saúde da população, o meio ambiente e o turismo serão os maiores beneficiados”, completa Reginalva.

Início das obras

A concessionária iniciará as obras no dia 03 de novembro e irá atender um cronograma apresentado pelo município, pensando no bem-estar dos moradores e na otimização do trabalho em razão do turismo de alta temporada. As obras iniciarão nas ruas que serão pavimentadas na sequência, conforme planejamento municipal.

Ainda neste ano a Águas de Bombinhas fará a instalação da rede de esgoto nas ruas Pescadinha e Castanheta no bairro Centro, além das Ruas Leão, Zebra, Ovelha, Tamanduá Mirim e Tamanduá Bandeira, no bairro José Amândio. “Superado o período de verão, contamos com mais de R$40 milhões em obras para 2022, inclusive com o início das obras da nova Estação de Tratamento de Esgotos de Bombinhas”, completa a presidente.

Ainda de acordo com o cronograma, as obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), assim como a implementação do restante da rede deve iniciar em 2022, para não causar maiores transtornos na temporada de verão.

O novo sistema de esgotamento

A capacidade de tratamento da nova ETE será de 165L/s, ao final da implementação. Atualmente Bombinhas possui 15 mil metros de rede de esgotamento. A previsão final é de que sejam instalados mais de 153 mil metros de tubulações, um investimento extremamente significativo para a cidade.

Para Rodrigo Lacerda, diretor executivo da Águas de Bombinhas, o modelo adotado na cidade é um dos mais modernos já construídos no país. “O sistema de lodos ativados por bateladas já é reconhecido e de extrema confiança. A implantação ocorrerá em três módulos sendo que cada um deles terá capacidade de tratamento de 55L/s”, explica ele.

Ainda de acordo com Reginalva, a emissão da LAI destrava os investimentos em esgotamento sanitário, em Bombinhas. “Há quase 3 anos nós participamos de uma das mais importantes conquistas de Bombinhas até o momento: a construção de seu próprio sistema de abastecimento atendendo a sua vocação turística”, relembra ela. “Agora trabalhamos em mais um importante passo para o desenvolvimento sustentável e ambiental do município. A cidade de Bombinhas será referência para Santa Catarina e para o Brasil por se transformar numa cidade saneada. A população de Bombinhas merece”,conclui Reginalva.

Compartilhar:

Veja Também

Principais Dúvidas Saiba mais
Principais Dúvidas

A ligação de esgoto na rede pública é obrigatória, conforme determina o art. 45 da Lei Federal 11.445/2007 e no regulamento de serviços d...

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Cronograma Saiba mais
Cronograma

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.