Notícias

Ver notícia

Apesar da forte estiagem que prejudica o estado de Santa Catarina, a cidade de Bombinhas não sentiu os efeitos da falta de chuva. A água continua sendo tratada e distribuída na residência dos moradores normalmente, isso devido ao conjunto de dois pontos principais: a escolha do manancial somado às soluções técnicas modernas utilizadas pela empresa.

O sistema de abastecimento de Bombinhas possui uma captação flutuante, que não depende de um reservatório para levar água bruta até à Estação de Tratamento de Água (ETA Bombinhas). A captação ocorre por uma tubulação flexível e uma balsa que apoia a bomba. Essa estrutura fica alocada na superfície do Rio Tijucas, onde a água é captada. Sendo assim, ela acompanha o nível do rio e permite que o sistema trabalhe com maior flexibilidade.

“Além da captação diferenciada, também podemos associar o sucesso de abastecimento de Bombinhas ao Rio Tijucas. Quando a concessionária conquistou a outorga para a construção de um novo sistema, buscávamos um manancial seguro em termos de recursos hídricos, e este foi o local perfeito para a instalação”, explica o coordenador de operações da Águas de Bombinhas, Gabriel Balparda Fasola.

Ainda que a cidade não tenha sentido os efeitos da estiagem, Gabriel reforça sobre a importância da conscientização. “Não só nestes momentos, mas durante todo o ano, devemos utilizar a água de forma racional. Este é um bem de todos e deve ser preservado”, completa.

O sistema de abastecimento de Bombinhas

O sistema de abastecimento de Bombinhas foi inaugurado há menos de dois anos e já consolidou diversas conquistas e benefícios para os moradores. A Águas de Bombinhas construiu uma nova estação de tratamento de água e uma adutora de 27 quilômetros, que busca água bruta no interior de Tijucas.

A tubulação passa pela cidade de Porto Belo até chegar no Morro de Zimbros, onde é bombeada até a ETA Bombinhas. Lá a água é tratada e distribuída aos moradores. “Este foi um investimento ousado, com equipamentos modernos e tecnologia de ponta. Hoje Bombinhas colhe os frutos de um trabalho positivo realizado em parceria entre município e iniciativa privada”, completa a presidente da Águas de Bombinhas, Reginalva Mureb.

Compartilhar:

Veja Também

3° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental Saiba mais
3° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental

A premiação busca incentivar a realização de reportagens sobre a importância do saneamento.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Bombinhas é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Bombinhas.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Bombinhas oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.