Notícias

Ver notícia

A Águas de Bombinhas concluiu, durante o mês de abril, o investimento de cerca de R$150 mil em melhorias no Centro de Controle Operacional (CCO) – um sistema moderno e tecnológico que supervisiona, de forma remota, o saneamento da cidade. Os investimentos complementam e ampliam ações que já são normalmente realizadas pela concessionária, aumentando a capacidade de monitoramento à distância.

Conforme o coordenador de operações da Águas de Bombinhas, Gabriel Balparda Fasola, as melhorias foram realizadas tanto no controle do sistema de esgoto quanto no de abastecimento de água. “Em relação ao abastecimento, aumentamos as unidades de monitoramento e hoje temos uma visão ainda mais ampla do caminho que a água percorre dentro da cidade” explica.

Além disso, as equipes também automatizaram três importantes boosters instalados na cidade – um na Avenida Vereador Manoel José dos Santos, na Rua Salmão e o último no caminho para o Retiro dos Padres e Sepultura. Essa automatização permite com que a bomba trabalhe de forma automática e redistribua a água tratada da melhor forma, conforme a necessidade das regiões.

Sistema de esgoto também ganha melhorias

Já sobre o esgotamento sanitário, Gabriel esclarece que foi instalado um nível na caixa pulmão do sistema de tratamento (ou caixa de entrada, onde chegam os efluentes). Este equipamento permite com que a equipe controle, também de forma remota, a quantidade de efluentes que entra no sistema e, mais do que isso, possa fazer um comparativo entre as vazões do inverno e do verão.

“Também automatizamos a elevatória 8, que fica na Avenida Garoupas, era a última que faltava. Agora temos todas as elevatórias trabalhando de forma automática. Caso o sistema passe por uma queda de energia, por exemplo, no mesmo instante recebemos a informação no Centro de Controle”.

Vale reforçar que estas ações visam modernizar o saneamento da cidade com o compromisso pelo desenvolvimento tecnológico. “Desta forma garantimos ainda mais eficiência e segurança operacional, sobretudo na temporada”, completa o coordenador.

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Bombinhas oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Bombinhas trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento na cidade de Bombinhas.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Bombinhas e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.