Notícias

Ver notícia

A Águas de Bombinhas concluiu o feriado da Proclamação da República com saldo positivo em produção e distribuição de água. Os dias de folga representaram uma prévia de como será a temporada de verão e a concessionária atuou com produção elevada e equipes trabalhando 24 horas por dia.

Com base na circulação de veículos que passaram pela cidade, a população flutuante de Bombinhas durante o feriadão girou em torno dos 71 mil habitantes. A Estação de Tratamento de Bombinhas (ETA Bombinhas) trabalhou em ritmo acelerado durante este período, principalmente na sexta-feira (15), quando foi registrado o pico de consumo.

“Durante estes dias a produção de água chegou a 159 litros por segundo, somando a atuação da ETA Bombinhas e da ETA Zimbros. Isso representa uma produção de mais de 22 milhões de litros”, explica o coordenador de operações da Águas de Bombinhas, Gabriel Balparda Fasola.

No feriadão também foi registrado um vazamento da adutora, localizado na região de Tijucas, apesar disso, o impacto no abastecimento foi mínimo. Isso porque o trabalho e o volume de reservação foi triplicado pela concessionária durante os últimos meses. “O vazamento representou perda de apenas 14% da produção, o que não prejudicou o trabalho. O reparo na adutora iniciou na madrugada de domingo (17), às 2h, e foi concluído por volta do meio-dia”, explica o coordenador.

A Águas de Bombinhas também registrou alto consumo na região de Zimbros e, devido ao baixo nível do manancial que abastece a ETA, a captação de água bruta foi temporariamente afetada. Por esta razão, foram realizadas manobras no sistema e o abastecimento da região foi alterado para que os moradores não fossem prejudicados. “Fizemos algumas operações e o bairro foi abastecido com a água que chega da ETA Bombinhas. Concluímos o feriadão com apenas 6 reclamações, o que representa um grande sucesso para as equipes”, encerra Gabriel.

Por fim, vale à pena reforçar sobre a importância das caixas d’água nas residências e estabelecimentos comerciais. Em casos de emergência, ou quando é necessário realizar uma manobra deste tipo, por exemplo, os impactos de baixa pressão em uma propriedade com reservação não são percebidos.

Compartilhar:

Veja Também

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às residências, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Bombinhas.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Bombinhas e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Bombinhas é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Bombinhas.