Notícias

Ver notícia

Com o objetivo de trazer ainda mais transparência no atendimento e atender às demandas da legislação, a Águas de Camboriú divulgou o Relatório Anual de Qualidade da Água no portal. Pelo endereço https://aguasbombinhas.com.br/documentos/ é possível conferir o documento que traz uma série de informações e explicações sobre o processo de tratamento e resultados dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, como avaliação da cor da água, turbidez, índice de cloro, entre outros dados.

De acordo com Maraísa Mendonça, diretora executiva da concessionária, o relatório nada mais é do que um resumo detalhado das análises e resultados obtidos ao longo de 2023. O link com o endereço para acessar o relatório também pode ser encontrado na fatura de água. Além disso, mensalmente é realizada a divulgação dos resultados dos principais parâmetros analisados na fatura de água, em cumprimento ao Decreto Federal 5.440/2005, à Lei Federal 8.078/1990.

“O controle de qualidade é realizado permanentemente em todo o sistema da cidade”, explica ela. As amostras recolhidas nos Pontos de Controle de Qualidade (PCQs) são encaminhadas para um laboratório creditado, onde são realizadas análises em relação aos parâmetros físico-químicos e bacteriológicos. Além disso, a empresa conta também com um laboratório interno que garante as análises diariamente.

Nas análises, são verificados fatores como turbidez, cor, concentração de cloro, flúor e PH, conforme as recomendações da portaria do Ministério da Saúde referentes às condições de consumo. Ainda de acordo com Maraísa, “a ligação de água à rede de abastecimento dá a segurança sobre a origem da água que abastece os consumidores, proveniente de estações de tratamento fiscalizadas pelo poder público e por agências reguladoras”, completa.

Compartilhar:

Veja Também

3° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental Saiba mais
3° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental

A premiação busca incentivar a realização de reportagens sobre a importância do saneamento.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Principais Dúvidas Saiba mais
Principais Dúvidas

A ligação de esgoto na rede pública é obrigatória, conforme determina o art. 45 da Lei Federal 11.445/2007 e no regulamento de serviços d...

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Bombinhas oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.