Notícias
Com foco constante nas operações que envolvem o esgotamento sanitário de Bombinhas, a Águas de Bombinhas acaba de concluir a limpeza das elevatórias de esgoto e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro José Amândio. A limpeza é uma ação contínua e preventiva, realizada de forma periódica pela empresa, com o objetivo de proteger o sistema e garantir o seu funcionamento correto.
Conforme Lucas Nogueira, coordenador de operações da Águas de Bombinhas, uma das principais razões para a ação foi de reduzir a presença de sólidos dentro das tubulações, o que poderia prejudicar as bombas que impulsionam os efluentes.
“Como moramos em uma cidade litorânea pode acontecer a invasão de grãos de areia no sistema, por exemplo, que chegam nas tubulações por meio da chuva, dos ventos, e outras intempéries. A limpeza é feita justamente para eliminar esse tipo de resíduo, que pode prejudicar o funcionamento do sistema”, explica ele.
A operação é realizada com o auxílio do caminhão hidrojato, que trabalha limpando as elevatórias fazendo a retirada de areia. Em paralelo às limpezas, as obras de esgotamento sanitário continuam normalmente na cidade. As equipes têm avançado pela rua Maracujá, seguindo cronograma proposto entre concessionária e prefeitura municipal.