Notícias
A Águas de Bombinhas retoma, na segunda-feira, dia 07, as obras de implantação da rede de esgoto em diferentes frentes de trabalho. Os trabalhos recomeçam nas ruas Canário e João de Barro, em Bombas, conforme alinhado entre concessionária e prefeitura municipal. As obras estavam suspensas desde dezembro devido ao grande fluxo de veranistas e turistas na cidade.
As próximas ruas a receberem o esgotamento sanitário também já foram definidas, e seguem um cronograma estabelecido entre a concessionária e o poder público. Nas próximas semanas as frentes de trabalho irão atuar em diferentes bairros, como Mariscal, Bombas e Canto Grande, por exemplo. As próximas vias que serão beneficiadas com a instalação das redes serão: Rua Pérola, Maracujá, Beija-Flor, Angelim e Melanita, além da Avenida Grafite.
“Essa interação entre o poder público e as equipes da Águas de Bombinhas tem o objetivo de assegurar as melhores condições à população durante a realização das obras, minimizando os impactos causados”, explica Reginalva Mureb, presidente da concessionária.
Ainda de acordo com Reginalva, com o esgotamento sanitário, a cidade ganha com valorização imobiliária, preservação dos recursos naturais e, sobretudo, mais saúde, qualidade de vida e dignidade aos moradores. Em Bombinhas, a estimativa é de que sejam investidos cerca de R$180 milhões no novo sistema.
A capacidade de tratamento será de 165L/s, ao final da implementação. Atualmente Bombinhas possui 15 mil metros de rede de esgotamento, a previsão final é de que sejam instalados mais de 153 mil metros de tubulações, um investimento extremamente significativo para a cidade.
Para Rodrigo Lacerda, diretor executivo da Águas de Bombinhas, o modelo adotado na cidade é um dos mais modernos já construídos no país. “O sistema de lodos ativados por bateladas já é reconhecido e de extrema confiança. A implantação ocorrerá em módulos sendo que cada um deles terá capacidade de tratamento de 55L/s”, explica ele.