Notícias
Os avanços no abastecimento sanitário de Bombinhas foi o tema principal abordado durante o Afluentes Virtual, realizado nesta semana entre concessionária Águas de Bombinhas e líderes comunitários da cidade. O encontro também explorou o uso correto do sistema de esgotamento, além de apresentar um cronograma de obras realizadas em 2024.
Conforme Daniel Machado, coordenador de operações da empresa, somente neste ano a Águas de Bombinhas efetuou a interligação de mais de 1200 ligações domiciliares na nova rede, além de ter implantado mais de 12 mil metros de tubulações.
“Também temos no nosso cronograma a instalação de cinco Estações Elevatórias de Esgoto (EEE), que nada mais são do que estruturas equipadas com bombas que impulsionam o esgoto do ponto mais baixo para um ponto mais elevado, até chegar em uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)”, explica ele.
Durante a reunião o morador Eduardo Campos também levantou dúvidas sobre o uso da rede, e chegou a questionar sobre o despejo de materiais, como papel higiênico, dentro da privada. De acordo com ele, essa é uma dúvida frequente dos moradores.
“A orientação é para que a comunidade não despeje nada, nenhum tipo de descarte ou objeto, dentro dos vasos sanitários. Isso porque os sistemas devem receber exclusivamente matéria orgânica para o seu perfeito funcionamento”, completa Daniel.
Para Alex Schwabe, responsável pela organização do Afluentes, os encontros vem cada vez mais se mostrando fundamentais para as dúvidas trazidas pelos líderes. “Este contato com a comunidade é fundamental pois é o momento de trabalhar na divulgação e atualização das obras do município, como a implantação da nova rede de esgotamento, além de outras informações sobre nossos serviços prestados”, conclui ele.