Notícias
Mais de 1 bilhão de litros foram consumidos por moradores e turistas
A Águas de Bombinhas acaba de divulgar dados de consumo de água tratada que impressionam: o município bateu recorde neste verão, o consumo de moradores e turistas ultrapassou 1 bilhão de litros. O volume medido foi do início de janeiro ao fim de março de 2025 e representou um aumento de 15% em relação ao mesmo período do último ano.
Todos os anos a empresa registra um aumento exponencial no consumo (ou seja, na quantidade de água tratada que passa pelos hidrômetros dos imóveis), mas o crescimento deste verão foi acima da média. O volume total de água consumida foi de 1.109.621 m³, o que representa mais de 1,1 bilhão de litros – ou seja, mais de 1.600 piscinas olímpicas.
Para o coordenador de operações da concessionária, Daniel Machado, o crescimento é fruto de esforços contínuos das equipes e investimentos em tecnologia e equipamentos. “Este recorde apenas comprova o potencial de Bombinhas e como o sistema de abastecimento se consolida, a cada temporada de verão”, comenta ele.
Um dos trabalhos realizados pela concessionária para alcançar estes índices é a redução de perdas de água tratada, no qual Bombinhas é um exemplo catarinense. Enquanto a média nacional gira em torno dos 35% a 40%, no município o índice é de apenas 17% – um número muito inferior. Na prática isso representa maior oferta de água para a população.
Outro ponto de destaque é a atuação instantânea das equipes, que atuam em sistema de plantão 24 horas no atendimento das demandas. Para Reginalva Mureb, presidente da Águas de Bombinhas, os investimentos no sistema automatizado e monitorado sete dias por semana, são diferenciais da cidade.
“Bombinhas é um exemplo em termos de abastecimento e, agora, ganha ainda mais destaque com a implantação do esgotamento sanitário que está em andamento. O município ganhou evidência com estas conquistas e é uma inspiração para outras cidades no estado”, finaliza ela.