Notícias
As concessionárias da Aegea SC acabam de realizar o 1º Prêmio de Inovação promovido entre seus colaboradores, o SC em Ideias. Nesse programa, funcionários da Águas de Bombinhas, Águas de Penha, Águas de Camboriú e Águas de São Francisco do Sul foram incentivados a colocar suas ideias no papel, trazendo um novo olhar para os processos de trabalho das empresas.
O programa iniciou no primeiro semestre deste ano e divulgou os ganhadores na última semana, em celebração ao Dia Nacional da Inovação. Mais de 130 ideias foram inscritas na primeira edição do prêmio, superando as expectativas da organização. O prêmio foi organizado pelos profissionais do Grupo Local de Inovação, composto por Tiago Santos e Souza, Juliana do Carmo e Alana Louise Lassen.
“Foi uma surpresa muito positiva o engajamento que tivemos dos colaboradores. Muitas ideias inovadoras que com certeza vão ajudar no desenvolvimento e crescimento das empresas”, comenta Juliana.
O prêmio foi dividido em duas categorias principais: as “Ideias Novas” e as “Ideias Implementadas”. No primeiro caso são sugestões de trabalho que nunca haviam sido colocadas em prática nas empresas. Já na segunda categoria, são sugestões inovadoras que já estão em andamento e geraram algum tipo de resultado nas empresas.
“Recebemos os mais variados tipos de sugestões, desde área de atendimento, preservação ambiental, melhor utilização e reaproveitamento de recursos, por exemplo”, completam Alana e Tiago. As ideias passaram por etapas específicas de seleção, respeitando os critérios do prêmio, como a criação de projetos, votação popular e banca avaliadora, por exemplo.
Entre os primeiros colocados, na categoria Ideais Implementadas, ficou o novo sistema de Política de Negociações, apresentado pelos colaboradores Gleiciane Selau e Jonas Lopes. Já na categoria Ideias Novas, o projeto de Desenvolvimento de Baterias Recarregáveis para Logger, dos colaboradores Cleverson Caetano e Josias Limas levou a melhor.
Investimentos em tecnologia são um dos pilares de atuação da Águas de Camboriú e vão ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo número nove, por exemplo, propõe o desenvolvimento da indústria, inovação e infraestrutura aliadas à sustentabilidade e resiliência.