Notícias

Ver notícia

Com foco na saúde mental e física dos colaboradores, a Águas de Bombinhas iniciou um novo projeto nessa semana, a ginástica laboral. A partir de agora a atividade acontece uma vez por semana e é ministrada por uma fisioterapeuta contratada especialmente para isso. A ginástica laboral, assim como outras atividades que investem na qualidade de vida do funcionário, foi pensada após a produção de um levantamento interno realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), a pedido da concessionária.

Alongamento de pernas, braços, pescoço e coluna foram alguns dos exercícios que os colaboradores de Bombinhas fizeram essa semana. A partir do mês de agosto a iniciativa, que é inédita, é oferecida também nas outras unidades da empresa em Santa Catarina: Águas de Camboriú, Águas de Penha e Águas de São Francisco do Sul.

Conforme Leonardo Sobreira Caleiro, Técnico de Segurança do Trabalho e um dos responsáveis pelo projeto, o desejo de criar mais movimento no ambiente de trabalho partiu dos próprios colaboradores e teve uma excelente adesão.

“A ginástica laboral faz bem não só pro corpo, mas também para a mente. Aprendemos sobre a importância da postura correta, do alongamento, além de confirmar que quando a saúde vai bem, consequentemente trabalhamos melhor”, comenta ele.

Pesquisa para a saúde

A ginástica laboral é fruto de um grupo maior de decisões que vem sendo tomadas pela Águas de Bombinhas em benefício da saúde dos colaboradores. Tudo começou com a pesquisa Planeja Saúde, elaborada pelo Sesi, que fez um levantamento com 115 colaboradores das quatro empresas que Santa Catarina questionando sobre os mais variados hábitos de saúde.

A pesquisa reuniu dados em diferentes abordagens, como nível de estresse, tabagismo, práticas esportivas, alimentação com frutas e legumes, desconforto corporal e consumo de álcool, por exemplo.

“A partir de então foi criado o Comitê de Saúde, no qual funcionários atuam de forma voluntária buscando ações e iniciativas em prol de todos dentro da empresa”, explica Reginalva Mureb, presidente da Águas de Bombinhas. “Ficamos muito felizes com o engajamento dos colaboradores e com a oportunidade de poder sanar essas necessidades e ajudar na suas vidas dentro e fora do trabalho”, completa.

O Comitê de Saúde se reúne uma vez por mês e conta com funcionários das mais diferentes áreas de atuação. Alinhados com a pesquisa Planeja Saúde, o grupo tem o objetivo de propor atividades que agreguem na saúde física e mental de todos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Ao promover investimentos na qualidade de vida dos colaboradores, a Águas de Bombinhas está caminhando em sentido aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“O objetivo nº 3, por exemplo, prevê saúde e bem-estar para toda a população. O que fazemos aqui é parte da nossa contribuição na construção de um mundo melhor”, completa Reginalva.

O Comitê de Saúde faz parte das ações que compõem o pilar ESG (Environment, Social & Governance) da concessionária. Esse conceito se refere às boas práticas empresariais que se preocupam com critérios ambientais, sociais e parâmetros de excelência para atender cada vez melhor a população e, ao mesmo tempo, auxiliar no desenvolvimento da cidade.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Principais Dúvidas Saiba mais
Principais Dúvidas

A ligação de esgoto na rede pública é obrigatória, conforme determina o art. 45 da Lei Federal 11.445/2007 e no regulamento de serviços d...

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Bombinhas trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento na cidade de Bombinhas.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Bombinhas e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.