Notícias
O projeto De Olho no Óleo, iniciativa inédita que recolhe óleo usado de cozinha e faz a sua correta destinação, vem se consolidando em Bombinhas. Com oito pontos de coleta, instituições, Águas de Bombinhas e prefeitura municipal continuam incentivando e divulgando a iniciativa, que conta com a participação popular para ter sucesso. Além dos moradores, é importante reforçar que bares, restaurantes, pousadas e hotéis também podem participar do projeto – basta entregar o óleo usado nos pontos de coleta.
Para a presidente da concessionária, Reginalva Mureb, a união da comunidade e a preocupação com as futuras gerações são metas em comum entre todas as instituições que participam do projeto. “A Rede Solidária, composta por entidades que fazem parte de Bombinhas, foi criada justamente com o objetivo de olhar para o futuro, investindo em ações que promovam o desenvolvimento socioeconômico e sustentável de todos, em conjunto”, explica. “Esse é um projeto de ciclo virtuoso, porque ao proteger o meio ambiente doando seu óleo usado para correta destinação, cada litro de óleo representa a doação de R$1 real para a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Bombinhas (AMA)”.
Já para Flávio Martins, presidente da Famab, essa é uma situação que sempre preocupou o poder público, visto que uma gota de óleo contamina cerca de 50 litros de água. “Só juntos podemos resolver esse problema. Por vezes a comunidade não coopera ou desconhece os prejuízos da contaminação, não sabe como funciona. Mas nós somos capazes de mudar esse cenário com o engajamento de todos da sociedade organizada, fazendo a nossa parte e levando isso para fora. É um começo muito bom”, esclarece Flávio.
Thaís Loiola, ouvidora e responsável pelos projetos socioambientais da Águas de Bombinhas, é fundamental que os moradores e empresários abracem a causa, para o sucesso do projeto. “A ação de cada um de nós faz a diferença. Por isso reforçamos que as pessoas participem dessa iniciativa, entreguem o óleo usado nos pontos de coleta e o produto terá a correta destinação, evitando a possível poluição do solo ou de córregos”, comenta.
Pontos de coleta de óleo:
• FAMAB
• Escola do Mar
• EEB Leopoldo Guerreiro
• EEB Maria Rita
• CEIT Leonel Brizola
• Secretaria de Obras
• Águas de Bombinhas.