Notícias

Ver notícia

 

Representantes da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Fundação de Amparo ao Meio Ambiente participaram da comitiva, promovida para enaltecer a data

Para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado nesta segunda-feira (22), a concessionária Águas de Bombinhas recebeu uma comitiva especial na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Bombinhas. Representantes da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente (Famab) e Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) puderam conhecer as instalações e conferir de perto o passo a passo do sistema de abastecimento, do ponto de chegada da água bruta percorrendo todas as etapas de tratamento.

A visita teve início com uma apresentação organizada pelo coordenador de operações da empresa, Gabriel Balparda Fasola, na qual foram apontados os principais investimentos e conquistas para a cidade. “Sem dúvidas nosso sistema merece destaque pelos excelentes resultados no índice de perdas de água tratada. Enquanto a média nacional ultrapassa os 38%, aqui em Bombinhas temos apenas 15% de perdas, e nosso objetivo é sempre melhorar”, explica.

A comitiva, que também conheceu as estruturas da ETA e o laboratório de monitoramento da água, saiu impressionada com a tecnologia utilizada na cidade. Um dos pontos apresentados para o grupo foram as etapas de tratamento que são realizadas nos módulos da ETA, como a pré-alcalinização, coagulação, floculação, e o momento de decantação.

A água também é filtrada e passa por uma adição de cloro e flúor, para depois receber o ajuste final de pH. Todo este procedimento é revisado e controlado pelo laboratório de última geração, instalado dentro da Estação. No laboratório são realizadas análises constantes a fim de confirmar a qualidade da água distribuída.

“Fiquei surpreso, não imaginava que o sistema funcionava desta forma. A água é a nossa essência e nós, como município turístico, devemos estar preparados com uma infraestrutura adequada. Realizar essa visita, justamente nesse dia, é muito importante para nos ajudar a defender a causa ambiental” comenta o turismólogo da Sectur, Luiz Antônio Patrício.

O esgotamento sanitário também foi um tema levantado durante a visita técnica. Gabriel explicou que, no momento, a concessionária aguarda apenas a liberação das licenças ambientais (emitidas pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina). O investimento previsto para o novo sistema de esgoto de Bombinhas é de R$110 milhões.

Letícia Frozza, bióloga da Famab, diz que encerrou a visita técnica com mais otimismo. “Foi muito positivo, saímos mais esperançosos com as ações de desenvolvimento para a cidade”, comenta. “Super importante estre estreitamento com a empresa, pois podemos ter projeções do que está por vir em termos de saneamento e desenvolvimento”, completa ela.

Além dos colaboradores da Águas de Bombinhas, também estiveram presentes na comitiva a turismóloga da Sectur, Keli Benvegnú, e a diretora de comunicação e marketing, Louise Polesello.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Bombinhas é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Bombinhas.

Cronograma Saiba mais
Cronograma

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Bombinhas e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.