Notícias
Com a aproximação da temporada de verão, a Águas de Bombinhas vem intensificando as operações de fiscalização em ligações clandestinas da rede de esgoto. Na última semana a empresa concluiu vistorias em diferentes pontos do município e teve uma boa notícia: somente uma irregularidade foi identificada, até então. As ruas vistoriadas foram Carpa, Xerne, Cascudo e Castanheta.
As fiscalizações irregulares na rede de esgotamento é um trabalho contínuo da concessionária, realizado ao longo do ano. As ligações clandestinas geram um forte impacto na comunidade, como extravasamentos de esgoto na região das praias, poluição ambiental e dos lençóis freáticos, sem falar do mal-estar e mal cheiro. Por isso, a redução destes casos clandestinos é um ótimo sinal para a cidade.
“Realizamos ações contínuas de fiscalização e este índice nos deixa muito satisfeitos. Bombinhas vive de seu turismo ecológico e a preocupação dos moradores com o meio ambiente nos motiva a seguir nosso trabalho”, comenta o coordenador de operações da concessionária, Gabriel Balparda Fasola.
Para realizar as fiscalizações, a Águas de Bombinhas conta com o auxílio de um equipamento especial: um insuflador de fumaça. O aparelho é acoplado nos Poços de Vistoria (PV’s) e facilita a identificação das irregularidades, soltando uma fumaça atóxica dentro das tubulações.
“A fumaça que sai do equipamento não é prejudicial à saúde ou ao meio ambiente. No momento em que a fumaça entra na tubulação conferimos por onde ela sai, pode ser em uma caixa ou terminal de inspeção e limpeza, bueiros, rede pluvial, ou até mesmo dentro da propriedade de algum morador, em calhas ou ralos. É aí que as irregularidades são detectadas”, completa Gabriel.