Notícias
Uma comitiva formada por profissionais de Marechal Cândido Rondon, no extremo oeste do Paraná, fez uma visita técnica para conhecer a nova Estação de Tratamento de Água de Bombinhas. O tour pelas instalações ocorreu nesta terça-feira (11), a equipe conheceu o passo a passo do sistema, desde o momento de captação de água bruta até a distribuição na casa dos moradores.
Essa troca de informações e conhecimento, conforme comenta a supervisora de operações da concessionária, Juliana do Carmo, só traz benefícios para os especialistas que trabalham na área. “Ocasionalmente apresentamos as nossas estruturas, equipamentos e laboratórios para outros profissionais, seja para esclarecer dúvidas ou até mesmo para prestar orientações sobre como trabalhamos aqui em Bombinhas”, explica ela.
O sistema de abastecimento de Bombinhas é uma referência quando se fala em coleta e tratamento de água. Com capacidade de tratamento de até 140l/s, as estruturas e equipamentos foram projetadas com o que existe de mais moderno dentro do segmento.
Vitor Giacobo, diretor técnico e operacional do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAE) de Marechal Cândido Rondon, explica que a cidade possui aproximadamente 52 mil habitantes e o objetivo do município é instalar uma ETA com os mesmos padrões de Bombinhas. Atualmente a cidade coleta água basicamente de poços artesianos e minas superficiais, contudo, a região passa por uma forte estiagem há aproximadamente um ano. Por isso, a equipe busca soluções para o abastecimento.
“Hoje temos que racionar a água, todas as noites. Por isso estamos estudando e vamos iniciar a captação de água bruta em rios, assim como é feito aqui. Ainda não temos o know how de como fazer este trabalho, por isso estamos buscando conhecimento, entendendo quais os tipos de tratamento e os equipamentos necessários”, completa o diretor.