Notícias
A Águas de Bombinhas concluiu, durante o mês de março, a instalação de 14 ventosas distribuídas de forma estratégica ao longo do sistema de abastecimento. As ventosas, também conhecidas por válvulas, liberam o ar que ocasionalmente pode se formar na rede. Por esta razão elas foram instaladas em todos os bairros acompanhando a geografia da cidade – como pontos mais altos ou longos trechos de tubulação.
Além de evitar problemas de ar aprisionado na rede, os dispositivos também aumentam a eficiência energética do abastecimento. Isso porque, ao impedir o surgimento de ar dentro das tubulações, o equipamento diminui também as chances de rompimento – que afetam diretamente o abastecimento.
Conforme o coordenador de operações da Águas de Bombinhas, Gabriel Balparda Fasola, as ventosas são homologadas pelos órgãos de fiscalização brasileiros e, assim, têm sua funcionalidade testada e aprovada. “A presença de ar em tubulações pode ser ocasionada por vários motivos. Por exemplo, quando uma bomba aspira ar, este é introduzido na tubulação e cria bolsões, que podem danificar a tubulação e provocar perdas de carga adicionais” explica ele.
Ainda de acordo com Gabriel, as válvulas requerem um cuidado especial e manutenção contínua. Antes de serem instaladas, ainda, foi realizado um estudo de vazão, pressão e velocidade, a fim de identificar os pontos ideais para instalação. “Estes são dispositivos seguros e atestados, por isso utilizamos com segurança. As válvulas cumprem sua função de expurgar o ar, sem comprometer a qualidade do abastecimento”, completa.