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As principais melhorias e ações preventivas para garantir uma temporada tranquila e abastecida foram destaque da apresentação do coordenador de operações da Águas de Bombinhas, Gabriel Balparda Fasola, na reunião que apresentou o Plano Verão 2020 para o trade turístico local. Realizado no auditório da prefeitura de Bombinhas na noite de terça, dia 19, o encontrou reuniu representantes da administração pública, forças de segurança e prestadores de serviço ligados as áreas do saneamento, energia elétrica e TPA (Taxa de Preservação Ambiental).

Em sua apresentação, Gabriel trouxe informações sobre o plano de ação para atender moradores e turistas nos meses de maior consumo na cidade. Um dos principais pontos positivos para esta temporada é a capacidade de trabalho da Estação de Tratamento de Água de Bombinhas (ETA Bombinhas). Além da nova estação, a ETA Zimbros também continuará atuando normalmente. Ele explica que, ao longo do ano, o sistema foi testado e levado ao limite, incluindo equipamentos e dispositivos de segurança. “Realizamos diferentes testes para nos certificarmos de que maneira as tubulações e equipamentos iriam responder às exigências do verão”, comenta.

A Águas de Bombinhas também se programou para ampliar o quadro de pessoal. Cerca de 15 novos profissionais – diretos e indiretos – farão parte das equipes e irão trabalhar em regime de 24 horas por dia (cobrindo inclusive finais de semana e feriados). Veículos de apoio equipados com todos as ferramentas necessárias permanecerão no ponto de captação de água, em Tijucas, para atendimento emergencial em caso de rompimento ou vazamento de adutora. “Mesmo que ocorra qualquer imprevisto, o tempo de resposta será muito mais rápido neste verão”, observa.

Outros importantes investimentos também fazem parte da preparação da concessionária para a temporada. Neste ano, por exemplo, sete geradores de energia fazem parte do sistema e estão distribuídos de forma estratégia em diferentes unidades, como captação, booster e estações de tratamento. “Alguns destes equipamentos possuem autonomia para funcionar até quatro dias seguidos”, completa Gabriel.

Já em relação ao sistema de esgoto, a concessionária – em parceria com a prefeitura municipal – realizou diversas ações de fiscalização e limpeza na rede existente. Para esta temporada um caminhão hidrojato será taticamente posicionado na elevatória da Rua Castanheta. “Teremos um veículo constantemente no local, fazendo a coleta e transporte do esgoto, em casos emergenciais.” detalha o coordenador.

Algumas das ações planejadas para a temporada 2019/2020

• Contratação de funcionários extras
• Monitoramento do sistema 24 horas, com o auxílio do Centro de Controle Operacional (CCO)
• Fiscalização das ligações irregulares na rede de esgoto
• Caminhão hidrovácuo próprio, para limpeza das redes de esgoto
• Locação de maquinário pesado, como retroescavadeiras e caminhões. A frota ficará disponível considerando possíveis intermitências.
• Distribuição de materiais de reparo em pontos estratégicos, ao longo da adutora.
• Reforços de rede: ao longo dos últimos meses foram concluídos cerca de 1.500 metros de reforços entre os bairros de Mariscal, Zimbros e José Amândio.
• Em sistema de contingência, foi mantida a parceria com Porto Belo/Casan, caso seja necessário complementar a produção.
• Sobrevoos com drone: foi contratada uma equipe para fazer o monitoramento da adutora com o aparelho, voando sobre todo o sistema.
• Meios de contato com a Águas de Bombinhas: TEL: 0800 595 4444 – (47), para contato por WhatsApp: 99234 1414; e (47) 4063 9268 para ligações de celulares

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