Notícias
A Águas de Bombinhas intensificou a campanha de fiscalização na rede de esgoto da cidade durante este inverno. Mais de 220 vistorias já foram concluídas e o objetivo é fiscalizar 100% das ligações até a chegada do verão.
Isso porque, durante a última temporada, praias de Bombinhas ganharam a certificação da Bandeira Azul – um reconhecimento internacional que atesta a balneabilidade da região, entre outras qualidades. As ligações irregulares no esgoto estão diretamente ligadas a esta balneabilidade.
“Queremos repetir o sucesso do ano passado, com foco sempre na preservação ambiental e na qualidade de vida dos moradores”, explica a supervisora de operações da concessionária, Juliana do Carmo.
Ainda de acordo com ela, as fiscalizações são necessárias para coibir as irregularidades, além de proteger o sistema coletor. “Dentre as irregularidades, buscamos por ligações cruzadas entre as redes de drenagem pluvial (de água da chuva) e de esgoto. Também é possível identificar imóveis com instalações clandestinas ligados na rede de esgoto”, explica.
O morador Jonathas Sluzarz diz que é contra as ligações clandestinas e apoia as ações de fiscalização. “Todo esgoto tem que ser direcionado pro local correto, porque se não, vai nos prejudicar. Vai ser solto no mar, na natureza, por isso tem que ser destinado para quem sabe fazer o tratamento”, pontua ele.
Atualmente, o maior impacto no sistema acontece em dias de chuva, onde o volume de efluente aumenta em 70%. Com a vistoria, é possível validar o número exato de clientes que estão interligados na rede coletora, eliminar o volume de água de chuva que pode causar transtornos e planejar as ações futuras para a cidade.