Notícias
Ação é realizada em parceria com a prefeitura municipal e a Famab, e tem o objetivo de compreender a situação dos corpos hídricos e as principais contribuições de poluição
Águas de Bombinhas, prefeitura municipal e Fundação de Amparo ao Meio Ambiente (Famab) se uniram em uma iniciativa inédita para criar diagnósticos em dois corpos d´águas da cidade: o Rio Bombinhas e o Rio da Barra. O objetivo do estudo é identificar as principais características dos rios, além de identificar os pontos irregulares de lançamento de esgotos. O diagnóstico deve permitir que as equipes conheçam de forma mais detalhada as características dos cursos de água.
De acordo com Tiago Santos e Souza, coordenador de EHS da Águas de Bombinhas, uma empresa especializada nessa área foi contratada e vai percorrer os rios a fim de criar o diagnóstico.
“Nossa intenção é fazer uma avaliação da qualidade das águas, entendendo quais as reais contribuições de poluição desses corpos hídricos”, explica Tiago. Ainda de acordo com ele, compreender quais os agentes poluentes principais que afetam os rios e as características desses corpos hídricos é fundamental para o município.
Já Flávio Steigleder Martins, presidente da Famab, garante que é uma felicidade para o município ver iniciativas como essas. “Ficamos muito satisfeitos pela disponibilidade da concessionária em participar desse projeto. Nós estamos honrados em fazer parte dessa iniciativa e caminhamos agora para a despoluição dos rios de nossa cidade”, completa.
Práticas sustentáveis
O desenvolvimento econômico e sustentável de Bombinhas sempre foi um dos principais objetivos da Águas de Bombinhas. O projeto de fiscalização dos rios faz parte dessas ações que compõem o pilar ESG (Environment, Social & Governance) da concessionária.
Conforme a presidente da empresa explica, Reginalva Mureb, esse conceito refere-se às boas práticas empresariais que se preocupam com critérios ambientais, sociais e parâmetros de excelência na governança de um munípio ou de uma empresa.
“O projeto de fiscalização dos rios vem ao encontro das ações que ajudam Bombinhas a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o Objetivo 3 que prevê saúde e bem-estar e o Objetivo 14, que incentiva a vida na água, por exemplo. É Bombinhas saindo na frente e projetando um futuro responsável”, encerra ela.