Notícias

Ver notícia

Investimento faz parte das ações de Plano Verão, que preparam a cidade para a temporada

A Águas de Bombinhas deu início a mais um importante investimento preparando a cidade para a temporada de verão 2022/2023: a construção de um novo trecho da adutora que leva água bruta do Rio Tijucas à Estação de Tratamento de Água (ETA) de Bombinhas. Mais flexível, a tubulação é produzida em material PEAD e não possui emendas ou conexões. Esta é apenas uma das diversas ações que compõem o Plano Verão da concessionária.

A decisão de instalar um novo trecho na região de Tijucas foi tomada após estudos de uma equipe multidisciplinar, em razão das fortes chuvas que caíram na região no último verão, prejudicando a adutora. No total, 1.800 metros de tubulações serão substituídos. Conforme Maraísa Mendonça Oliveira, gerente de operações da Águas de Bombinhas, mais de 700 metros já foram soldados no novo local.

“Este material oferece maior elasticidade, adaptando-se melhor ao solo da região. Além disso, a solda entre os pedaços de tubulação é feita com o auxílio de uma máquina, que chumba uma peça na outra, tornando a adutora uma grande peça única”, explica ela. Vale ressaltar que a Águas de Bombinhas vai manter as duas adutoras, como plano de contingência.

Além da construção do novo trecho, a empresa investirá também na construção de mais uma Estação Elevatória de Água Bruta, que tem o objetivo de diminuir a pressão das tubulações. Conforme o coordenador de operações da Águas de Bombinhas, Arthur May, atualmente a empresa já possui uma Estação no início do morro de Zimbros – com a função de impulsionar a água bruta para a ETA.

“Nossa adutora possui 27 quilômetros de comprimento, entre o ponto de captação de água bruta até a ETA. Faremos mais uma estrutura como esta, mais ou menos no meio deste trajeto, com a capacidade de diminuir a pressão das colunas de água. Na prática, a Estação Elevatória reforça a segurança do transporte de água”, explica ele.

Para saber mais sobre a Águas de Bombinhas, acesse as redes sociais da empresa por meio do Facebook: www.facebook.com.br/aguasbombinhas e Instagram: @aguasbombinhas.

Compartilhar:

Veja Também

Principais Dúvidas Saiba mais
Principais Dúvidas

A ligação de esgoto na rede pública é obrigatória, conforme determina o art. 45 da Lei Federal 11.445/2007 e no regulamento de serviços d...

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Bombinhas e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às residências, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Bombinhas.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.