Notícias

Ver notícia

 

A Águas de Bombinhas promoveu, na noite desta terça-feira (29), a segunda versão do Afluentes Virtual – um programa já realizado pela empresa e que foi adaptado à versão digital devido à pandemia do Covid 19. O destaque da reunião foi a apresentação do projeto de saneamento, que encontra-se em fase de licenciamento ambiental.

 

Durante o evento online, os representantes tiveram a oportunidade de conhecer os investimentos realizados pela concessionária e os próximos passos relacionados ao tratamento de esgoto na cidade.

 

Conforme o coordenador de operações da empresa, Gabriel Balparda Fasola, atualmente a cidade possui apenas 18% do esgoto tratado, por isso é fundamental a instalação de um novo sistema. “Bombinhas vive de um turismo sustentável, investe em ações ecológicas. O projeto da concessionária vem a somar com os princípios da cidade”, comenta.

 

Lucimar Sanghikian, moradora da cidade, participou pela primeira vez da reunião e compartilhou dúvidas sobre a previsão de coleta do esgoto. Ela também questionou se a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) estará preparada para o futuro.

 

Fasola contribuiu explicando que o primeiro passo é passar a rede coletora nas vias, só depois os moradores serão instruídos a fazerem as ligações. “O esgoto será coletado bruto, direto das casas, mas não precisam se preocupar com isso já pois haverá um período de adequações”, explicou. “Quanto à ETE, o projeto foi pensado para os 35 anos de concessão da empresa. Ou seja, previmos o atendimento até o ano de 2050, calculando o crescimento da cidade”, conclui.

 

Conclusão de rede: Avenida Vereador Manoel dos Santos

 

Durante a reunião virtual Gabriel relembrou aos moradores sobre a instalação de rede de esgoto na Avenida Vereador Manoel dos Santos – obra concluída durante o mês de setembro.  Ao todo, a concessionária Águas de Bombinhas instalou mais de 1.800 metros de rede, além de 850 metros de linha de recalque. Somente neste trecho, a expectativa é para a ligação de aproximadamente 130 novas residências – lembrando que estas serão ativadas somente quando a construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) for concluída.

 

A obra de instalação do sistema de saneamento no Centro foi antecipada, seguindo o cronograma de pavimentação – que vem sendo realizado pela prefeitura municipal. O trecho também deve atender os bairros Centro, Retiro dos Padres e Quatro Ilhas.

Compartilhar:

Veja Também

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às residências, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Bombinhas.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

1° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental Saiba mais
1° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental

A premiação busca incentivar a realização de reportagens sobre a importância do saneamento.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Bombinhas oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.