Notícias

Ver notícia

O sistema de abastecimento, uma das maiores conquistas do município, foi relembrado como case de sucesso no encontro, que também contou com a presença do prefeito

A Águas de Bombinhas apresentou, na última quarta-feira (23), uma atualização sobre as obras de esgotamento sanitário para o vice-prefeito e secretário de Turismo, José Antônio Olímpia. As obras do novo sistema do município contam com 11 quilômetros de rede coletora já operando, além de 43 quilômetros de tubulações (que irão operar em breve). O prefeito municipal Alexandre Silva, profissionais da secretaria de Turismo e empreendedores da cidade também participaram da apresentação.

Durante o encontro a concessionária também divulgou dados importantes sobre o andamento das obras – atualmente o sistema conta com 3.300 economias ativas e 6.200 economias a ativar, 12 Estações Elevatórias de Esgoto e uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) com capacidade de tratamento de 40L/s. Conforme Reginalva Mureb, presidente da Águas de Bombinhas relembra, quando assumiu os trabalhos a cidade possuía apenas 18% de seus esgotos coletados e tratados.

“Hoje, com o andamento das obras, já temos 31% de cobertura do novo sistema a ser ativada, totalizando 49% do município”, comenta ela. Para 2025 a empresa prevê a instalação de 10,5 quilômetros de redes coletoras, 900 novas economias e a conclusão de mais quatro Elevatórias de Esgoto, nas ruas Cavalo, Castanheta, Macaco e Esquilo.

“Até o final da implantação teremos cerca de 115 km de rede coletora, 23 Estações Elevatórias e uma nova ETE com vazão média de final de plano de 165 L/s. Um sistema completo e robusto, como Bombinhas merece”, finaliza a presidente.

Conforme o vice-prefeito e secretário de Turismo, José Antônio Olímpia, “o desenvolvimento do esgotamento sanitário fortalece a infraestrutura de Bombinhas, gerando reflexos positivos para a qualidade dos serviços turísticos e para a preservação ambiental, pontos fundamentais para a manutenção da atividade econômica local”, pontua ele.

Já para o prefeito Alexandre da Silva, a parceria com a concessionária é fundamental para o avanço de Bombinhas. “Estamos falando de um investimento que muda a realidade da cidade, melhora a qualidade de vida e impulsiona o desenvolvimento sustentável. Saneamento é saúde, é turismo com responsabilidade, é futuro — e por isso acompanhamos de perto cada etapa”, afirmou.

Sistema de abastecimento

As conquistas do sistema de abastecimento de Bombinhas também foram relembradas durante o encontro. Conforme o coordenador de operações da empresa, Daniel Machado, com mais de dois bilhões de litros de água distribuídos por ano, o sistema está mais do que consolidado.

“Considerando as duas Estações de Tratamento de Água (ETAs), temos uma capacidade de abastecimento de 250L/s distribuídos em mais de 200 quilômetros de rede instaladas no município”, explicou ele.

Durante a apresentação a empresa lembrou os investimentos realizados na cidade, que permitem a captação de água bruta há 27 quilômetros de distância, no Rio Tijucas, tornaram Bombinhas um exemplo.

“O município abraçou a causa do abastecimento e esgotamento sanitário ao abrir a concessão, e hoje já colhe os frutos no desenvolvimento da cidade”, completa a presidente.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Principais Dúvidas Saiba mais
Principais Dúvidas

A ligação de esgoto na rede pública é obrigatória, conforme determina o art. 45 da Lei Federal 11.445/2007 e no regulamento de serviços d...

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Bombinhas é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Bombinhas.