Arquivo de agosto 31America/Sao_Paulo 2020

Águas de Bombinhas celebra conquistas em 4 anos de concessão

Postado por bombinhas em 31/ago/2020 - Sem Comentários

A Águas de Bombinhas celebra, nesta segunda (31), quatro anos de atuação na cidade com conquistas e avanços em diversos setores. Para preservar a comunidade e os colaboradores em tempos de pandemia, a empresa reforça a data com o lançamento de um vídeo institucional, relembrando as principais realizações em Bombinhas.

O maior dos projetos desenvolvido nestes primeiros anos é, sem dúvida, a construção do novo sistema de abastecimento de Bombinhas. Com equipamentos modernos e uma adutora com 27 quilômetros, a cidade tornou-se independente em abastecimento de água – capaz inclusive de suportar períodos de estiagem severas, como a que ocorreu neste ano.

Além desta obra, o coordenador da Águas de Bombinhas, Gabriel Balparda Fasola, reforça que nestes anos a concessionária vem atuando também em outras frentes de trabalho. “Foram muitos avanços como ampliação dos serviços, modernização de infraestrutura, redução dos índices de perda de água e investimento em tecnologia” explica.

Paralelamente, a concessionária também está ampliando a rede na cidade. Durante os quatro últimos anos foram instalados 20 quilômetros de tubulações, o que aumenta a capacidade de abastecimento para a população. Neste período, aproximadamente 3.000 famílias que não tinham acesso a água tratada antes, começaram a receber.

“Me sinto privilegiado de poder trabalhar levando saúde e qualidade de vida para os moradores de Bombinhas. Nossos colaboradores estão à disposição da comunidade, estreitando cada vez mais os laços entre empresa e moradores”, comenta Gabriel.

Outra grande conquista da Águas de Bombinhas é o investimento e atualização constante de equipamentos modernos e dinâmicos. A empresa possui um Centro de Controle Operacional (CCO) – onde uma equipe trabalha 24 horas por dias fazendo o monitoramento de todo o sistema. Os equipamentos são automatizados e enviam informações imediatas e em tempo real para as equipes.

Para a presidente da concessionária, Reginalva Mureb, apesar das dificuldades que a pandemia trouxe para todo o mundo, a empresa possui grandes expectativas para Bombinhas. “Trabalhamos para que a cidade conquiste seu turismo seguro e sustentável, com desenvolvimento para a população e também seus empreendedores. Temos uma visão muito positiva para o pós-pandemia, com mais saúde e qualidade de vida para todos”, encerra ela.

Para os próximos anos, o maior desafio da Águas de Bombinhas é ampliar a cobertura de esgoto da cidade para 97%,  tornando Bombinhas referência regional de saneamento

Afluentes digital amplia a comunicação entre comunidade e Águas de Bombinhas

Postado por bombinhas em 28/ago/2020 - Sem Comentários

A pandemia do Covid-19 mudou os hábitos e comportamentos das pessoas em todo o mundo. As medidas de isolamento social que foram adotadas para evitar o contágio da doença aceleraram a necessidade do uso dos canais digitais pelas empresas para se comunicarem com o seu público. Com isso, a Águas de Bombinhas trouxe para o mundo virtual as reuniões do Programa Afluentes, desenvolvido pela concessionária para se aproximar ainda mais dos líderes comunitários e representantes dos bairros. O formato online do programa é inédito em Santa Catarina.
Na primeira reunião desde novo modelo, os representantes tiveram a oportunidade de conhecer os investimentos realizados pela concessionária para rapidamente avançar na distribuição de água em Bombinhas.

O coordenador de operações da empresa, Gabriel Balparda Fasola, fez uma apresentação destacando as principais conquistas da concessionária até o momento.

“O novo sistema de abastecimento da cidade sem dúvidas é o nosso maior orgulho. Mas, em paralelo a isso, sempre estivemos atuando em outras frentes. Já ampliamos em mais de 20 quilômetros as tubulações de extensão de rede, e também concluímos a implantamos de mais de 13 quilômetros de reforços de rede, melhorando a pressão e a distribuição da água”, explica.

Leonor Aguzolli, moradora do Centro, elogiou os trabalhos da Águas de Bombinhas e disse que, nesta temporada de verão, só teve boas impressões. “A qualidade da água é boa, não tem o que falar, estamos bem satisfeitos com o trabalho”. A moradora também se interessou sobre os projetos sociais realizados pela concessionária. “Podemos pensar em algo sobre o Outubro Rosa para as mulheres da comunidade, é uma maneira de nos reunirmos em torno do tema”, completa.

Quem também elogiou as ações sociais, como o Afluentes em sua versão online e o Saúde Nota 10 – realizado em parceria com a rede municipal de ensino – foi o morador Cleverson J. Sales. “A equipe está de parabéns, foi uma bela explanação. Eu ainda não sabia desses processos”, afirmou ele.

Reginalva Mureb, presidente da Águas de Bombinhas, explica que a conversa franca e transparente com os representantes da comunidade é fundamental, pois são porta-vozes do público-alvo da concessionária. “Continuamos investindo no município para melhorar a oferta de abastecimento e esta interação com as lideranças é imprescindível”, observa.

Alex Schwabe, responsável por desenvolver o Afluentes Digital, reforçou a importância da participação popular nos encontros. “Este é o momento de apresentar um pouco do trabalho realizado em Bombinhas, além de promover orientações e ações de conscientização”, completou. O Afluentes Digital passa a ser realizado mensalmente na cidade.

COMUNICADO: Águas de Bombinhas realiza manutenção preventiva nesta quinta-feira (27)

Postado por bombinhas em 27/ago/2020 - Sem Comentários

 

A Águas de Bombinhas informa que irá realizar uma manutenção em uma válvula que controla a pressão da água, na noite desta quinta-feira (27). O dispositivo está  localizado na rua Professor João da Luz, e a operação já faz parte das ações preventivas para a temporada de verão.

A intervenção inicia às 19h com previsão de término a meia-noite, na qual será realizada a troca das vedações e do sistema de controle. Durante este período os moradores do Centro, Bombas, Sertãozinho, Quatro Ilhas, Retiro dos Padres e José Amândio devem ficar atentos para possíveis baixas de pressão.

Esta é a principal válvula da cidade, totalmente automatizada e controlada pelo Centro de Controle Operacional (CCO) – onde uma equipe trabalha 24 horas no monitoramento do sistema. Este é um dispositivo imprescindível para administrar a pressão do abastecimento. Sem ela, por exemplo, não seria possível controlar a distribuição de água tratada que desce da Estação de Tratamento de Água (ETA) e direcionada para os bairros.

Vale ressaltar que, assim que o abastecimento for retomado, a água pode apresentar turbidez devido às operações. Neste caso, a água não deve ser consumida e o morador pode entrar em contato com a concessionária para efetuar o seu descarte. É possível contatar a empresa  através dos seguintes telefones: 0800 595 4444 (para ligações de telefone fixo), 4063-9268 (para ligações de celular) e 99234-1414 no aplicativo Whatssap.

Totens e maquininhas da Águas de Bombinhas estão habilitadas a receber pagamento do auxílio emergencial

Postado por bombinhas em 25/ago/2020 - Sem Comentários

O uso de auxílio emergencial de R$ 600 – ou R$ 1,2 mil para mães solteiras – para pagamento da fatura de água já está disponível nos totens de autoatendimento e maquininhas de cartão da Águas de Bombinhas. O auxílio já estava habilitado para pagamento na agência virtual e APP.  O uso do auxílio emergencial pelas maquininhas facilita a utilização desse recurso e ainda reduz a necessidade de saque nas agências da Caixa.

Para que o auxílio emergencial seja aceito sem problemas pelo sistema da Águas de Bombinhas, o cartão digitado deve ser igual ao do aplicativo da Caixa. Geralmente, o cartão começa com o código 506722.

Caso ocorra a mensagem “Trans. não habilitada”, é necessário verificar se o cartão digitado é, de fato, de um auxílio emergencial. Neste caso, verifique o número do cartão e tente novamente. Caso a mensagem seja “UNAUTHORIZED”, a transação foi negada por, por exemplo, falta de saldo ou código verificador inválido.

COMUNICADO: Nível de turbidez do Rio Tijucas é impactado devido às fortes chuvas 

Postado por bombinhas em 19/ago/2020 - Sem Comentários

As chuvas constantes que caem em Santa Catarina desde a última semana têm aumentado consideravelmente o nível de turbidez do Rio Tijucas – manancial onde é coletada a água bruta do novo sistema de abastecimento de Bombinhas.

A Águas de Bombinhas realiza análises constantes da água e, assim que os resultados demonstraram turbidez elevada, o abastecimento foi temporariamente suspenso. As equipes continuaram trabalhando para ajustar o tratamento ao formato ideal e, assim que normalizado, a concessionária retomou a distribuição.

A concessionária permanece à disposição. Para outras informações é possível entrar em contato com a Águas de Bombinhas através dos seguintes telefones: 0800 595 4444 (para ligações de telefone fixo), 4063-9268 (para ligações de celular) e 99234-1414 no aplicativo Whatssap.

Equipe de atendimento da Águas de Bombinhas passa por treinamento digital

Postado por bombinhas em 18/ago/2020 - Sem Comentários

Com foco em um atendimento ainda melhor para os moradores de Bombinhas, a equipe de call center e atendimento presencial da Águas de Bombinhas passa por um treinamento durante este mês de agosto. Ao todo, 12 funcionários – que também fazem parte da Águas de Penha, Águas de São Francisco do Sul e Águas de Camboriú – realizam uma atualização de forma digital, a fim de lapidar as competências necessárias para bem atender a população.

Para os profissionais que trabalham com o público, algumas características são essenciais para o desenvolvimento das atividades. Um atendimento prático e efetivo, que busque as melhores soluções para o que está sendo proposto, agilidade, empatia e audição ativa, para compreender o que o cliente está precisando, são algumas necessidades de quem trabalha com a população.

“Nosso objetivo é estimular a inteligência emocional de nossos colaboradores, através de atividades dinâmicas e práticas, trazendo questionamentos e situações que ocorrem diariamente em nossa profissão”, explica o coordenador de atendimento ao cliente da Águas de Bombinhas, Lucas Martins Franco.

O treinamento vem sendo realizado em quatro etapas, no contraturno do horário de trabalho. Alguns pontos chave são apresentados durante os encontros virtuais, como o exercício de se colocar no lugar do cliente.

“O poder do diálogo, da arguição, o conhecimento plenos dos nossos produtos e processos são pontos fundamentais para que nossos atendentes tenham sucesso e tornem-se cada vez mais pessoas solucionadoras”, completa o diretor executivo da empresa, Gabriel Buim.

Comitiva do Paraná realiza visita técnica na Estação de Tratamento de Água de Bombinhas

Postado por bombinhas em 13/ago/2020 - Sem Comentários

Uma comitiva formada por profissionais de Marechal Cândido Rondon, no extremo oeste do Paraná, fez uma visita técnica para conhecer a nova Estação de Tratamento de Água de Bombinhas. O tour pelas instalações ocorreu nesta terça-feira (11), a equipe conheceu o passo a passo do sistema, desde o momento de captação de água bruta até a distribuição na casa dos moradores.

Essa troca de informações e conhecimento, conforme comenta a supervisora de operações da concessionária, Juliana do Carmo, só traz benefícios para os especialistas que trabalham na área. “Ocasionalmente apresentamos as nossas estruturas, equipamentos e laboratórios para outros profissionais, seja para esclarecer dúvidas ou até mesmo para prestar orientações sobre como trabalhamos aqui em Bombinhas”, explica ela.

O sistema de abastecimento de Bombinhas é uma referência quando se fala em coleta e tratamento de água. Com capacidade de tratamento de até 140l/s, as estruturas e equipamentos foram projetadas com o que existe de mais moderno dentro do segmento.

Vitor Giacobo, diretor técnico e operacional do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAE) de Marechal Cândido Rondon, explica que a cidade possui aproximadamente 52 mil habitantes e o objetivo do município é instalar uma ETA com os mesmos padrões de Bombinhas. Atualmente a cidade coleta água basicamente de poços artesianos e minas superficiais, contudo, a região passa por uma forte estiagem há aproximadamente um ano. Por isso, a equipe busca soluções para o abastecimento.

“Hoje temos que racionar a água, todas as noites. Por isso estamos estudando e vamos iniciar a captação de água bruta em rios, assim como é feito aqui. Ainda não temos o know how de como fazer este trabalho, por isso estamos buscando conhecimento, entendendo quais os tipos de tratamento e os equipamentos necessários”, completa o diretor.

Com foco no verão, Águas de Bombinhas intensifica fiscalizações na rede de esgoto

Postado por bombinhas em 10/ago/2020 - Sem Comentários

A Águas de Bombinhas intensificou a campanha de fiscalização na rede de esgoto da cidade durante este inverno. Mais de 220 vistorias já foram concluídas e o objetivo é fiscalizar 100% das ligações até a chegada do verão.

Isso porque, durante a última temporada, praias de Bombinhas ganharam a certificação da Bandeira Azul – um reconhecimento internacional que atesta a balneabilidade da região, entre outras qualidades. As ligações irregulares no esgoto estão diretamente ligadas a esta balneabilidade.

“Queremos repetir o sucesso do ano passado, com foco sempre na preservação ambiental e na qualidade de vida dos moradores”, explica a supervisora de operações da concessionária, Juliana do Carmo.

Ainda de acordo com ela, as fiscalizações são necessárias para coibir as irregularidades, além de proteger o sistema coletor. “Dentre as irregularidades, buscamos por ligações cruzadas entre as redes de drenagem pluvial (de água da chuva) e de esgoto. Também é possível identificar imóveis com instalações clandestinas ligados na rede de esgoto”, explica.

O morador Jonathas Sluzarz diz que é contra as ligações clandestinas e apoia as ações de fiscalização. “Todo esgoto tem que ser direcionado pro local correto, porque se não, vai nos prejudicar. Vai ser solto no mar, na natureza, por isso tem que ser destinado para quem sabe fazer o tratamento”, pontua ele.

Atualmente, o maior impacto no sistema acontece em dias de chuva, onde o volume de efluente aumenta em 70%. Com a vistoria, é possível validar o número exato de clientes que estão interligados na rede coletora, eliminar o volume de água de chuva que pode causar transtornos e planejar as ações futuras para a cidade.

Novos boosters da Águas de Bombinhas beneficiam mais de 300 famílias

Postado por bombinhas em 03/ago/2020 - Sem Comentários

A Águas de Bombinhas concluiu a instalação de quatro novos boosters, que beneficiam mais de 300 famílias em diferentes pontos da cidade. Os equipamentos, que foram instalados nas ruas Araçá, Tintureira, Dilma Mafra e Violeta, servem como uma bomba propulsora que impulsiona a água tratada para ambientes mais distantes, ou pontos geograficamente mais altos.

O investimento, conforme explica o coordenador de operações da Águas de Bombinhas, Gabriel Balparda Fasola, gera um resultado imediato. “Assim que o booster foi instalado os moradores já puderam perceber a diferença. Os locais de instalação são escolhidos de forma estratégica, em regiões onde naturalmente a água tratada chega com mais dificuldade, como em ruas íngremes”, explica ele.

Na rua Araçá, por exemplo, o booster vem pressurizando toda a parte alta da via – próximo à central de distribuição da Celesc. Ele também permite que a água tratada na Estação de Tratamento de Zimbros seja redistribuída até o Centro de Bombinhas.

Além deste benefício, os equipamentos proporcionam uma recuperação mais rápida do sistema quando há manutenção, fazendo com que cliente sinta menor impacto das intervenções emergenciais. A instalação destes equipamentos é uma das melhorias que constantemente faz parte do cronograma de ações da concessionária.